Encontram-se abertas inscrições para 8 (oito) vagas de estágio académico na área social, enquadrado no projeto "Inclusão Social dos Jovens".


Apresentação do Projeto "Inclusão social dos Jovens"
O projeto "Inclusão Social dos jovens" é co-gerido pelo Ministério da Juventude e o Escritório Comum do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, em parceria com a ONG brasileira AfroReggae. É implementado por 4 organizações locais (ACRIDES, Associação Zé Moniz, Corrente de Activistas e Fundação Esperança).
Apostando no conceito inovador de economia criativa, o projeto oferece percursos de vida alternativos e viáveis para jovens vítimas de, ou em risco de, exclusão social provenientes de 3 bairros-pilotos da Praia (Achada Grande Frente, Safende e Tira-Chapéu), através da promoção de manifestações culturais e artísticas, a reconciliação com o ensino escolar e a aproximação com o mercado de trabalho. O projeto também inclui atividades de acompanhamento técnico às famílias vulneráveis, facilitando assim o seu acesso aos serviços públicos.


Atividade principal do estágio: o acompanhamento técnico-famíliar
Esta atividade tem como objetivo identificar as desproteções e ausências vividas pelas famílias dos jovens atendidos pelo Projeto. Identificar-se-ão as respetivas privações em saúde, educação e padrão de vida, por forma a possibilitar-lhes o acesso a serviços básicos e aos direitos sociais.
O acompanhamento é realizado utilizando a metodologia do Índice de Pobreza Multidimensional do PNUD para mapear as privações das famílias nos três bairros pilotos da Cidade da Praia, direcionar e acompanhar as famílias em risco social para as políticas públicas existentes.
Os oito (8) estagiários universitários dos cursos em áreas sociais (ciências sociais, serviço social, psicologia, etc.) e afins, irão apoiar o trabalho realizado pela equipa social em cada um dos três bairros de execução do projeto e inseridos no trabalho das ONGs em cada bairro.

Candidatura
Os interessados devem consultar os TdR correspondentes, e enviar o dossier de candidatura composto por curriculum vitae e carta de motivação para o seguinte e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  , ate o dia 18 de abril.

Veja o tdr do estágio

 

Pin It