Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar
 

banner dcm

 

Conheça as ofertas da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar:

Licenciatura

Faculdade de Engenhraria e Ciências do Mar
 
Ciências Biológicas (Saúde, Ambiente e Ensino)

 

Descrição

Formação em Ciências Biológicas com percursos de especialização nos domínios da Saúde, Ambiente e Pescas.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área de Ciências e Tecnologias.

Prova de acesso

Biologia ou Química

Perfil de Saída

Técnico(a) Superior em Ciências Biológicas com competências em análise de material biológico e sua aplicação em laboratório clínico; análises ambientais (ecologia e conservação da natureza); gestão de recursos naturais nos ambientes terrestres, marinhos e costeiros; e ensino.

Ciências Náuticas – Pilotagem

 Descrição do curso

Formação de Profissionais para o exercício de funções de Oficiais de Ponte e Capitães para a Marinha Mercante.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Electricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A.

Perfil de Saída

Oficial de Ponte e Capitação da Marinha Mercante. Técnico Superior no sector dos transportes marítimos, com competências em planeamento e gestão de operações portuárias, gestão e manutenção de instalações e equipamentos marítimos e industriais.

 

Enfermagem

Descrição do curso

Formação em Enfermagem com orientação para prestação de Cuidados Gerais de Saúde.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área Ciências e Tecnologias

Prova de acesso

Biologia.

Perfil de Saída

Técnico Superior de Enfermagem com competências nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos indivíduos.

 

Engenharia Civil

Descrição do curso

Formação em Engenharia Civil com orientação para: Estruturas, Construção Civil, Hidráulica, Geotecnia e Vias de comunicação e Transportes.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Área Eletricidade, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Os Engenheiros Civis formados na UNICV estão capacitados para trabalhar nas empresas de construção, gabinetes de projeto ou entidades públicas, podendo exercer as suas Atividades profissionais nas áreas de: estruturas; geotecnia; construção civil; planeamento e fiscalização de obras; hidráulica; vias de comunicação e transporte; recuperação de património edificado e investigação. 

 

 

Engenharia de Informática e de Telecomunicações

Descrição

Formação Superior em Engenharia Informática e Telecomunicações, vocacionada para a Internet, cobrindo diversas vertentes que vão desde o planeamento e gestão dos diferentes tipos de redes de Telecomunicações que atualmente compõem a Internet; abrange aspetos da segurança das comunicações e da informação    e a componente de desenvolvimento de aplicações multimédia para dispositivos móveis, programação para redes de sensores viradas para a Internet das Coisas (IoT). 

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: área de Ciências e Tecnologias. Via Técnica: áreas de Construção Civil, Eletricidade e Mecânica. 

Provas de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro de Telecomunicações e Informática, capacitado para desempenhar funções de Gestor e planeador de Redes de Telecomunicações; programador de aplicações Multimédia, Móveis, Peer-to-Peer e na Cloud, para a Internet; integrador de soluções de Redes e Serviços de Telecomunicações; arquiteto de Redes de Computadores e projetista e gestor de Sistemas de Informação e de Bases de Dados para a Web.

Engenharia de Máquinas Marítimas

Descrição do curso

Formação de profissionais em engenharia para o exercício de funções de oficiais de Máquinas Marítimas para a Marinha Mercante.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Electricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Oficial de Máquina de Marinha Mercante. Técnico Superior no sector dos transportes marítimos. Engenheiro Mecânico com competências em construção e reparação naval, concepção e gestão de projectos nos ramos metalomecânicos e automação industrial.

 

Engenharia Electrotécnica Marítima

Descrição do Curso

Formação Superior em Engenharia Eletrotécnica Marítima vocacionada para a Indústria de construção e reparação naval, dos Transportes marítimos, portos, marinas, náutica de recreio, serviços e equipamentos de telecomunicações. 

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Eletricidade, Construção Civil. 

Prova de acesso

Física ou Matemática A.

Perfil de Saída

O curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima visa fornecer os conhecimentos mínimos obrigatórios para a certificação do oficial eletrotécnico, que lhe permita ser responsável pela manutenção e reparação de instalações elétricas dos navios e sistemas associados.

