O Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV leva a efeito o II Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (II EIRI) nos dias 15 e 16 de maio, no Auditório do Campus do Palmarejo, aberto a todos os interessados nos resultados da investigação aí apresentados em sete painéis temáticos. Um último painel será constituído pela apresentação dos primeiros resultados do "Inquérito: Estado da ciência e estratégia científica – Uni-CV / Docentes Investigadores 2014" e pelo lançamento das Atas do I EIRI, realizado há um ano, em número especial da Revista de Estudos Cabo-verdianos.

O II EIRI conta com quatro dezenas de participantes e divulgará trinta e uma comunicações, oriundas de quatro Unidades Orgânicas da Universidade – Departamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Ciências e Tecnologia, da Escola de Negócios e Governação e da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais. Conta, ainda, com investigadores de outras Universidades nacionais – UniPiaget, Santiago e Lusófona - e com seis investigadores estrangeiros, oriundos das Universidades de Coimbra, Nova de Lisboa, Beira Interior e Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.

Dos objectivos destacam-se os seguintes: 1. Divulgar a investigação terminada, em curso ou em projecto; 2. Proporcionar o intercâmbio científico entre investigadores e entre instâncias da universidade – departamentos, coordenações, centros, núcleos e a lecionação, pós-graduada e graduada; 3. Dinamizar a comunidade educativa e a Revista de Estudos Cabo-verdianos, com as comunicações do EIRI; 4. Corroborar uma cultura de investigação, sublinhando a dimensão pedagógica para jovens investigadores e estudantes, e a sua extensão à sociedade civil interessada e convidada, nomeadamente, as entidades que recebem estagiários dos cursos de graduação.

O EIRI surgiu há um ano, foi bem recebido na instituição e nas universidades parceiras e está a consolidar-se como evento científico de referência pelo rigor da organização, pela diversidade temática, e pela pertinência dos seus objectivos.

Os temas deste II EIRI são alargados e decorrem dos interesses dos investigadores, organizando-se por painéis de proximidade. Aí encontramos os seguintes: política, história, cultura e sociedade; ensino e educação, conhecimento e práticas científicas; estado cabo-verdiano e dinâmicas para o desenvolvimento.

Veja o programa e imagens do encontro.

 

 

 

Pin It