Edson_Santos.jpg

Uma investigação liderada pelo docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, Edson Santos, em colaboração com Luís Nobre Pereira e Patrícia Pinto, investigadores ambos da Universidade do Algarve, e Bynum Boley, investigador da Universidade da Geórgia, introduziu atualizações à Escala de Empoderamento dos Residentes através do Turismo, agora denominada RETS 2.0. O estudo acrescenta dimensões importantes, como o empoderamento económico e ambiental, para entender melhor como o turismo afeta as comunidades locais.

Esta nova versão da escala foi criada para responder às mudanças no setor turístico e nas dinâmicas sociais atuais, integrando aspetos do empoderamento que não eram contemplados anteriormente. "Nosso objetivo era criar uma ferramenta que capturasse o impacto real do turismo nas comunidades," explica Edson Santos. Publicada na prestigiada revista internacional Tourism Management (Q1) da Elsevier, a investigação destaca a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável.

Com um foco particular em Cabo Verde, o estudo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo CinTurs, examinou as ilhas de Boa Vista e Sal, para validar a eficácia da RETS 2.0, que agora avalia não só o empoderamento psicológico, social e político, mas também as dimensões económicas e ambientais, oferecendo uma compreensão mais profunda do empoderamento dos residentes. Os resultados mostram que, enquanto o empoderamento psicológico, económico e ambiental tem um papel importante no apoio ao turismo, também apontam para maneiras de melhorar as estratégias de desenvolvimento turístico para beneficiar mais diretamente as comunidades locais. "Esta escala nos ajuda a entender como o turismo pode beneficiar diretamente os residentes, incentivando a participação ativa no seu desenvolvimento," acrescenta o investigador da Uni-CV. 

Para os gestores de destinos turísticos e responsáveis pelas políticas públicas, a RETS 2.0 serve como uma ferramenta essencial para fomentar um desenvolvimento turístico inclusivo e sustentável, levando em conta as lições aprendidas com a pandemia de Covid-19. A investigação também se propôs a analisar a escala dentro do sistema e política de turismo em Cabo Verde, nomeadamente no que diz respeito aos modelos all-inclusive, confiança nas instituições de turismo, e os custos e benefícios do turismo nas comunidades.

A RETS 2.0 simplifica a escala original para três itens por construto, facilitando sua aplicação e permitindo a medição de diferentes antecedentes e resultados de empoderamento. "A RETS 2.0 fornece uma maneira mais direta de aplicar a Teoria do Empoderamento em nossas análises e práticas," explica Santos, destacando a importância desta atualização para a compreensão do empoderamento residente em destinos turísticos.

Com base nos achados, o investigador da Uni-CV sugere que Cabo Verde deve adotar medidas para promover um desenvolvimento turístico que beneficie genuinamente as comunidades locais, considerando a importância do equilíbrio entre desenvolvimento sustentável e proteção do bem-estar comunitário.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account