O Professor Doutor Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, CAPES visitou a Universidade de Cabo Verde esta segunda-feira, tendo sido acompanhado pelo Sr. Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação.
A Magnífica Reitora, Doutora Judite Nascimento, acompanhada da Equipa Reitoral, Dirigentes das Unidades Orgânicas da Praia e São Vicente (por videoconferência), fez ao Presidente da CAPES e ilustre Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, parceira da Uni-CV, uma apresentação das mais recentes perspetivas desta instituição universitária cabo-verdiana.
A Universidade de Cabo Verde expressou ao ilustre visitante os mais sinceros agradecimentos não só pela sua ação decisiva na criação do primeiro curso de Agronomia, mas também pela atuação da CAPES na obra colaborativa em prol do ensino científico e desenvolvimento da ciência. Aqui o destaque vai para o Programa de Iniciação Cientifica (PIC) que desde 2009 tem constituído uma oportunidade ímpar para um importante número de estudantes – da Uni-CV, Praia e Mindelo - frequentarem as Universidades Federais Brasileiras para imersão de dois meses nos centros de investigação das universidades que respondem ao edital da CAPES criado para o efeito.
Até ao presente o Programa de Iniciação Cientifica foi frequentado por 167 estudantes da Uni-CV, anualmente escolhidos pelo mérito académico. No seu regresso a casa, participam num Congresso de Iniciação Cientifica para divulgação dos resultados da investigação que produziram no Brasil. Também tem sido norma a publicação dos melhores trabalhos nos Anais de Iniciação Científica.
O Professor Doutor Jorge Almeida Guimarães, tal como em 16 de janeiro de 2009 aquando da assinatura do Convénio Uni-CV/CAPES com o então Reitor, Doutor António Correia e Silva, voltou nesta ocasião e nesta mesma sala de reunião da Reitoria a reafirmar o comprometimento da CAPES com a Uni-CV. Ficou ainda a promessa de estudar o reforço das ações, bem como, de melhor incrementar o Programa de Iniciação Científica
O Edital da CAPES para 2014 está a decorrer e perspetiva-se que, em meados de agosto, mais uma comitiva de estudantes da Universidade de Cabo Verde na Praia e no Mindelo estará de partida para mais um programa de iniciação científica nas universidades brasileiras, cujos resultados serão divulgados no seu regresso.

Reitoria na Praia, 14 de julho 2014

Pin It