bannerppgcs

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
 

Historial

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH) figura entre as primeiras iniciativas de ensino conferente a grau de mestre e de doutotoramento na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A primera edição do curso de mestrado foi iniciada no ano letivo 2007/08, sob a coordenação do professor Cláudio Alves Furtado, então Pró-reitor para a Pós-graduação e investigação da Uni-CV. Na sequência, iniciou-se, em 2008, um programa de formação doutoral em regime de co-titulação com a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (UCL), coordenado pelo profº Pierre-Joseph Laurent, tendo em vista a qualificação de docentes da nascente universidade.
A partir do ano letivo 2009/10, sob a coordenação do professor José Carlos dos Anjos e colaboração das professoras Miriam Steffen Vieira e Jacqueline Pólvora, o PPGCS passa a diponibilizar de forma regular cursos de mestrado, contribuindo, desta forma, para a formação de um número significativo de mestres.
De realçar que as iniciativas de formação pós-graduada em ciências sociais contaram, desde início, com um forte engajamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quer através da dispobilização de uma rede professores, quer na moblização de financimento junto das instituições brasileiras de promoção da pesquisa.
Neste sentido, o PPGCS inicia, no ano letivo 2010, a sua primeira edição de doutoramento em Ciências Sociais em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PPGDR) da UFRGS e com o Instituto de Estudos Políticos (IEP) de Bordéus em França.
A oferta de cursos de pós-graduação em Ciências Sociais vem contribuindo, por um lado, para a consolidação da oferta formativa em ciências sociais nos três ciclos de estudos – Graduação, Mestrado e o Doutoramento – e, por outro, para a endogeinização desse campo de pesquisa em Cabo Verde.

1. Relação das Teses defendidas no âmbito do Projeto PIC-Bélgica.
2. Relação das dissertações de Mestrado no quadro do PPGCS (1ª a 4ª edição).
3. Relação das teses de PPGCS (1ª edição).

Pós-Graduação

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE DOUTORAMENTO EM  CIÊNCIAS SOCIAIS

O curso de Doutoramento em Ciências Sociais tem uma duração prevista de 48 meses (oito semestres, perfazendo 240 créditos) e contempla duas etapas. A primeira, de aprofundamento de estudos, ocorre nos dois primeiros anos curriculares e culmina com a qualificação do projeto. A segunda, destina-se à preparação, apresentação e defesa da tese. Para além das unidades curriculares deste curso de doutoramento está prevista a realização de um conjunto de acções específicos e complementares, nomeadamente de carácter metodológico, com o propósito de favorecer um diálogo crítico no processo de construção da investigação. De referir que o Exame de Qualificação é obrigatório e deverá ocorrer entre o final do 2º e o 4º semestre letivos.

Plano de estudos – Doutoramento (.pdf)

Programa e Textos

Docentes (.pdf)

Calendário-PPGCS
Regulamento do Curso (.pdf)

Teses

1. Relação das Teses defendidas no âmbito do Projeto PIC-Bélgica.
2. Relação das teses de PPGCS (1ª edição).

 

Mestrado

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM  CIÊNCIAS SOCIAIS

Com uma duração prevista de dois anos, o curso de mestrado em Ciências Sociais contempla duas etapas, perfazendo um total de 120 créditos. A primeira, destina-se ao cumprimento da parte letiva e a segunda à preparação, apresentação e defesa da dissertação de mestrado. Para além das unidades curriculares deste curso de mestrado, está prevista a realização de um conjunto de acções específicos e complementares, nomeadamente de carácter metodológico, com o propósito de favorecer um diálogo crítico no processo de construção da investigação.

Plano de EstudosMestrado (.pdf)

<a href="https://pgcunicv.files.wordpress.com/2015/05/docentes.pdf" title=

SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS – 2015-2016

• Seminário Internacional: Desafios Metodológicos Sobre Estudo de Mobilidade Humana Contemporânea

 • Mesa Redonda – Políticas Públicas de Conservação da Biodiversidade.

• Conferência CPLP: Que Percurso?

• Violências de género no meio escolar na África Ocidental.

CICLOS DE SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS – 2014-2015

Com a organização do Ciclo de Seminários pretende-se propiciar aos professores/investigadores e estudantes momentos de discussão e reflexão crítica sobre os processos e os resultados dos trabalhos de investigação desenvolvidos no domínio das Ciências Sociais.

Neste sentido, a Coordenação da Pós-Graduação em Ciências, através do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LPCS) e em articulação com a Coordenação da Graduação e o CIGEF, Centro de Investigação e Formação em Género e Família vem organizando desde 2013 um leque variado de seminários e conferência. As temáticas incidem sobre pesquisas já realizadas e/ou em curso no quadro de programas de doutoramento, envolvendo professores/pesquisadores nacionais e estrangeiros.

