PGCDEncontra-se aberto o concurso de admissão para dezasseis (16) bolsas de doutoramento, ao abrigo da edição de 2015 do Programa de Pós-graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI) de Cabo Verde, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal.

O programa desenrola-se em duas fases: a primeira fase, de 8 meses, terá lugar em Cabo Verde e será de aulas e seminários dados por especialistas mundiais. A segunda fase, de 40 meses, será para desenvolvimento de projectos de investigação que possam dar origem a teses de doutoramento. Esta segunda fase terá lugar em centros de excelência em Portugal ou no Brasil, escolhidos com o apoio da Direcção do Programa, da CAPES e da FCT. No final deste período os alunos terão de regressar aos países de origem.

Alunos com aproveitamento terão acesso a Bolsas durante os 4 anos de programa com início em Janeiro de 2015.

Só serão aceites as candidaturas submetidas através do formulário online, disponibilizado no site do programa em www.igc.pt/pgcd/pt/applications/  http://www.igc.pt/pgcd/pt/applications

Os candidatos a seleccionar deverão cumprir os seguintes requisitos:

1 - Ser cidadão de um dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste e não ser cidadão brasileiro.

2 - Ter completado, até Dezembro de 2014, um curso de licenciatura de no mínimo 4 (quatro) anos ou mestrado em qualquer área científica e ter comprovado interesse nas ciências da vida.

3 - Não estar a frequentar outro programa doutoral nem ter doutoramento.

4 - Estar apto a iniciar as actividades relativas ao projecto imediatamente após aprovado pelo PGCD.

5 - Ter permanecido no seu país de origem ou residência por, pelo menos, dois anos após ter obtido o diploma brasileiro, no caso de ex-estudante graduado pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G ou de ter recebido bolsa de estudos ou de pesquisa de agência brasileira de fomento.

6 - Não possuir visto permanente, visto diplomático, visto MERCOSUL, visto de turista ou visto que autorize o exercício de actividade remunerada no Brasil.

7 - Ter Curriculum Vitae actualizado na Plataforma Lattes em língua portuguesa (http://lattes.cnpq.br/).

Os candidatos serão avaliados através dos seguintes documentos, obrigatórios para a inscrição no programa:

8 - Diploma de licenciatura ou diploma de mestrado consoante o item 2;

9 - Certificado, histórico escolar ou documento equivalente que possua as notas completas da licenciatura e/ou do mestrado;

10 - Documento de identidade com foto do candidato, de preferência o passaporte;

11 - Duas cartas de recomendação de professores, pesquisadores ou de pessoas de reconhecida competência na área de estudos do candidato, devidamente redigidas em língua portuguesa ou inglesa (este documento deverá ter data posterior ao lançamento deste edital).

12 - Carta de motivação, na qual seja apresentada uma breve exposição da motivação para os estudos, abordando os seguintes aspectos: motivações e interesse no PGCD; importância do grau para a sua vida pessoal e profissional; eventuais dificuldades que poderá enfrentar durante o curso e como pretende superá-las.

13 - Comprovativo de cumprimento do item 5, quando for o caso. Este poderá ser feito por meio de uma declaração do empregador, da IES vinculada ou do próprio candidato, atestando o cumprimento do prazo mínimo estipulado.

Os melhores candidatos serão seleccionados para entrevistas por vídeo-conferência. As entrevistas dar-se-ão da seguinte forma:

14 - A entrevista consistirá na arguição do candidato por uma comissão de entrevistadores, composta por profissionais altamente qualificados, exclusivamente criada para esse fim, com duração de cerca de 30 minutos. Os entrevistadores terão acesso prévio a toda a documentação apresentada.

15 - O propósito da entrevista é avaliar o candidato quanto à sua qualidade científica motivação e empenho, pensamento crítico, raciocínio estruturado, compromisso com os objectivos do PGCD, condições de adaptação a novas circunstâncias e perspectivas de actuação após a finalização do curso. No momento da entrevista os conhecimentos de língua portuguesa e a capacidade de compreensão e de expressão, também serão avaliados. Este critério é eliminatório.

16 - A convocatória para entrevista será realizada exclusivamente por e-mail, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Nessa convocatória constarão as informações sobre os requisitos técnicos mínimos, orientações para a realização da entrevista, data e horário.

17 - O candidato também poderá será convocado, exclusivamente por e-mail, para participar numa reunião preparatória com o objectivo de testar a qualidade da conexão, som e vídeo.

18 - Para a realização da entrevista, o candidato deve confirmar a sua participação com uma antecedência mínima de 48 horas do horário fixado para o seu início.

O período de candidaturas estende-se do dia 28 de Julho de 2014 até ao dia 12 de Setembro de 2014.

Mais informações sobre o programa e procedimentos de candidatura podem ser obtidos em www.igc.pt/pgcd/
http://www.igc.pt/pgcd

Pin It