No âmbito da Rede de Escolas Técnicas de Saúde (RETS), inserida no PECS-CPLP, a coordenação de enfermagem, através do Departamento de Ciências e Tecnologias da Uni-CV recebeu um conjunto de kits, cada um deles compostos por: um LCD; um leitor de DVD; um computador portátil, acompanhado por um disco rígido e pelo Office; colunas de som para computador; um projector; uma tela; um carrinho de transporte interno; e uma régua de tomadas com estabilizador de corrente e filtros de linha.
Contextualização:
Em maio de 2009, os Ministros da Saúde da CPLP, reunidos no Estoril, Portugal, aprovaram o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PECS 2009-2012) cuja meta é fortalecer os sistemas de saúde dos Estados Membros da Comunidade, a fim de universalizar o acesso e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados as suas populações.
No PECS-CPLP foram estabelecidos sete eixos estratégicos de ação, no âmbito dos quais foram previstos nove projetos prioritários. A criação da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP) foi considerada prioritária no Eixo 1 – 'Formação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde'.
Em Cabo Verde, a Uni-CV foi a única Universidade contemplada com este projeto.
A RETS-CPLP tem por objetivo fortalecer a área de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos Estados Membros da Comunidade, por meio da troca de experiências e desenvolvimento de técnicas, que permitam ampliar e melhorar as atividades de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico, conduzindo à melhoria dos sistemas nacionais de saúde e a sua adequação às necessidades de suas populações, e à integração regional.

Pin It