Apresentação

O Gabinete de Orientação Psicopedagógica (GOPE) surgiu da necessidade identificada pelos SAS de colocar em prática algumas atribuições, como apoiar os estudantes no seu processo de socialização no ambiente universitário e no seu desempenho pessoal e académico; organizar o serviço de aconselhamento psicossocial e providenciar uma prestação de serviços médicos e apoio clínico aos estudantes; promover o estudo, a conceção e o planeamento de medidas que visem prevenir o abandono e o insucesso de estudantes. 

O desafio da transição, adaptação e permanência no ensino superior é um processo complexo onde interagem tanto variáveis pessoais como académicas e contextuais, tendo repercussões a nível de desempenho global do estudante e do seu rendimento académico. O GOPE está aberto a toda a comunidade académica. Conte conosco na sua jornada no ensino superior. 

Objetivos 

Desde a sua abertura no ano de 2014, o gabinete vem servindo os estudantes, tendo como base os seguintes objetivos gerais: 

  1. Auxiliar os estudantes da Uni-CV nos múltiplos desafios confrontados durante o seu percurso no ensino superior; 
  2. Empoderar os estudantes no seu processo de transição, adaptação e permanência no ensino superior.

Atividades

Trabalhando em parcerias tanto internas como externas, o GOPE realiza atividades que vão de encontro aos principios que justificam a sua existência, e às demandas da comunidade académica. As atividades realizadas agrupam-se em: 

  • Acompanhamento psicopedagógico; 
  • Oficinas de capacitação (formação pessoal, social e técnica); 
  • Orientação para a prevenção de comportamentos de risco;
  • Promoção da saúde e apoio ao acesso a cuidados médicos;
  • Atividades culturais e de lazer adequadas aos interesses dos estudantes;