Decorreu ontem, 24 de fevereiro, pelas 17 horas, no campus do Palmarejo a cerimónia da tomada de posse da Reitora eleita da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite da Encarnação Medina do Nascimento.
A professora Doutora Judite Nascimento foi eleita a mais nova Reitora da Universidade Pública de Cabo Verde, no passado 31 de janeiro, com 50,90% dos votos expressos pelos eleitores.
Sob o lema "Por uma Universidade Moderna e Democrática, nu djunta mon", a candidatura de Judite Nascimento foi aquela que exprimiu a maior confiança da comunidade académica e funcionários da Universidade.

No ato do empossamento, a Magnífica Reitora prometeu desenvolver um novo paradigma no ensino superior público em Cabo Verde, melhorar as condições de trabalho dos funcionários, valorizar e dignificar os docentes, melhorar as condições de estudo e de aprendizagem dos alunos e colocar a Uni-CV na liderança da investigação. Mas acrescentou que para que isso aconteça, é necessário contar com os esforços e a participação de todos (Nu djunta mon) neste processo.

Para o Reitor cessante, Paulino Fortes, a Uni-CV cresceu muito no seu mandato, tanto a nível de qualidade, como no prestígio, pelo que cabe a nova Reitora empossada continuar o legado.
Para o Ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva, o Governo será sempre um parceiro empenhado, na busca conjunta de mais qualidade, mais liderança e mais internacionalismo.
A tomada de posse foi presidida pelo Primeiro-ministro, Dr. José Maria Neves, que desafia as universidades cabo-verdianas a serem boas, de qualidade e competitivas. "Temos de continuar a investir num novo modelo académico mais competitivo e mais eficiente, bem como mais sintonizado com os processos de transformação do país. E temos de continuar a propor às universidades cabo-verdianas uma estratégia em prol da qualidade e da competitividade".
A cerimónia da tomada de posse contou com a presença dos Presidentes da República, Mascarenhas Monteiro e Comandante Pedro Pires e várias outras personalidades de todos os setores da sociedade, tanto pública, privada, como religiosa.

A equipa reitoral ficou constituída pelos seguintes elementos:

1. Vice-Reitora para a Extensão Universitária - Professora Doutora Dora Oriana Gomes Pires Reis;
2. Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação - Professora Doutora Sónia Silva Victória;
3. Assessor para as Relações Internacionais e Cooperação - Professor Doutor António Filipe Lobo de Pina;
4. Assessora para a Graduação e CESP - Professora Doutora Maria Celeste Fortes Benchimol;
5. Assessora para a Extensão Universitária e Eventos - Professora Ana Hopffer Almada;
6. Administrador-Geral - Professor Mário José Carvalho de Lima;
7. Diretora do Gabinete da Reitora - Professora Maria de Lourdes Lima.

 

Pin It