A marcar o Dia da África que se comemora hoje, 25 de maio, o Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves, veio à Uni-CV para proferir a Aula Magna sobre "Governação e Democracia em África: Outlook Século XXI", um evento que reuniu na tarde de 23 a comunidade universitária no Auditório da Universidade de Cabo Verde, Campus do Palmarejo.
José Maria Neves partilhou com os estudantes universitários, destacando-se os terceiranistas do curso de Jornalismo, promotores da iniciativa, a sua visão sobre o continente africano para os próximos tempos e os grandes desafios que se colocam a Cabo Verde e à África para atingirem o patamar de Desenvolvimento. Nesse sentido, perspetivou o que será Cabo Verde País Desenvolvido em 2063. Igualmente para a África apresentou uma perspetiva otimista de "uma África democrática, próspera, desenvolvida e completamente integrada, onde haja respeito pelos direitos humanos, liberdade e sobretudo a dignidade da pessoa humana".
O ilustre palestrante apoiou as suas perspetivas de desenvolvimento no horizonte 2063 numa análise do que é a África hoje, mostrando, baseado em dados, que este nosso continente está a registar um bom ritmo de crescimento. Auguram-se pois bons tempos, no próximo porvir, duma África grande potência económica. Mas adverte que, para que isso aconteça, é preciso consolidar a democracia, construir os consensos necessários e ter líderes suficientemente capazes, para dar respostas aos desafios que se colocam à África neste Séc. XXI.
O Dia de África é este ano comemorado na Universidade de Cabo Verde com um programa que, além da Aula Magna desta sexta-feira, incluiu, no mesmo dia, a apresentação de uma peça teatral sobre a "História da Educação em Cabo Verde", pelos alunos do curso de Ciências da Educação, bem como uma sessão cultural com artistas da Universidade e artistas convidados, que cantaram e encantaram a plateia repleta de estudantes, docentes e convidados. Tanto na Praia, como em Mindelo, a Universidade de Cabo Verde promove, igualmente, uma série de atividades para marcar a efeméride envolvendo Docentes e Estudantes.
A magnífica Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Nascimento e o Ministro da Educação Ciência e Inovação, Doutor Correia e Silva fizeram a abertura oficial da Aula Magna.

Pin It