1juditereitoraaA professora Doutora Judite Nascimento foi eleita a mais nova Reitora da Universidade Pública de Cabo Verde esta sexta-feira, com 50,90% dos votos expressos pelos eleitores.

Sob o lema "Por uma Universidade Moderna e Democrática, nu djunta mon", a candidatura de Judite Nascimento é aquela que exprimiu a maior confiança da comunidade académica e funcionários da Universidade.

Judite Nascimento é Geógrafa, doutorada pela Université de Rouen (França) em "Géographie, Aménagement de l'espace, urbanisme", mestre em "Geografia Humana e Planeamento Regional e Local" pela Universidade de Lisboa e é licenciada em "Geografia" pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia). Docente do Ensino Superior desde 1995, na antiga Escola de Formação de Professores e depois no ISE; Docente do quadro definitivo da Universidade de Cabo Verde; Presidente e Vogal do Departamento de Ciência e Tecnologia (2008 - 2010); Vogal do Conselho Nacional da Directiva do Ordenamento do Território; Vogal do Conselho Nacional de Estatística; é membro eleito do Conselho Científico para as áreas de Ciências Exactas e preside a Comissão Científica para as áreas de Geografia e Ciências da Terra; é membro do Conselho Directivo da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional desde Setembro de 2012.

Exerceu até ao dia 7 de Dezembro as funções de Directora do CIDLOT/Uni-CV

As Razões que levaram a comunidade académica e os funcionários a confiarem nesta candidatura prendem-se com:

- Porque é uma candidatura aberta ao diálogo e em sintonia com toda a comunidade académica (Docentes, Estudantes e Funcionários).

Porque é uma candidatura capaz de congregar e liderar uma equipa que:

- Dignifica, valoriza e dá o devido protagonismo aos docentes e investigadores no processo de desenvolvimento da Uni-CV;

- Defende a institucionalização estruturada de uma carreira profissional e académica dos docentes e investigadores;

- Advoga a dignificação e valorização profissional dos funcionários da Uni-CV;

- Aposta numa Universidade centrada no estudante (Acção social, Ensino de qualidade, Aprendizagem criadora de oportunidades); e

- Promove a integração do Ensino, Investigação e Extensão orientados para o desenvolvimento do País, entre outras razões.

A tomada de posse da Magnífica Reitora está prevista para o dia 24 de Fevereiro do corrente, no campus do Palmarejo, pelas 17 horas.

 

Veja a nota de agradecimento da Reitora eleita:

"À comunidade Académica

Passado o escrutínio, o rescaldo e um dia de reflexão e assentamento das poeiras, venho por esta via agradecer a cada docente, cada funcionário e cada estudante, participante deste processo. A Universidade Pública de Cabo Verde (com toda a sua Comunidade), acaba de dar um exemplo grandioso de civismo, elevação académica e democracia, ao construir e executar um processo de eleição para o cargo de Reitor, com debates internos e públicos à volta de 3 programas com propostas alternativas de Gestão da Universidade para os próximos 4 anos, sem grandes atropelos nem tensões. A cordialidade e o respeito reinaram em todo o processo.

Sinto-me ainda mais orgulhosa de pertencer a esta Comunidade e muito honrada por merecer tão elevada confiança dos Docentes, Funcionários e Estudantes desta grandiosa casa. Vendo os resultados, senti a grande responsabilidade que será a Gestão da Uni-CV. Esta nomeação coletiva e entusiástica é um contrato que a comunidade académica assina comigo, em troca da carta de compromisso que foi entregue em mãos a cada membro, durante a apresentação do programa.

À Associação académica dos estudantes, felicito pela participação ativa no processo e pela postura de neutralidade e isenção, que deverão certamente servir de exemplo para todos nós.

Aos meus colegas, Doutora Amália Lopes e Doutor Paulino Fortes, gostaria de felicitar pela participação neste processo democrático, apresentando propostas alternativas. Penso que a Uni-CV, com a nossa participação, ganhou as eleições para uma Universidade verdadeiramente democrática. Foi escolhido o meu programa mas penso que os 3 ganhamos, em vários sentidos. Voltamos juntos ao batente e espero poder contar com a vossa colaboração para esta fase tão bela da nossa instituição, quando ela acaba de dar um grande passo rumo à autonomia. A Universidade não é um projeto pessoal mas sim nacional, por isso, contamos com cada membro da Comunidade.

ESTA É UMA VITÓRIA DA COMUNIDADE E TODOS JUNTOS IREMOS CONSTRUIR O PROGRAMA DA UNIVERSIDADE MODERNA E DEMOCRÁTICA DE CABO VERDE. REITERO O COMPROMISSO ASSUMIDO NA CARTA DATADA DE 23 DE JANEIRO DE 2014".

Atenciosamente

Judite Medina do Nascimento

 

 

Pin It