III Seminários e Conferências-2015

• II Ciclo de Seminários-Conferências-2014

Pesquisas
 

Laboratório LPCS

FUNCIONAMENTO DO LPCS

Preâmbulo

Com a criação e dinamização do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LPCS) pretende-se, de um lado, dar maior centralidade aos projetos de investigação atualmente em curso e os desenvolvidos, maioritariamente, de forma individual e, de outro, inseri-los em linhas de pesquisa, o que permite um diálogo com outros projetos afins, ganhando em termos de qualidade, de organicidade, de impacto, proporcionando, ainda, uma reflexão teórica conjunta enriquecedora para todos os envolvidos. Em termos organizacionais, o LPCS funcionará de forma flexível, tendo em vista a criação de condições para o cumprimento de sua missão.

  1. MISSÃO

O LPCS tem a missão de contribuir, através de estudos e pesquisas na área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), num diálogo com outras áreas fins, para a promoção e divulgação da investigação científica.

  1. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
  • A gestão do LPCS está subordinada à Coordenação de Pós-Graduação em Ciências Sociais, instância responsável pela gestão corrente dos recursos humanos e materiais disponíveis;
  • A gestão científica dos projetos de investigação é da responsabilidade do investigador, que pode organizar a sua pesquisa de forma individual ou em grupo de pesquisa;
  • O LPCS organiza as suas atividades de pesquisa sob a forma de seminários, colóquios, conferências, workshops, com o fito de promover um espaço de diálogo e de partilha de conhecimentos entre os seus membros.
  1. MEMBROS:
  • São membros do LPCS, docentes/investigadores e estudantes nacionais e estrangeiros cujos projetos se inscrevem nos objetivos do LPCS;
  • De uma forma específica, podem ser membros do LPCS:
  • Docentes/investigadores da Uni-CV;
  • Docentes/investigadores nacionais e estrangeiros afetos a outras instituições;
  • Estudantes de pós-graduação e graduação em Ciências Sociais do DCSH e/ou de instituições congéneres nacionais e ou estrangeiras.
  1. PROCEDIMENTOS PARA SE ASSOCIAR AO LPCS
  • Os candidatos a membros do LPCS devem remeter à Coordenação de Pós-Graduação uma (Ficha de Inscrição), em anexo, acompanhada de um projeto de investigação e do curriculum vitae do proponente;
  • O projeto de investigação pode ser apresentado de forma individual ou em grupo, podendo envolver docentes/investigadores e estudantes nacionais ou estrangeiros;
  • Os projetos de pesquisa financiados no âmbito dos fundos mobilizados pelo LPCS carecem de parecer favorável de natureza vinculativa.

Iniciação Científica

O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (PICCS)

O Programa de Iniciação Científica em Ciências Sociais (PICCS) tem por missão principal a promoção da investigação científica no curso de ciências sociais, contribuindo não só para uma melhor preparação dos estudantes para a realização dos trabalhos científicos, mas também para fortalecer a formação dos novos cientistas sociais.

1. Objetivos:
•    Reforçar a articulação entre os programas de pós-graduação e graduação em ciências sociais da Uni-CV;
•    Instigar os docentes e pesquisadores da área das ciências sociais e membros do LPCS a envolverem os estudantes/orientandos na atividade científica;
•    Despertar a vocação científica nos estudantes de graduação em ciências sociais e incentivá-los para atividades de investigação a nível da pós-graduação;
•    Melhorar a qualidade dos trabalhos de fim de curso dos estudantes de graduação;
•    Munir à Uni-CV de uma ferramenta de formulação de política de iniciação à pesquisa para estudantes da graduação, que poderá inclusivamente ser aplicada em outros cursos e em diferentes departamentos desta universidade
•    Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa em ciências sociais no contexto nacional

2. Coordenação e Gestão)
2.1. O PICCS funciona sob a dependência da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), através do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LPCS), em parceria com as coordenações do curso de graduação em ciências sociais na Praia e no Mindelo.
2.2. A gestão corrente do PICCS é feita por uma Comissão de Gestão (CG) integrada por quatro docentes/investigares habilitados com grau de doutoramento, sendo dois propostos pela Coordenação de Pós-Graduação e os demais pelas coordenações de graduação na Praia e no Mindelo

3. Professores Orientadores
Poderão ser orientadores dos projectos de iniciação Científica, os professores do curso de ciências sociais afetos ao DCSH e investigadores associados ao LPCS, habilitados com grau mínimo de mestrado que atenderem às exigências contidas nos objectivos do Programa de Iniciação Científica, contemplados no artigo 1º deste Regulamento

4. Candidatos ao PICCS
Estudantes do curso de graduação em Ciências Sociais que tenham:
a) Matrícula/Inscrição no curso de ciências sociais;
b) Disponibilidade de pelo menos 12 horas semanais para dedicação às atividades de Iniciação Científica sob a orientação de um professor ;
c) Conhecimento elementar das metodologias e técnicas de investigação;
d) Familiaridade básica com uma língua estrangeira (inglês ou francês);
e) Eventualmente outros documentos constantes no edital de candidatura

