imagem02Medicina02

A apresentação do projeto do curso de medicina aconteceu ontem, 5 de junho pelas dezoito horas, nas instalações da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, onde esteve reunido um grupo constituído por S. Excia o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Prof. Doutor António Correia e Silva, o Exmo. Bastonário da Ordem dos Médicos, Doutor Júlio Andrade, a Magnífica Reitora da Universidade de Cabo Verde, Profª Doutora Judite Nascimento, membros da Comissão Instaladora do Curso de Medicina – constituída por representantes das diversas entidades: o Diretor Nacional de Saúde, Doutor António Pedro Delgado, membros da Equipa Reitoral e docentes da Uni-CV, representantes da classe médica, de enfermagem e de outros profissionais da Saúde.
A sessão de socialização, inter pares, nesta etapa do projetado curso, teve boa recepção por parte dos presentes. Foi unânime a manifestação de apoio e confiança no projetado curso de medicina, nesta etapa da sua conceção e formalização. De facto, após um certo cepticismo inicial, o projeto foi avançando e recolhendo subsídios vários vindos tanto das entidades oficiais, designadamente o Governo e os ministérios da Saúde e do Ensino Superior, quanto das classes profissionais da medicina e docência universitária.
A adesão das referidas estruturas foi explicitada durante o debate, com clarificação de diversos aspetos relativos a: i) o perfil de saída do curso, ii) o plano curricular do curso (PC) e definição ano a ano até ao sexto, iii) a definição de necessidades tendo em conta as exigências do contexto de intervenção, iv) a identificação das equipas docentes, v) a perspetivação das ações preparatórias da lecionação. Todos estes aspetos foram devidamente equacionados visando atingir um alto patamar qualitativo no sector da Saúde, e através deste no desenvolvimento da Universidade e por inerência da sociedade cabo-verdiana, bem como, da sua inserção dinâmica e de intervenção valorativa nos seus espaços geoestratégicos.
Neste caminho, longo, empreendido pela Nação Cabo-Verdiana para a instalação do curso de medicina, cumpriu-se entre 27 de maio e 5 de junho, assim a segunda etapa da missão a Cabo Verde do Prof. Doutor Fernando Regateiro, da Universidade de Medicina de Coimbra..

 imagem01

Pin It