 

 

Engenharia Eletrotécnica

 

Descrição

Formação em Engenharia Eletrotécnica com opções indicativas de especialidade em Energias e Telecomunicações.

Perfil de Entrada

 12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Eletricidade, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A.

Perfil de Saída

 Engenheiro Eletrotécnico com   competências para intervir nas áreas de Energia, Telecomunicações, Instalação, Reparação e Manutenção de equipamentos Elétricos, Eletrónicos e de Telecomunicações, Consultoria e Investigação.

Engenharia Mecânica

Descrição

Formação em Engenharia Mecânica nos domínios da Mecatrónica, Manutenção, Energia, bem como em sistemas de equipamentos industriais.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Eletricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro Mecânico com competências nos domínios da engenharia mecânica, reparação de equipamentos indústria, elaboração e fiscalização de projetos, Consultoria e Investigação.

 

Gestão dos Transportes Marítimos e Logística

Descrição

O Curso de Gestão dos Transportes Marítimos e Logística insere-se no contexto da logística nacional, seus desafios atuais e futuros, proporcionando uma formação atualizada e moderna de altamente qualificados para o sector dos transportes marítimos.

Os Transportes Marítimos e a Logística  são  um  suporte  inegável ao sucesso da competitividade. A nível da Gestão é uma área em expansão muito importante, garantindo boa empregabilidade e nível remuneratório razoável. As empresas perceberam que para serem competitivas têm que apostar no transporte e logística como um importante segmento na cadeia de valor que pode contribuir para a redução dos seus custos totais de exploração.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Eletricidade, Construção Civil, Áreas de Contabilidade e Administração e Informática de Gestão.

Prova de acesso

Economia ou Matemática B.

Perfil de Saída

Quadros Superiores e Chefias no sector dos Transportes Marítimos; Logística; Operações Portuárias; Construção e Reparação Naval; Administração Marítima; Gestão Portuária.

Pós-Graduação

Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar
 
Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos (Mestrado e Doutoramento)

Escola do Mar

Descrição

O curso em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos, nos níveis de mestrado e doutoramento, compreende formação técnico-científica, facultando conhecimento e previsão do comportamento dos oceanos, com ênfase nos aspetos oceanográficos dominantes que determinam a abundância e distribuição da biodiversidade marinha. Partindo desta base comum, se direcionam em diversas áreas de especialização, capacitando o desenvolvimento de tecnologias, investigação e iniciativas empreendedoras, na utilização dos recursos marinhos vivos e não vivos.

Perfil de Entrada:

Os cursos são direcionados a todas as áreas do conhecimento Oceanografia, Química, Ciências Biológicas, Ciências do Mar, Ciências do Ambiente, provenientes de diversas unidades da Uni-CV e de outras instituições governamentais e da sociedade civil. Para a candidaturas. 0 Doutoramento devem possuir, no mínimo, o grau de Mestre e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pela Comissão Científica da área da formação e, para o caso de candidatura ao Mestrado possuir, no mínimo, o grau de Licenciatura com média final de 14 (catorze) valores e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pela Comissão Científica da área da formação. Para ambos os casos de candidatura deverão, igualmente, demonstrar proficiência básica numa língua estrangeira (francês ou inglês ou espanhol).

Perfil de Saída:

O mestre ou doutor em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos pode desempenhar as suas funções em: Instituições privadas ou públicas, ligadas à investigação nas áreas do ambiente, das pescas ou da aquacultura. Profissões liberais, consultadorias e assessorias e no desenvolvimento de novas empresas, especialmente em áreas de gestão costeira, inovação biotecnológica, aquacultura e valorização de produtos com origem em recursos marinhos vivos.

 

Cursos Modulares FECM

CURSOS MODULARES
 

No âmbito da preparação do ano lectivo 2015/16, o Conselho Directivo do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar apresenta a proposta preliminar de novos cursos a serem abertos e respectivas vagas, no ano lectivo 2015/16.

Básico I & II

Público-alvo: Destina-se as crianças/adolescentes que possuem a idade mínima de 10 anos e máxima de 13 anos, com o nível de escolaridade compreendida entre o 5º e 8ª ano. 

Matrícula: 1000$00 (mil escudos).

