14 anos unicv“Hoje Cabo Verde conta com uma Universidade Pública de Qualidade”. Estas palavras foram pronunciadas pela Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, num discurso que marcou o tom das celebrações dos 14 anos da Uni-CV, festejados no passado dia 20 de novembro, online e no Auditório do Campus de Palmarejo, palco da tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade. 

A celebrar 14 anos de existência da Universidade de Cabo Verde, a Reitora da Uni-CV afirmou durante a sua intervenção que “hoje Cabo Verde conta com uma Universidade Pública de Qualidade, estável e com um projeto digno dos desafios pedagógicos e científicos que a sociedade e o Estado de Cabo Verde colocam à Universidade Pública, na medida dos recursos e das condições que consegue reunir anualmente”, e fez questão de destacar os desafios importantes para o futuro próximo da instituição.

Com os olhos postos no futuro próximo, a Reitora aproveitou a ocasião para destacar os próximos grandes desafios, nomeadamente: (a) a instalação da Faculdade de Ciências da Saúde; (b) a instalação da Faculdade de Administração, Comunicação e Cultura; (c) a transferência para o Novo Campus; (d) a transição do projeto pedagógico e científico para o sistema híbrido (presencial e à distância); (e) a transição dos nossos sistemas de gestão para a inteligência artificial”. 

Traçando um balanço positivo do último ano da Universidade, Judite Medina do Nascimento destacou a forte procura que a Uni-CV continua a ter junto dos estudantes cabo-verdianos – refletida no facto de conseguir ter 1130 estudantes matriculados no 1.º ano de graduação. Assim, a Uni-CV continua a ser a Universidade proferida pelos estudantes nacionais e que mais produz conhecimento científico, apesar do contexto atual.

A Uni-CV continua a ser uma universidade moderna, democrática, inovadora e integradora, mostrou-se também resiliente, capaz de mobilizar esforços e adaptar-se rapidamente em contextos adversos, como o que vivemos hoje. “A Uni-CV manteve-se ativa durante toda a quarentena e cumpriu os objetivos do segundo semestre do ano letivo passado, com sucesso. Criamos as melhores condições possíveis para protegemos os membros da nossa comunidade académica, física, emocional e psicologicamente”.

Objetivos que, como Judite Medina do Nascimento fez questão de realçar, só foram possíveis de alcançar com a colaboração institucional de todos os órgãos de governo da Universidade e respetivas Faculdades, mas, particularmente, com o alto nível de desempenho profissional dos docentes, investigadores e colaboradores da Uni-CV.

O Dia da Universidade foi também marcado pelas homenagens à comunidade académica através das suas lideranças pelos desempenhos realizados desde o início da pandemia, e aos Embaixadores e representantes dos parceiros internacionais presentes (nomeadamente as Embaixadas de Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França Japão, Portugal, as Nações Unidas e o Club Rotary de Coimbra) pelo apoio moral, financeiro e logístico proporcionado no sentido do desenvolvimento da Universidade de Cabo Verde.

 

Reproduzimos aqui a mensagem da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento à comunidade académica, enviada no dia 15 de novembro, a propósito do prorrogamento do estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Fogo, e de contingência nas restantes ilhas do arquipélago de Cabo Verde. 

 

"Estimadas e estimados,                                

Docentes, estudantes e funcionários(as) da Uni-CV, 

Votos de muita saúde e de que se mantenham vigilantes e protegidos contra o coronavírus. 

Iniciamos o ano letivo 2020/2021 com muitas perspetivas e expetativas! Continuamos juntos e firmes nesta caminhada pelo desenvolvimento sustentável da nossa Universidade!  

Apesar da pandemia, a Universidade de Cabo Verde, através de cada um de nós, membros da comunidade académica, mantém o seu ritmo acelerado de melhoria contínua e de adaptação à mudança, que nos levará a uma Nova Era de desenvolvimento, de inovação e de modernização. 

O Governo de Cabo Verde, face às tendências de evolução da pandemia da Covid-19 decidiu, através da Resolução nº152/2020, prorrogar o estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Fogo, e de contingência nas restantes ilhas do Arquipélago de Cabo Verde.  

