ANP Les organisations de la société civile et les médias en atelier sur les fausses informations AIP La Côte d’Ivoire classée parmi les dix premières économies africaines (Gouvernement) AIP Un prêt d’environ 55 milliards de F CFA pour équiper la Côte d’Ivoire d’une douane intelligente (Gouvernement) AIP La Première dame reçoit la lauréate du prix de la lutte contre le travail des enfants AIP Les journalistes invités à s’impliquer pour relever le triple défi de la vaccination, la santé infantile et la malnutrition APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Construction d’édifices sanitaires : Ibrahima Sy promet de travailler avec la Protection civile Inforpress AdS vai investir 270 mil contos na melhoria da rede de abastecimento de água – administrador APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’avenir de l’AS Douanes dépend d’elle-même (entraineur) APS SENEGAL-FRANCE-ARMEE / Des brevets parachutistes remis à 59 militaires sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Un cadre préconisé pour une solution à la rétention de l’information sanitaire

Oito empresas seleccionadas na II edição do projecto Empreamar CV iniciam hoje a fase de pré-incubação


  31 Janvier      61        Economie (21093),

 

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – As oito empresas seleccionadas na II edição do programa Empreamar Cabo Verde iniciam  a fase de aceleração das suas ideias de negócios com acções de formação e capacitação, revelou hoje o coordenador-geral do projecto Ailton Moreira.

Ailton Moreira falava em declarações à imprensa quinta-feira à margem da sessão de abertura da 2ª fase do programa Empreamar CV, realizada esta quinta-feira, na cidade da Praia.

“Hoje vamos ter o início da pré incubação das oito ideias de negócios que foram seleccionadas depois de um concurso nacional que fizemos de ideias ligadas à pesca, o turismo e a energia. Do concurso que fizemos tivemos 165 candidaturas, seleccionamos 25 na primeira fase depois dêmos formação aos 25 seleccionados, eles tiveram formação capacitação para poder elaborar pitch das suas ideias de negócios apresentaram um pitch” referiu, acrescentando que desses 25 foram seleccionadas oito ideias de negócios que hoje recebem formação.

Conforme fez saber, os critérios de selecção que foram levados em conta tem que ver com a produtividade, inovação de ideias e a viabilidade técnica e económica destes projectos.

De acordo com este responsável, esses oito promotores da 2ª fase do programa Empreamar CV começam esta quinta-feira a fase de aceleração das suas ideias de negócios com formações práticas, com sessões de grupo e individuais, ajuntando, que a formação está dividida em cinco módulos.

Acções essas, prosseguiu, que irão permitir que os seleccionados tenham no final da acção de capacitação um protótipo desenhado aprovado e um plano de negócio já elaborado.

“É uma sessão que demora quatro meses, vão sair daqui com um plano de negócio já feito, vão ter que registar a suas empresas para passar a próxima fase, que é a fase que vão receber o financiamento para poderem acelerar seus projectos”, asseverou, adiantando que cada uma das empresas irá receber até 10 mil euros de financiamento para a concretização das suas ideias de negócios.

Destacou, por outro lado, a importância do programa Empreamar CV na melhoria de qualidade de vida das pessoas ligadas ao sector marítimo.

“O projecto Empreamar tem um grande impacto, só ver as oito empresas que vão ser criadas, vão gerar de forma directa praticamente trinta a quarenta postos de trabalho e de uma forma indirecta mais de 100 postos de trabalho e terá ainda um impacto positivo nas comunidades costeiras a nível nacional”, realçou, salientando, que nessa edição o destaque do programa foi a inovação tecnológica.

Por seu turno, o coordenador-geral da cooperação espanhola em Cabo Verde, Jaime Puyoles, mostrou-se satisfeito com os resultados atingidos até agora com o referido programa, garantindo continuidade do projecto que, segundo informou, nessa segunda fase está orçado em 150 milhões de euros.

As empresas que foram seleccionadas foram a Business Intelligence, Marina Tarrafal -Guest House, Enernova, Souvenir Terra  Mar, Virado pá mar, Aquapesca INTRIP X-land Via.

O projeto Empreamar CV é um programa do empreendedorismo para o sector marítimo que pretende a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde.

O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima, através da implementação de soluções inovadoras nas áreas do turismo, pescas, transportes e energia.

O programa é financiado pela Agência Espanhola da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com as comparticipações da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar.

Dans la même catégorie