montagem fascinio plantas casaCienciapraia

A Casa da Ciência da Praia da Uni-CV celebrou o Dia Internacional do Fascínio das Plantas juntamente com mais 700 organizações em 52 países por todo o mundo. Na Reitoria da Uni-CV no Plateau, o evento teve lugar na quinta-feira passada, dia 18 de maio. A celebração iniciou-se com uma conferência para investigadores, estudantes universitários e a sociedade em geral no auditório.

A abertura foi realizada pela Presidente e Diretora Científica da Casa da Ciência da Praia, Profª Doutora Sónia Silva e Prof. Mara Aburraya, respetivamente. A Presidente justificou o evento como forma de divulgar cada vez mais a ciência e agradeceu a todos os parceiros que apoiaram a iniciativa, enquanto a Diretora referiu as instituições que celebraram a efeméride, entre elas, instituições científicas, universidades, jardins botânicos e museus, além de agricultores e empresas do setor.

A primeira apresentação foi realizada pelo Prof. José Maria Semedo, também Diretor do Centro de Investigação, Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território (CIDLOT), sobre “Biogeografia de Cabo Verde”. Seguiu-se a conferência “Aspetos morfoanatómicos das Fanerógamas marinhas de Cabo Verde, Halodule wrightii e Ruppia marítima“ pela Prof.ª Doutora Carmen Almada e Dra. Telma Moeda. Para finalizar o Eng. Isildo Gomes do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) falou sobre “Plantas de Cabo Verde”.

Após uma sessão de esclarecimentos, a atividade passou para o espaço da Casa da Ciência da Praia na Escola Grande, onde um grupo de alunos da Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD) teve a oportunidade de visitar a exposição "No início era uma semente", presente até ao final do mês de maio.

Também foram desenvolvidas atividades de leitura de contos e poemas. O dia foi finalizado com um workshop de pintura em tela do artista Carlos Lopes que juntou a arte e a ciência.

 

Casa da Ciência da Praia celebra Dia Internacional do Fascínio das Plantas com conferência

A Casa da Ciência da Praia da Uni-CV vai celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas com a realização de uma conferência relativa à temática, na quinta-feira, dia 18 de maio, às 14h30 na Reitoria da Uni-CV, Plateau.

O evento será um momento para apresentar a “Biogeografia de Cabo Verde” e a Exposição de Plantas Endémicas de Cabo Verde, além de outros temas como “Aspetos morfoanatómicos das Fanerógamas marinhas de Cabo Verde, Halodule wrightii e Ruppia marítima“ e “Plantas de Cabo Verde”.

A conclusão da conferência vai dar lugar a uma visita-guiada à exposição “No início era uma semente” no espaço da Casa da Ciência da Praia, na Escola Grande, Plateau. A atividade será seguida da apresentação do projeto Artistas e Criadores da Uni-CV com leitura de contos e um workshop de pintura em tela.

O evento é realizado em parceria com a European Plant Science Organisation (EPSO).

 

fascinios-plantas.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account