jcO Centro de Investigação e Formação em Género e Família, CIGEF, e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, PPGCS, desta Universidade, realizam "Seminário de Iniciação Científica em Género, Família e Migrações", esta segunda-feira 7 de junho, no auditório da Reitoria da Uni-CV.

O "Seminário de Iniciação Científica em Género, Família e Migrações" enquadra-se no projeto LIG, Laboratório de Investigação em Género e é promovido e implementado pelo CIGEF e o PPGCS da Uni-CV, com o apoio da agência das Nações Unidas (UNFPA e ONU-Mulheres), ICIEG, CODESRIA, entre outros parceiros nacionais e internacionais, no sentido de consolidar este campo de pesquisas.

Com este projeto, objetiva-se desenvolver e disseminar pesquisas nas linhas de ação do CIGEF e no âmbito do PPGCS, em interlocução com os alunos em formação, no âmbito da graduação em Ciências Sociais.

O projeto LIG visa a criação do Laboratório de Investigação em Género integrando pesquisadores e estudantes em diversos níveis do conhecimento (docentes, orientadores/as das pesquisas, doutorandos/as, mestrandos/as e graduandos/as) para produzir, partilhar e disseminar conhecimentos no campo dos estudos de género em Cabo Verde. O mesmo visa produzir, partilhar e divulgar pesquisas no domínio dos estudos de género e afins.

O projeto LIG teve início em maio de 2012 e já vai hoje na sua 2ª edição. E segundo a Diretora do CIGEF, Profª. Doutora Clementina Furtado, ao longo deste período foram realizadas duas conferências internacionais, sendo a primeira realizada em junho de 2013, sob o tema "Fluxos e Percursos: género, sexualidade e dinâmicas familiares em Cabo Verde" e a segunda em fevereiro de 2014, intitulada "Dinâmicas Familiares, Sexualidades e Género: Desafios do Contexto Cabo-verdiano".

A Jornada foi presidida esta manhã, pela magnífica Reitora da Uni-CV, professora Doutora Judite Nascimento. O evento irá prolongar até às 18h00, com a seguinte programação:

09H00: Abertura
09H45: "Uso do tempo e trabalho não remunerado" - Dra. Maritza Rozabal e Dr. Carlos Mendes do INE

10h30: Pausa para café

10H45: Apresentação dos temas 1 - Moderação: Doutora Lourdes Gonçalves
• Neusa Freire – "Género e escolha vocacional no ensino superior: um estudo de caso sobre as assimetrias do género nos cursos de formação na Uni-CV"
• Audília Amado – "A educação como instrumento de inclusão das mulheres com deficiência no acesso ao mercado de trabalho"

11H25: Discussão (20 minutos) – Doutor Crisanto Barros

11H45: Apresentação dos temas 2 - Moderação: Dra. Clementina Furtado
• Clóvis da Luz – "Lei da VBG (violência baseada no género) a luz da antropologia do direito"
• Isabel Paris – "Homossexualidade feminina em São Vicente: perspetivas e vivências"

12H25: Debate (20 minutos) – Doutora Miriam Vieira

12H45: pausa para almoço

14H00: Apresentação dos Temas 3 – Moderação: Mestre Fernandina Fernandes
• Suely Fonseca – "Relações de género e sexualidade nas escolas do ensino básico: uma análise a partir das práticas pedagógicas nas escolas da cidade da Praia".
• Austelino Tavares – "A participação dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos filhos e o aproveitamento escolar dos mesmos: uma análise das escolas do ensino básico na localidade de Chão Bom".

14H40: Discussão: Debate (20 minutos) – Doutora Celeste Fortes

15H00: Apresentação dos Temas 4 – Moderação: Doutor Adilson Semedo
• Maria Semedo – "Islão e género em Cabo Verde: casamentos interculturais e seus impactos no quotidiano das mulheres que se converteram à religião"
• Evandra Moreno - género e desenvolvimento rural: mulher e agricultura nas imediações da barragem de Poilão.

15H40: Discussão: Debate (20 minutos) – Doutora Eurídice Monteiro

16H00: pausa para café

16H20: Momento Cultural

17H40: Encerramento
- ONU Mulheres, Dra. Vanilde Furtado
- UNFPA, Doutora Nélida Rodrigues
- ICIEG, Dra. Talina Pereira
- Uni-CV, Pró-Reitora Doutora Sónia Silva

 

 

Pin It