Mensalidade: 1600$00 (mil e seiscentos escudos).

Duração: 2 anos.

Cursos Livres

Público-alvo:  Destinam-se ao público em geral que querem aprender a tocar um instrumento apenas como hobbies.

Matrícula: 1000$00 (mil escudos).

Mensalidade: 2000$00 (mil e seiscentos escudos).

Duração: 6 meses

As habilitações oferecidas são: Violão, Cavaquinho e Piano.

Intermédio I & II

Público-alvo: destina-se a pessoas que já tocam e que pretendem continuar os estudos nessa área para aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Matrícula: 1000$00 (mil escudos).

Mensalidade: 300$00 (mil e seiscentos escudos).

Duração: 2 anos.

 

 

Musicalização Infantil I & II

Público-alvo: Destina-se a crianças que possuem idade entre os 6 a 12 anos  e que frequentam o ensino básico. Este curso é um suporte para o desenvolvimento musical das crianças, pois estimula o processo criativo, gosto pelas artes e a prática instrumental das mesmas.

Matrícula: 1000$00 (mil escudos).

Mensalidade: 1600$00 (mil e seiscentos escudos).

Duração: 2 anos.

 Calendário dos cursos Modulares Básicos e Avançados para o Ano 2015
captura1
 

Cursos de Funções Específicas de Protecção para o Ano 2015

recorte 2

Cursos Modulares Avançados para o Ano 2015

captura3

 
Presidente do Conselho Directivo
 
img

Senhor António Carlos da Cruz Semedo Varela

Formação: Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

 2321129 / voip: 3340-600

 

Vice-presidente
 
 

Manuel Eduardo Fortes Tavares Almeida

Formação: Mestre em Engenharia de Máquinas Navais e Mestre em Administração da Segurança Marítima

 

Secretário
 
luiss

Luis de Pina Fernandes

Formação: Licenciado em Ciências Náuticas

 2321129 / voip: 3340-628

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 

Neusa Pinheiro

Formação: Mestre em Recursos Mar e Gestão Costeira

Email: neusa.pinheiro@docente.unicv.edu.cv

Tel: 2321113

 
ENGENHARIA CIVIL
 

Vera Marques

Formação: Mestre em Engenharia Civil

Email: vera.marques​@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 3340611

 
ENGENHARIA MECÂNICA
 

Francisco Borges

Formação: Licenciado em Engenharia Mecânica

Email: francisco.borges@docente.unicv.edu.cv

Tel: 2321129 / 3340628

 
MATEMÁTICA
 

Paula Neves

Formação: Mestre em Matemática

Email: paula.neves@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 3340613

 
ENGENHARIA ELETROTÉCNICA
 

José Neves

Formação: Licenciado em Engenharia de Electrotécnica e de Computadores

Email: josec.neves@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 3340613

 
ENGENHARIA INFORMÁTICA E DE COMPUTADORES
 

Nome: Carlos Neves Faustina

Formação: Mestre em Engenharia Informática

 Email: carlos.faustina@docente.unicv.edu,cv

Tel: 3340600 / 3340628

CURSO DE ESTUDOS SUPERIORES PROFISSIONALIZANTES
 

Francisco Borges

Formação: Licenciado em Engenharia Mecânica

Email: francisco.borges@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 3340628

 
SECÇÃO DE FORMAÇÃO MARITIMA
 

Coordenador-geral: Manuel Eduardo Fortes Tavares Almeida

Formação: Mestrado em Administração e Segurança Maritima - Ramo Engenharia Naval

Email: manuel.fortes@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340619

 
CIÊNCIAS NÁUTICAS/PILOTAGEM
 

Nuno Almeida

Formação: Licenciatura em Pilotagem

Email:nuno.almeida@docente.unicv.edu.cv

Tel: 2321113

 
MÁQUINAS MARÍTIMAS
 

Robert Spencer

Formação: Licenciado em Engenharia de Máquinas Marítimas

Email: robert.spencer@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 3340624

 
MODULARES BÁSICOS E AVANÇADOS
 

João Manuel Lizardo

Formação: Mestre em Gestão de Transportes Marítimos

Email: joao.lizardo@docente.unicv.edu.cv

Tel: 3340600 / 2321129