Primeiro-ministro Dr. José Maria Neves presidiu a cerimónia de lançamento do Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento, ontem, 28 de Janeiro, pelas 16:00, no auditório da Reitoria da Uni-CV.

A apresentação do programa foi feita pela Coordenadora do Programa, Doutora Joana Gonçalves- Sá do Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal e contou com a presença do Ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, Secretária de Estado de Ciência de Portugal, Embaixador de Portugal, Presidente do Instituto Gulbenkian, Reitora da Uni-CV, e o encarregado de negócios do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação Ciência e Desenvolvimento (PGCD) é o primeiro programa de doutoramento internacional de Cabo Verde e está a ser desenvolvido através da parceria entre o MESCI e o Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal. Tem uma estrutura única a nível mundial e conta já com o apoio de inúmeras instituições internacionais, quer governamentais quer científicas.

O programa foi dividido em duas fases. A primeira, de aproximadamente um ano de aulas e teve lugar na Praia. As aulas foram leccionadas por alguns dos melhores e mais destacados cientistas e investigadores de renome nos seus respectivos campi.  Os mesmos viajarão de mais de 60 instituições diferentes na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Oceânia.

Para além de um corpo docente internacional, o PGCD terá também um corpo discente proveniente de todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O programa pretende oferecer uma boa formação de base nas ciências da vida, mas dará uma atenção particular a Biologia de Plantas e Solos, Biologia dos Mares e Recursos Marinhos e Doenças Tropicais.

Pin It