A Universidade de Cabo Verde esteve presente este sábado, dia 12 de abril em atelier de profissões, na Escola Secundária Abílio Duarte, em Palmarejo. Esta atividade foi feita em parceria com o Ministério da Educação e Desporto, enquadrado no âmbito do Projeto de Orientação Vocacional do referido Ministério.

Segundo a Professora Denise Colito, da coordenação de engenharia química da Uni-CV, a feira teve como principais objetivos divulgar ofertas formativas, fornecer orientações aos alunos do 2º e 3º ciclos, para fazerem escolhas acertadas dos cursos a seguir e apresentar as alternativas para opções de carreiras profissionais. De igual modo permite aos alunos o esclarecimento de dúvidas e de terem informações sobre as condições de acesso aos cursos, as respetivas saídas profissionais, para além de terem contato com profissionais de áreas distintas.

Para o Presidente da subcomissão das Ofertas Formativas da Uni-CV 2014, Professor Doutor Victor Tavares, com esta feira pretende-se levar aos jovens estudantes as maiores e melhores informações e conhecimentos, sobre as diferentes áreas de estudo oferecidas nas cinco Unidades Orgânicas - DCSH, DCT, DECM, ECAA e ENG. Assim, a informação disponibilizada destacou as saídas profissionais que cada Escola ou Departamento/UO tem para oferecer. Esta Feira das Profissões tem sobretudo o objetivo de levar cada jovem a fazer as suas escolhas acertadas e, de entre as profissões apresentadas ou prospetivas, abraçar aquela que se coaduna melhor com as suas vocações.

O Presidente acrescentou ainda que mais atividades similares serão realizadas em todas as escolas secundárias, com o intuito de ajudar os alunos a descobrirem as suas vocações e divulgar ofertas formativas da Uni-CV, para o próximo ano letivo.

Participaram na feira vários profissionais de diferentes áreas de formação, que falaram da sua formação, experiência profissional e mercado de trabalho. A feira foi presidida pela Ministra de Educação e Desporto, Dra. Fernanda Marques e contou com a presença do Administrador da Universidade de Cabo Verde, Dr. Mário Lima e a Assessora para a Extensão Universitária e Eventos, Professora Ana Hopffer Almada.

 

Pin It