ss

1cartaz errancias

 

No âmbito do Seminário Permanente "Filosofia e Culturas de Língua Portuguesa", do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – Grupo de Investigação "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal", do Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea e a Coordenação de Filosofia – Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde, irá promover o Congresso Internacional, "Errâncias de um Imaginário: Para uma História do Pensamento e Culturas de Língua Portuguesa", nos dias 17 e 18 de julho, quinta e sexta-feira, no Campus do Palmarejo, a partir das 8h30.

O Projeto divide-se em três módulos, que reunirá, no Brasil, em Portugal e em Cabo Verde, mais de meia centena de investigadores.

Tendo como tema "Errâncias de um Imaginário: Para uma História do Pensamento e Culturas de Língua Portuguesa", este Congresso procura elencar algumas questões prévias relativas à viabilidade de um projeto com grande alcance e amplitude. A questão fundamental neste encontro será a de encontrar o que aproximou e o que aproxima as culturas de língua portuguesa, dando assim continuidade a uma série de actividades realizadas neste âmbito, com o propósito de publicar uma Historia do Pensamento e Culturas de Língua Portuguesa. 

Pretende-se com este congresso proporcionar aos cabo-verdianos e outras comunidades que expressam e comunicam em Português, um momento de debate com a finalidade de, a partir da filosofia, da literatura e da cultura, procurar subsídios para uma consciente procura de aportes epistemológicos para a compreensão de questionamentos que nos interpelam.

 Ver Programa

Pin It