pcbIrá decorrer na Uni-CV, Campus do Palmarejo esta 6ª feira, dia 30 de maio às 18h00, a Tertúlia sob o tema «Cultura Universitária e valores Cristãos».
O tema será apresentado pelo Professor Doutor Carlos Bellino Sacadura, da Uni-CV.

Local: UNICV- Campos do Palmarejo.

Data e Hora: 6ª feira, dia 30 de Maio, às 18h.

Resumo: no âmbito das actividades da Pastoral Universitária, o tema apresentado visa proporcional uma reflexão e debate em torno da cultura universitária na sua relação com os valores estéticos, éticos e religiosos, com particular incidência nos valores cristãos.

A cultura universitária tem como vertentes principais, desde as suas origens históricas, em que se repartia pelas disciplinas do "Trivium"( Gramática, Retórica e Dialéctica) e do "Quadrivium" (Astronomia, Física, Matemática, Geometria) e as áreas de Humanidades e as de Ciências e Tecnologia. Actualmente, o campo das humanidades tende a reduzir-se face à expansão crescente das "ciências exactas" e, sobretudo, das tecnologias. O saber-fazer domina o ensino universitário, face as exigências do saber e, sobretudo do saber-ser.

Na Universidade desenvolve-se uma cultura do aprender a fazer, em detrimento do "aprender a ser". Contudo, só na complementaridade entre estes dois tipos de aprendizagem se pode desenvolver uma cultura universitária multidimensional e sistémica, ou seja, capaz de abarcar a pluralidade de dimensões do ser humano e da vida - a ciência ou conhecimento, e os valores que a arte, a religião e a filosofia, permitem construir nos âmbitos pessoal e social.
De S.Tomás de Aquino a Teilhard de Chardin, a Universidade, no âmbito científico e académico, e a Igreja Católica, no âmbito pastoral e religioso, têm sabido manter um saudável equilíbrio entre a racionalidade científica e a espiritualidade cristã.

Pin It