A Universidade de Cabo Verde, o grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-ufes), o Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), organizam com apoio do CNPq - Programa Pró-África, a Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil-Cabo Verde, entre os dias 3 e 13 de abril de 2017, no Campus do Palmarejo, Cidade da Praia.

Este evento é voltado aos estudantes de física e demais áreas das ciências naturais da Universidade de Cabo Verde. Trata-se de uma série de minicursos, em nível introdutório, proferidos por vários professores e pesquisadores de universidade brasileiras.

A Escola será composta de 11 minicursos, versando sobre as teorias fundamentais da física e suas aplicações, assim como tópicos em biotecnologia.

Biotecnologia, Observações astronómicas, Cosmologia, Estrelas e Buracos Negros, Relatividade Restrita, Física Estatística, Mecânica Quântica, Energias renováveis, Teoria Clássica de Campos, Relatividade Geral são nomes de alguns dos minicursos a serem ministrados na Escola.

Cosmo-ufes é um grupo de pesquisa que faz parte do Departamento de Física da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Foi fundada em 1983 pelos Professores Antônio Brasil Batista e José Plinio Baptista. Atualmente, o grupo de pesquisa é coordenado pelo Prof. Júlio Fabris. O grupo mantém colaborações com pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, como Bielefeld U. (Alemanha), CBPF (Brasil), Heidelberg U. (Alemanha), Jyväskylä U. (Finlândia), OCA (França) Paris-VI U. (França), PUCV (Chile), UFBA (Brasil), UFJF (Brasil).

Click aqui para mais informações