FundacaoCalousteGulbenkian_logo1.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) organizam o lançamento do livro “Ensino Superior em Cabo Verde – O contributo da Fundação Calouste Gulbenkian”, da autoria da Doutora Maria Adriana Carvalho, professora jubilada da Uni-CV. O lançamento do livro acontece no dia 20 de novembro, terça-feira, às 17:30, no Auditório da Reitoria, no Plateau.

A apresentação do livro estará sob a responsabilidade do Dr. Manuel Faustino, antigo Ministro da Educação de Cabo Verde. O evento conta, ainda, com a participação da Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, e do Administrador da FCG, Guilherme d’Oliveira Martins.

O livro, que agora é editado pela FCG, é um excelente contributo para o conhecimento aprofundado desta cooperação e desta parceria que existe entre a Fundação e as autoridades cabo-verdianas e que continua a ser constante entre as prioridades assumidas por ambas as partes envolvidas.

A obra resulta de um trabalho intenso de pesquisa de dados e de recolha de informação que proporciona ao leitor uma visão exata do que foi até esta data a muito profícua ligação da Fundação Calouste Gulbenkian aos setores da Educação, da Saúde e da Formação, que são, áreas-chave para o desenvolvimento de um país e, sobretudo, para a melhoria das condições de vida das populações.

Maria Adriana Sousa Carvalho, professora jubilada da Uni-CV, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre e doutora em Ciências da Educação na área de especialização de História da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Desempenhou vários cargos em Cabo Verde, tendo sido Vice-reitora da Universidade de Cabo Verde. Tem publicado estudos e artigos sobre a educação na contemporaneidade e a historiografia da educação em Cabo Verde. É comendadora da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) e foi condecorada com a 1.ª Classe da Medalha da Ordem do Vulcão (Cabo Verde).

 

Pin It