A magnífica Reitora da Uni-CV, Prof. Doutora Judite Nascimento, presidiu esta manhã a "Jornada sobre a integração social e laboral de pessoas com deficiência", uma atividade organizada pelo CIGEF, Centro de Investigação em Género e Família, em parceria com o SIMPROMI, (Projeto incluye 010), através do IEFP.

A luta pela inclusão das pessoas com deficiência, principalmente no mercado de trabalho é uma forma de garantir o direito ao desenvolvimento pessoal, à comunicação com o tecido social em que se está inserido e com o mundo que se diz globalizado.

Este objetivo de inclusão é também uma intenção catalisadora de oportunidades de conhecer novos horizontes e novos desafios, de testar limites e desenvolver potencialidades e habilitações profissionais, escolares e académicas.

Numa sociedade em que o valor do ser humano está pautado principalmente sobre a sua produtividade, deveria ser impensável a exclusão de oportunidades de aprendizagem. Deve-se promover ações de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

É nesta senda, que a magnífica Reitora centralizou o seu discurso, apoiado na premissa de que as pessoas com necessidades especiais não devem ser ostracizadas, mas sim devem ter a igualdade de oportunidade com os demais ditos "normais" no mercado laboral.

Para o Diretor Geral do Trabalho, Raimundo tavares, "... o estado deve criar todas as condições necessárias para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado do trabalho e desenvolver políticas que promovam a criação de condições para a acessibilidade de pessoas com deficiência no mercado laboral".
Acrescenta ainda que o estado tem por obrigação proibir qualquer tipo de discriminação contra as pessoas com deficiência e deve protegê-las.

A "Jornada sobre a integração social e laboral de pessoas com deficiência" teve lugar esta manhã, no Auditório da Biblioteca Nacional, onde foram apresentados vários painéis:
PAINEL I – QUADRO LEGAL E POLÍTICAS DE EMPREGO E DE FORMAÇÃO
09h30: Marco legal cabo-verdiano que regula o emprego e a integração de pessoas com deficiência. Ratificação da Declaração Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência por parte do governo de Cabo Verde – Dr. Raimundo Tavares, Diretor Geral do Trabalho e Emprego
09 H50: Recursos existentes atualmente, em Cabo Verde, para o cuidado de pessoas com deficiência – Dr. Lamine Tavares, Diretor da DGSS
10h10: Debate (30min) - Moderadora: Dra. Filomena Amador, Coordenadora das Casas de Direito
10h40: Pausa café

PAINEL II – INTEGRAÇÃO ESCOLAR E LABORAL E ACESSIBILIDADE
11h00: Integração escolar de pessoas com deficiência; - MED
• Dra. Eunice Afonso e Dra. Ana Bela Teixeira, Delegação Escolar do MED (Praia): Inclusão das PCD no sistema de Ensino Regular
• Dra. Maria José Alfama (Uni-CV): "Perceção sobre a inclusão escolar de pessoas portadoras de deficiência em Cabo Verde"
11h40: Acessibilidade de pessoas com deficiência – Dr. Manuel Júlio Rosa, FECAD
12h00: A visão sobre o Emprego e Formação das Pessoas com Deficiência – Dr. Manuel Júlio Rosa, FECAD
12h20: Debate (30min) - Moderadora: Dra. Zelinda Cohen, CNDHC
12h50: Pausa Almoço

PAINEL III – PROJECTO INCLUYE 010 – OBJECTIVOS E RESULTADOS
14h30: Objetivos y resultado del proyecto Incluye 010 - Doutora María Jesús Heras Nieva e Dra. Jussara Matos
14h55: Integración social y laboral de personas con discapacidad en Tenerife: Sinpromi S.L. – Doutora Teresa Peña, SINPROMI
15h20: Apresentação dos resultados do estudo sobre a situação social e laboral de pessoas com deficiência em Cabo Verde realizado dentro do projeto Incluye 010 – Dra. Carmelita Silva (CIGEF, Uni-CV)
15h45: Debate (30 minutos) - Moderadora: Dra. Clementina Furtado
PAINEL IV: PROJECÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA LABORAL E FORMATIVA
16h15: Projeção do Documentário
16h25: Testemunho de um/a do/as formando/as
Comentários do Documentário e discussões
16h35: Discussão (25 minutos) Dr. Bernardino Gonçalves (ACDS) e Doutora Clementina Furtado

PAINEL V: PERSPECTIVAS FUTURAS
17h00: Intervenção do Dr. José Teixeira – Coordenador da Unidade de Inovação e Empreendorismo da ADEI
17h15: Entrega dos diplomas e encerramento
• Atuação do grupo "Mon na Roda" – Dança
• Atuação do grupo Musical Voz de ADVIC
17h45: Discursos do Encerramento
• Diretora do CIGEF – Doutora Clementina Furtado
• Representante da SINPROMI Canárias – Doutora Teresa Peña
• Pró-reitora da Universidade de Cabo Verde – Doutora Sónia Silva

Imagens do evento:

 

 

 

Pin It