francofonia_unicv.jpg

O Instituto da Língua Francesa (ILF) da Universidade de Cabo Verde realizou a cerimónia de encerramento do mês da Francofonia com diversas atividades. O evento, realizado no dia 22 de abril, foi presidido pelo Embaixador da França em Cabo Verde, Olivier Serot Almeras e pela Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, em substituição do Magnífico Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto.

O evento visava encerrar este mês especial, celebrando mais uma vez a língua e a cultura francesa, e premiar os vencedores do concurso de sketches organizado pelo ILF nesta mesma ocasião. De entre as atividades realizadas, destaca-se a entrega dos diplomas do DELF, a sessão de poesias, danças e desfiles pelos estudantes de estudos franceses e a projeção dos sketches promovidos pelos alunos do ensino básico e secundário da Coordenação Concelhia da Praia. 

A Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica lembrou que, nos últimos 3 anos, a Universidade de Cabo Verde recebeu uma subvenção no valor de 86.000 mil euros, que foi executado no período de 2019 a 2020 e o valor de 50.000 mil euros que foi executado em 2021. “Uma das mais importantes ações desse programa de cooperação tem a ver com a promoção da língua francesa”, disse Sandra Freire, destacando-se a formação contiínua dos professores de Francês que trabalham do 10º Ano do 2º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.

Por sua vez, o Embaixador de França em Cabo Verde, disse que a francofonia não pertence a ninguém, mas sim a todos. “A francofonia desempenha um papel importante na defesa da igualdade entre homens e mulheres, na inclusão e na coesão social através do desporto da educação e do empreendedorismo”. É fundamental realçar o trabalho de quase 450 professores de Francês em Cabo Verde espalhados pelas ilhas. São eles que nos fazem viver e vibrar a francofonia”.

Estiveram presentes Sua Excelência o Embaixador da França, a Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, o Diretor do ILF, Abderahim Dia, e o Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Daniel Medina. O evento contou também com a presença de representantes da APROF (Associação Cabo-Verdiana dos Professores de Francês), de professores e alunos do ensino básico e secundário, de estudantes de francês das Forças Armadas de Cabo Verde, e demais convidados.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account