O crescimento do número de casos em Cabo Verde é progressivo; a nossa comunidade académica não está blindada e também vê o número de infetados crescer. Não há nenhum caso de contaminação na comunidade académica, graças aos esforços despendidos por todos, no cumprimento das recomendações de prevenção emitidas pelas autoridades nacionais e internacionais e igualmente pelo corpo dirigente da Uni-CV. 

Para que possamos continuar a funcionar em segurança nos nossos espaços, aconselho vivamente, cada membro da comunidade académica nos 3 polos da Uni-CV, em Santiago e no Mindelo, a continuar a seguir rigorosamente as recomendações, nomeadamente: 

  1. Manter o distanciamento físico e o uso obrigatório de máscaras (implementar as recomendações da sinalética específica, presente em todos os espaços da Uni-CV); 
  2. Desinfetar as mãos à entrada de todos os espaços da Uni-CV; 
  3. Evitar contactos desnecessários com superfícies, em espaços de uso comum; 
  4. Evitar aglomeração de pessoas; 
  5. Em caso de suspeita ou confirmação de um teste positivo, recomendamos que sigam o protocolo recomendado de isolamento físico imediato e contactem com o sistema nacional de saúde, através da linha verde 8001112;  
  6. Em caso de surgimento de algum sintoma suspeito nos espaços da Uni-CV, os espaços da Uni-CV dispõem de salas de isolamento, equipadas para garantir a sua proteção e segurança até ser atendido pelos especialistas. Dirija-se imediatamente para a sala de isolamento e siga as instruções que ali encontrar;  

Para a segurança de todos e de todas, mas igualmente para que a Uni-CV continue a cumprir com os seus objetivos e metas pedagógicas e científicas, com a qualidade que se espera, é responsabilidade absoluta do docente, a ponderação sábia, no seu plano de contingência, do equilíbrio das aulas práticas (em presença) e as aulas teóricas (a distância), para cada unidade curricular sob sua responsabilidade, de forma a garantir a qualidade nos requisitos para a acreditação futura da unidade curricular e do programa em que está inserida. Uma articulação estreita com as coordenações dos grupos disciplinares e com as Comissões Executivas é indispensável. 

Para informações e seguimento das notícias, recomenda-se as seguintes hiperligações:  

a. http://www.unicv.edu.cv/covid19  

b. https://covid19.cv/  

c. http://www.minsaude.gov.cv/index.php/documentosite/coronavirus-covid-19  

d. https://www.governo.cv/noticias/  

e. https://www.minsaude.gov.cv/  

f. https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019  

Relembro que o uso do e-mail institucional é de caráter obrigatório e a sua consulta diária é imprescindível no contexto atual.  

A segurança, a estabilidade institucional, a saúde física, emocional e psicológica de todos os membros da comunidade académica, são a nossa prioridade. Devemos juntos garantir igualmente a sustentabilidade, a perenidade e a resiliência da nossa Universidade, aprendendo a funcionar e a manter a Universidade ativa e produtiva, mesmo quando obrigados a trabalhar a distância.  

Faço os mais vivos votos de que todos e todas, membros da comunidade académica da Uni-CV, se mantenham vigilantes, protegidos e saudáveis.  

Aproveito para reiterar a todos e a todas, os votos de um excelente ano letivo 2020/2021.

Cuide-se, mantenha-se vigilante e proteja-se.

Calorosas saudações.

Judite Medina do Nascimento"

  

Reitora Judite Nascimento

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, apresentou os grandes desafios para o novo ano letivo 2020/21, durante a sessão de boas-vindas aos novos estudantes dos três polos da instituição.

Judite Medina do Nascimento sublinhou que a Uni-CV está a iniciar o ano letivo com muita expectativa, com muitos desafios importantes e programas que pretendem fazer com que a Universidade dê o salto que se pretende para a era da inteligência artificial.

Polo 1 – Instalação da Faculdade de Ciências da Saúde

Mais de 10 anos após a abertura do primeiro curso de Enfermagem e com um aumento significativo da procura na área da Saúde a nível da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, mostrou-se necessário expandir esta área, com vista a garantir alguma independência. Neste sentido, a Reitora da Uni-CV anunciou que está prevista a instalação da Faculdade de Ciências da Saúde da Uni-CV, no presente ano letivo, em cooperação com o Governo de Cabo Verde. A partir do próximo ano letivo, a Universidade de Cabo Verde passará a contar com mais ofertas formativas a nível de licenciaturas e pós-graduações na área da Saúde.

