cartaz1 - NOTA Justificativa

O mestrado em PATRIMÓNIO, MUSEOLOGIA E DESENVOLVIMENTO pretende formar especialistas interligando o Património e a Museologia através de um diversificado conjunto de valências numa orientação científica interdisciplinar e estruturada na via do desenvolvimento, ao fornecer uma formação avançada de acordo com as normas internacionais e apetrechar especialistas com ferramentas conceptuais e metodologias apropriadas para estas áreas e tendo como referência as especificidades de Cabo Verde.


2 – OBECTIVOS

(a) Desenvolver o estudo científico de uma área imprescindível para o conhecimento da sociocultura cabo-verdiana, e orientada para a defesa, preservação e dinamização do Património cabo-verdiano, contribuindo para a reafirmação da Identidade Nacional.

(b) Fornecer uma formação avançada em estreita articulação com os padrões internacionais e adequada à realidade cabo-verdiana.

(c) Incentivar a investigação centrada na interdisciplinaridade, sublinhando as especificidades que caracterizam o espaço arquipelágico nacional.

d) Propiciar um ambiente de reflexão e diálogo entre investigadores, docentes e estudantes, no sentido da criação de uma massa crítica que alicerce a optimização das relações Património - Museologia - Desenvolvimento.

(e) Contribuir para o aumento das competências de especialistas, profissionais e docentes, através de actualizadas técnicas, metodologias e aprofundamento de conhecimentos nestes campos específicos.

(f) Definir estratégias da dinamização patrimonial conjugada com a coerente gestão dos produtos turísticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e equilibrado.

(g) Preparar especialistas para a utilização de ferramentas particularmente relevantes nos domínios da inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade na via do desenvolvimento.


3 - DESTINATÁRIOS

O curso de mestrado destina-se, prioritariamente, a licenciados na área das Ciências Sociais e Humanas, quadros nacionais e técnicos com uma formação reconhecida em áreas complementares ou integradas em domínios afins ao Património, à Museologia, à História Natural, ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável.

4 - SAÍDAS PROFISSIONAIS

Capacitar especialistas com formação científica e técnica direccionada para a investigação, defesa, preservação e dinamização do património cabo-verdiano, museus, centros culturais, casas da cultura, reordenamento do território, ecologia e ambiente, projectos de cooperação internacional, ensino secundário, médio e superior, centros de formação e escolas profissionais, gestão de bens patrimoniais, bem como assegurar a necessária creditação para a integração e desempenho de funções em diversas áreas de ministérios, autarquias locais, organismos públicos e privados, consultadoria e assessoria, empresas e empreendimentos turísticos e agências especializadas.


5 - ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento está estruturado em quatro semestres, organizados por duas fases, sendo a primeira correspondente aos três semestres lectivos e a segunda reservada à elaboração da dissertação final ou à conclusão do curso mediante estágio supervisionado com elaboração de um relatório final (quarto semestre).

A organização da parte lectiva do curso em referência é composta por dez disciplinas obrigatórias, acrescidas de mais duas opcionais, escolhidas pelos mestrandos de entre as quatro que lhes são disponibilizadas.

Calendário

Apresentação de Candidaturas
Início: 06 de Dezembro de 2013
Fim: 17 de Janeiro de 2014

Selecão dos Candidatos
Início: 20 de Janeiro de 2014
Fim: 24 de Janeiro de 2014

Matrícula
início: 03 de Fevereiro de 2014
Fim: 28 de Fevereiro de 2014

Início do Programa de Mestrado
03 de Março de 2014

Processo de Candidatura e Matrícula
Serviços Académicos - Pós-Graduação
Universidade de Cabo Verde
Campus do Palmarejo, Praia

Contacto:
D.Maria de Fátima Barros
Sala 122
Telefone: (+238) 262 9127 / (+238) 262 9112
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comissão do Curso de Mestrado

Director do programa de mestrado
Prof. Doutor João Lopes Filho

Vogais
Prof. Doutor Henrique Coutinho Gouveia
Prof. Doutor Baltazar Soares Neves

Pin It