Docente-da-Uni-CV-defende-tese-de-doutoramento-em-Didática-das-Línguas--Multilinguismo-e-Educação.jpg

A docente Donzília Soares, do Grupo de Estudo Ingleses da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), defendeu, no dia 07 de junho, a sua tese de doutoramento em “Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global – especialidade de Ensino do Inglês como Língua Segunda/Estrangeira”.

A investigação centrou-se no estudo da formação contínua de professores da língua inglesa em Cabo Verde, visando desenvolver um modelo de formação que desencadeasse melhores práticas na sala de aula.

Os dados foram recolhidos através de um inquérito para o levantamento das necessidades, seguido da implementação dum modelo de formação training-coaching, onde os professores participantes receberam acompanhamento na implementação de novas práticas relativamente a dois tópicos no ensino da língua inglesa:

- Ensino de língua com foco na comunicação intercultural;

- Gestão da sala de aula.

Os dados analisados revelaram que há uma necessidade de disponibilizar oportunidades de formação contínua aos professores de inglês em Cabo Verde, que seja regular e eficiente. Os dados do modelo training-coaching demonstraram, ainda, que há uma maior probabilidade de os  professores implementarem práticas novas quando acompanhados por um coach do que quando assistem apenas a sessões de formação, sem acompanhamento.  

À Doutora Donzília Soares a Universidade de Cabo Verde deseja muitos sucessos e congratula-se por fazer parte da sua trajetória.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account