Transferência para o Novo Campus 

Em fase de finalização das obras do Novo Campus da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento apela a comunidade académica a trabalhar junta no processo de transferência para o Novo Campus. Mas não é só a transferência física: é necessário que façamos uma transferência mental, uma mudança de atitude perante a forma como encaramos o ensino e o espírito académico. “Temos que transferir com uma nova roupagem, mentalidade e chip. Todos nós temos que adaptar e fazer a transição para era que se abriu. A instalação, a manutenção e a segurança do Novo Campus são desafios importantíssimos com que nós teremos que nos deparar.”

Aposta na Aeronáutica Civil através da Faculdade de Ciência e Tecnologia

A Universidade de Cabo Verde, para além dos desafios apontados, pretende também fazer uma aposta muito grande na aeronáutica civil, através da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV.  “Pretendemos apostar no reforço das engenharias que nós já desenvolvemos e sobretudo num grande projeto de cooperação com Canárias na construção de uma pós-graduação em energia renovável”.

Transformação da Uni-CV em uma Universidade Empreendedora

A Escola de Negócios Governação (ENG) da Uni-CV, que tem competências específicas na área de empreendedorismo, gestão e finanças, está a dinamizar um projeto de empreendedorismo ligado ao Centro de Empreendedorismo e à incubadora de empresas do programa Empreamar Cabo Verde. Através deste programa, queremos transformar a Uni-CV em uma universidade empreendedora; a intervenção da ENG faz então muito sentido, por ter todo um projeto ligado a este setor.

Apoio aos estudantes da Universidade de Cabo Verde

A Pró-Reitoria para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária está a desenvolver um grande projeto de apoio a toda a comunidade académica e em particular aos estudantes mais vulneráveis, no sentido de criar verdadeiramente o bem-estar na nossa comunidade académica e de proteger os membros da Academia.

Polo 2 – Criação da Faculdade de Administração, Comunicação e Cultura

No Polo 2, Mindelo, a Uni-CV pretende criar uma Faculdade de Administração, Comunicação e Cultura que irá desenvolver um pacote de formações que tem a ver com as demandas locais nesses setores, sobretudo capitalizando aquilo que são as competências que a Universidade conseguiu construir até agora nestas áreas.

Polo 3 - Plano de Formação de Professores a nível nacional

No Polo 3 da Assomada, a Reitora da Uni-CV afirmou que está a desenvolver um projeto em colaboração com a Direção Nacional de Educação, no quadro do plano de formação de professores a nível nacional . Esse vai ser o foco do desenho das estratégias que nós iremos a desenvolver para a Faculdade de Educação e Desporto, capacitando os professores desde o pré-escolar até o superior, com competências para enfrentar os desafios da nova era, uma era em que incontornavelmente inclui a inteligência artificial.

A Reitora apontou outros desafios durante o ato de abertura do Novo Ano letivo, nomeadamente: reforço da investigação com a construção do ecossistema de investigação, transição para era da inteligência artificial, e reconfiguração da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas a Artes.

Novo Site

Mais acessível, atrativo, funcional e com um design minimalista, 1ª fase do PORTAL-UniCV (www.unicv.edu.cv) já está disponível desde esta sexta-feira, dia 16 de outubro.

Mais acessível, funcional e direcionada para a promoção da Universidade a nível nacional e internacional, a 1ª fase do PORTAL-UniCV foi criada para atender aos novos desafios da tecnologia, mas também para reforçar o valor da marca Universidade de Cabo Verde. 

"A nova plataforma foi desenhada de acordo com os parâmetros internacionais, respeitando as normas da W3C, para que possamos estar integrados nos rankings a nível de informação," afirma o Pró-Reitor para Investigação e Inovação Tecnológica da Uni-CV, Aristides Silva.

Na prática, essa aposta traduz-se na disponibilização de duas formas de navegação ao utilizador. A primeira está sustentada em torno das cinco áreas de informação que compõem a estrutura principal de conteúdos do PORTAL-UniCV (Universidade, Ensino, Investigação, Extensão e Internacional). A segunda forma de navegação passa pelas portas de entrada, onde os diferentes públicos-alvo da Uni-CV (pré-universitários, estudantes, viver e serviços) podem aceder rapidamente a um conjunto de informações relacionadas com os seus interesses específicos.

