Cartaz-Mira_web.jpg

A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV vai realizar uma conferência intitulada “A Futura Moeda de Cabo Verde”, proferida pelo Professor Doutor Diery Seck, diretor do Centro de Pesquisa em Economia Política, sedeado no Senegal. A conferência terá lugar no dia 13 de outubro, sexta-feira, às 17h50m, na sala de Pós-graduação, na ENG.

O conferencista vai analisar e examinar os benefícios potenciais que podem ser arrecadados por Cabo Verde, compara-os com a situação atual do país e vai fornecer indicações sobre esses benefícios. Também vai destacar as principais características dessa moeda e os critérios que ajudariam a determinar a lista e a ordem da entrada dos países na moeda comum que incluiria Cabo Verde. Apresentará, igualmente, uma análise detalhada dos custos e benefícios da adesão de Cabo Verde à moeda comum a ser implementada.

Ao longo do último quarto de século, tem havido uma tendência global para uma cooperação monetária regional mais forte e até mesmo a criação de moedas comuns regionais, independentemente do grau de desenvolvimento dos países envolvidos. Considerando que o objetivo da estabilidade monetária e efetiva defesa da moeda foi alcançado por muitos países, incluindo Cabo Verde, os países estão a procurar capturar os benefícios dos acordos monetários comuns para além da estabilidade de preços.

Do percurso do Professor Doutor Diery Seck assinala-se que foi Diretor do Instituto Africano das Nações Unidas para o Desenvolvimento Económico e Planeamento (UNIDEP), tendo atuado também como Diretor Executivo da Secretaria de Apoio Institucional à Pesquisa Económica em África (SISERA), do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC).

Antes de retornar a África, em 1995, foi professor associado de Finanças na Universidade de Windsurf no Canadá e Economista do Banco Mundial em Washington D.C. É especialista em Economia Financeira e Economia do Desenvolvimento. O Professor Doutor Diery Seck é autor de vários artigos publicados em revistas académicas e de livros sobre o desenvolvimento económico.

Cartaz-Mira.jpg

Pin It