V Edição da Semana TIM

VER GALERIA

A V edição da Semana das Tecnologias de Informática e Multimédia, que se realizou de 22 a 26 de maio, terminou com sucesso no auditório do Campus do Palmarejo com a sessão de encerramento realizada na sexta-feira para um público de docentes, estudantes e profissionais do setor.

O Coordenador do Grupo Disciplinar de Engenharia Informática & Comunicação Multimédia, Professor Mestre Isidoro Gomes, enquanto membro da Comissão Organizadora da V Edição da Semana TIM, agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na V Edição.

“Foram cinco dias de trabalho intensivo onde materializámos cinco conferências internacionais e uma nacional, um seminário, nove workshops, oito palestras realizadas no Campus do Palmarejo, Escola Secundária Abílio Duarte, Escola Básica integrada 13 de janeiro, Centro Comunitário Bela Vista e no Instituto Universitário de Educação, em Achada Santo António”, Professor Mestre Isidoro Gomes.

“A Semana TIM é um espaço de criação e partilhas de ideias, projetos e soluções. A necessidade de criação de um núcleo em Engenharia Informática & Multimédia, Tecnologias de Comunicação permitirá um elo de ligação entre a academia, a sociedade civil e em particular com as empresas” salientou a Pró-reitora para Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva.

Durante os cinco dias do evento falou-se de “Ensino Superior e Competências do século XXI”, “Virtual programming Lab, Moodle mobile, App Inventor MIT, EletroDroid, Literacia digital, Google PageRank, Realidade Virtual e Aumentada, Kriol Campus 2.0, Antropologia Visual e Novos mídia”, “Mobile Learning em África: Percursos e Desafios, Mobile Learning: uso de Apps como estratégias pedagógicas para a aprendizagem da programação em contexto universitário”, “NOSiCode - Uma forma colaborativa de desenvolvimento de Software”, “Estratégia para a cibersegurança nas comunicações móveis: o Contexto Global e Caboverdiano”, “Programação e Apps: o contexto cabo-verdiano”, “A salas de aula do futuro”, “O ensino da programação no 1° ciclo: Experiência com tecnologias móveis na sala de aula (kahoot e jogos mobile)”, “As novas ferramentas de ensino e aprendizagem do moodle da UniCV”, “Projeto Educativo com tecnologias móveis no ensino secundário: Experiência com tecnologias móveis na sala de aula (apps para aprendizagem de línguas e matemática)”, “Utilização de dispositivos móveis como meio para a literacia mediática e informacional com jovens em ambientes de aprendizagem não formais”, “Education Managment System by Prime com parceria CVMóvel”, “Seminário Ciência e Tecnologia: o ensino da programação nas instituições de ensino superior em Cabo Verde (primeiro encontro com todos os docentes de programação das instituições de ensino superior do país)”, “O Mercado das Tecnologias Móveis na CEDEAO: Que Oportunidades para Cabo Verde? Género e TIC na UniCV: utilização de tecnologias móveis e o ensino da programação nos cursos engenharia da UniCV.”

Além dos concursos programação inter - universitários, a Unitel T+ apresentou o «TROCA UMA IDEIA» e a sessão Young Creators foi promovida por docentes do grupo disciplinar em que jovens criadores apresentaram os seus projetos e foram avaliados pelo júri com sugestões de melhoria.

O evento iniciou-se no dia 22, segunda-feira, com a abertura realizada pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva, no auditório do Campus do Palmarejo.

"Cabo Verde não tem solução se não fizer valer as suas capacidades intangíveis", afirmou o Primeiro-ministro à plateia do auditório, salientando a importância do evento.

"Esta universidade tem uma potencialidade muito grande", indicou a Reitora da Uni-CV na sua intervenção.

“Vivemos numa sociedade do conhecimento e de comunicação e num mundo cada vez mais complexo e competitivo. Enfrentamos muitos desafios, os quais demandam desenvolvimento de novos produtos e aplicações”, salientou o presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, prof. Jorge Tavares.

“São 5 edições. Não é longa mas é brilhante e consequentemente já relevante na história da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde na sua missão de servir a sociedade, no que respeita à produção de conhecimento científico, à educação na perspectiva global e ao desenvolvimento empresarial. Falo num evento que se tornou numa marca na promoção e discussão das tecnologias emergentes e assentes na ciência da computação”, apontou o coordenador do grupo disciplinar de Engenharia Informática e Comunicação Multimédia, prof. Isidoro Gomes.

A 5ª edição da Semana TIM teve como lema “Tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem”. Este ano o evento reuniu os dois gigantes nacionais das telecomunicações como patrocinadores, a CV Móvel e a Unitel T+. Além destes, somam-se também as parcerias com a Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, NOSi e os apoios das empresas tecnológicas ISONE, BONACO, Comissão Nacional de Proteção de Dados, GreenStudio, Transmarini Intelligence e SAPO.

Durante toda a semana o evento teve a cobertura em direto pela UniTV.

V edição da Semana TIM: Acompanhe os cartazes diários

cartaz diario Sexta feira

 

cartaz diario quinta Feira

 

cartaz diario quarta

 

cartaz diarioTerça final isi

 

Semana TIM regressa de 22 a 26 de maio com o patrocínio da CV Móvel e Unitel T+

A Semana de Tecnologia de Informática e Multimédia (TIM) regressa este ano, já na sua 5ª edição com o tema "Tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem", a decorrer de 22 a 26 de maio. A sessão de abertura será presidida pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva, no dia 22, às 9h30, no auditório do Campus do Palmarejo.

Este ano o evento reuniu os dois gigantes nacionais das telecomunicações como patrocinadores, a CV Móvel e a Unitel T+. Além destes, somam-se também os apoios das empresas tecnológicas ISONE, BONACO, Comissão Nacional de Proteção de Dados, GreenStudio, Transmarini Intelligence, SAPO e o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).

O evento é organizado pela coordenação do curso de Engenharia Informática e de Computadores e Tecnologias Multimédia e Comunicação da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Será um espaço de discussão entre as instituições de ensino superior do país, os ministérios de educação e ensino superior, as empresas de telecomunicações, investigadores e profissionais ligados à área da educação com especial enfoque à utilização das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem, desde o nível básico até ao ensino superior.

Durante a semana serão abordados os seguintes eixos temáticos: ensino superior e competências do século XXI; o ensino da programação nas instituições de ensino superior em Cabo Verde; aprendizagem da Programação na Uni-CV com utilização de tecnologias móveis; projetos educativos com tecnologias móveis no secundário e o ensino da programação no 1º ciclo (ensino básico); aplicações mobile para a aprendizagem na Uni-CV; Jogos para dispositivos móveis; programação mobile, entre outros.

Será também uma oportunidade para promoção dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes através de apresentação e exposições no Campus com enfâse nos aplicativos móveis, demonstração em palestras e workshops em escolas básicas e secundárias do país; interação das empresas com a academia, onde estas terão um espaço aberto de exposição, para os seus produtos.

Este ano a Semana TIM quer chegar às salas de aula, centros comunitários, escolas básicas e secundárias da cidade da Praia, com projetos educativos ligados à programação e utilização de tecnologias móveis. Para o fazer, conta com os parceiros Escola Secundária Abílio Duarte, Escola EBI 13 de Janeiro, Instituto Universitário da Educação, Universidade de Lisboa e Instituto de Educação.

Conheça o programa aqui.

 

bannerfb_Site.png

Cartaz-fina-da-semana-TIM-A3.jpg

Pin It