“No novo PORTAL-UniCV houve uma simplificação das metáforas visuais na nova interface; aqui começa o conceito de designer minimalista, que é reduzir o excesso de detalhes visuais que não afeta a navegação do utilizador.  No novo PORTAL-UniCV, o menu Universidade ficou subdividido em três blocos que já vem do estatuto da Universidade”, completa Aristides Silva, deixando um convite: “Visitem o PORTAL-UniCV, navegam livremente e intuitivamente para que possam identificar se tem dificuldade na navegação na interface; digam-nos alguma coisa porque aquilo que a Universidade precisa é de interagir e de receber um feedback de todos aqueles que trabalham connosco”.

Neste sentido, aguardamos as suas críticas construtivas e sugestões de melhorias através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No mesmo dia, foi apresentado o projeto Innovation Cube, um mecanismo com efeito acelerador, designado por iCUB, que criará um ambiente favorável de trocas de experiências inovadoras, e de partilha de conhecimentos absorvidos pelos nossos estudantes nas áreas tecnológicas, permitindo assim um modelo de retroalimentação permanente do próprio Cubo, e que funciona como uma fábrica de soluções e protótipos informáticos da Uni-CV.

Abertura oficial

As palavras da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, marcaram a sessão solene de boas-vindas da Universidade aos mais de 800 novos estudantes matriculados do ano letivo 2020/2021.

Esta cerimónia foi realizada na sexta-feira, 16 de outubro, no Campus de Palmarejo e transmitida online – uma cerimónia diferente do habitual, simbolizando um ano que vai exigir novas rotinas na forma de ensinar e aprender em tempos de pandemia. No discurso oficial de abertura, a Reitora da Uni-CV pronunciou palavras de incentivo e de esperança, este ano ainda mais vincadas.

Começando por saudar toda a comunidade académica da Uni-CV, desejando um bom ano letivo, Judite Medina do Nascimento recordou que a Universidade acabou de encerrar o ano letivo mais atípico da sua história, com desafios que se previam intransponíveis, sobretudo ligados ao impacto da Covid-19. Referiu que foi possível graças ao empenho, ao profissionalismo e à inteligência dos membros da comunidade académica, que conseguiu rapidamente, em contexto de emergência e de calamidade, desenhar e implementar estratégias de formação a distância em tempo recorde, que permitiram a todos os nossos alunos concluírem o ano letivo de 2019/2020 nas melhores condições possíveis.

“Nesse semestre, estamos a fazer a transição do modelo tradicional, essencialmente presencial, para o modelo híbrido, uma transição que fomos obrigados a operar em situação de emergência. Mas conseguimos dar um salto e hoje, com algumas dificuldades e alguns constrangimentos, estamos a conseguir ultrapassar. Nós estamos a apostar no modelo híbrido em que as aulas práticas decorrem em presença e as aulas teóricas à distância”. Reitora da Uni-CV. 

Em especial, a Reitora da Uni-CV, deu as boas-vindas aos novos estudantes dos três polos da instituição. No discurso, Judite Medina do Nascimento, dirigiu-se aos novos estudantes, afirmando que “fizeram a melhor escolha, a escolha de pertencer esta comunidade“.

 “Sejam muitos bem-vindos e bem-vindas à família Uni-CV, a mais robusta, diversificada Universidade em Cabo Verde, com uma oferta formativa em mais de 30 programas de graduação, cerca de duas dezenas de mestrados e três doutoramentos, sem contar com os cursos livres, modulares e profissionalizantes, com docentes de elevado grau de formação e de prestígio em Cabo Verde”.

Em tempos de pandemia, Judite Medina do Nascimento lembrou que as medidas adotas só serão eficazes se cada membro da comunidade académica, mas também cada visitante dos nossos espaços, seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde e usar com coerência as condições colocadas à sua disposição.

O programa de receção dos novos estudantes 2020/2021 encerra no dia 30 de outubro, com a realização de uma conferência no Dia Mundial de Poupança. A decorrer ao longo do mês de outubro, esta será a ocasião ideal para conhecer a Universidade, os colegas, as associações de estudantes, mas também outros grupos e e iniciativas estudantis existentes na Universidade.