5. Bolsas de Iniciação Científica
5.1.Os estudantes orientandos que participarem do PICCS poderão beneficiar de bolsas de iniciação científica e apoios para participação em Congressos, Simpósios, Reuniões Científicas em que forem apresentar os trabalhos de pesquisa, desde que haja condições financeiras para o efeito;

5.2.O processo de atribuição de bolsa será objecto de um regulamento próprio.
5. Os estudantes abrangidos pelo PICCS têm direito a um certificado emitido pelo Conselho Diretivo do DCSH desde que tenham completado com sucesso os respectivos projectos de Iniciação Científica.

6. Duração
As actividades de iniciação científica têm a duração mínima de um ano e máxima de dois anos
____________________
Tão logo estiverem reunidas as condições institucionais, será divulgado o edital de seleção dos candidatos ao PICCS,

Pessoas/Contactos
 

A coordenação científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) é feita por uma equipa de professores/pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV

Nome Função
E-mail
Crisanto Barros, sociólogo, professor auxiliar no DCSH-Uni-CV Director do PPGCS e membro da Comissão de Curso crisanto.barros@docente.unicv.edu.cv
Celeste Fortes, Antropóloga, professora auxiliar no DCSH-Uni-CV Membro da Comissão de Curso (ponto focal PPGCS – DCSH-Mindelo celeste.fortes@docente.unicv.edu.cv
Eurídice Monteiro, socióloga, professora auxiliar no DCSH-Uni-CV membro da Comissão de Curso – DCSH-Praia euridice.monteiro@docente.unicv.edu.cv

Telefones. (00238) – 3340400/3340433

A coordenação administrativa é efetuada pela Secretaria de Pós-graduação, Campus do Palmarejo, Praia, Santiago, Cabo Verde. C.P.: 379 – Tel.: (00238) 3340-131. E-mail: ppg.csociais@adm.unicv.edu.cv

Secretária: Sra. Manuela Furtado. E-mail: manuela.furtado@adm.unicv.edu.cv

Bibliotecas
 
GOOGLE ACADÉMICO https://scholar.google.com.br/
SCIELO http://www.scielo.org/php/index.php
CAPES http://www.capes.gov.br/index.php
NATURE http://www.nature.com/index.html
REPEC http://repec.org/
ONU http://www.un.org/
RCAAP http://www.rcaap.pt/
OASISBR http://oasisbr.ibict.br/vufind/
B-ON http://www.b-on.pt/
PORTAL PERIÓDICO DA CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br/
ERIC http://eric.ed.gov/
HIGHBEAN https://www.highbeam.com/
SWEET SEARCH http://www.sweetsearch.com/
JURN http://www.jurn.org/#gsc.tab=0
SPRINGER http://link.springer.com/
OPEN LIBRARY https://openlibrary.org/
VADLO http://vadlo.com/
YOUTUBE https://www.youtube.com/

BIBLIOTECAS (online) E PERIÓDICOS

Editora Unesp / Cultura Acadêmica – Coleção PROPG Digital: E-books para download gratuito

Biblioteca Digital da UEL

Acervo do Programa Roda Viva

APRESENTAÇÃO (sites alternativo a Power Point)

Haiku Deck https://itunes.apple.com/app/id536328724
Projeqt http://www.projeqt.com/
Google Presentations https://drive.google.com/templates?type=presentations&ddrp=1#
Prezi http://www.baixaki.com.br/download/prezi.htm
Ashampoo Presentations ttp://www.baixaki.com.br/
Acrobat Presentations http://www.baixaki.com.br/download/acrobat-presentations.htm
SlideRocket http://www.baixaki.com.br/download/sliderocket.htm
280Slides http://www.baixaki.com.br/download/280slides.htm
Google Docs https://docs.google.com/document/u/0/?hl=pt-BR&usp=direct_url&showDriveBanner=true#
Zoho Projects https://www.zoho.com/projects/
BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES
DAN UNB http://www.dan.unb.br/producao-cientifica-ppgas/9

CURRICULUM

CURRICULUM LATTES http://lattes.cnpq.br/
EUROPASS http://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae
EASEL. ly http://www.easel.ly/
kICKRESUME https://www.kickresume.com/
VISUALIZA. ME http://vizualize.me/
CV MAKER https://cvmkr.com/
FLAVORS.ME http://flavors.me/
MY PERFECT RESUME https://www.myperfectresume.com/

SITES DE ESTUDOS DA LINGUA INGLESA

50 MELHORES SITES PARA APRENDER INGLES http://incrivel.club/inspiracao-dicas/os-50-melhores-sites-na-web-para-quem-esta-aprendendo-ingles-1405/
Publicações
 

brevemente disponível