montagem dia mundial do ambiente

A Organização das Nações Unidas em Cabo Verde e o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde celebraram esta sexta-feira, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente com um evento no auditório do Campus do Palmarejo.

A conferência que se dedicou à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento, contou com a abertura do Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Dr. Antero Veiga, a Reitora da Uni-CV, a professora doutora Judite Medina do Nascimento, e a Coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde, a Dr. Ulrika Richardson, tal como do presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia, o mestre Jorge Tavares.

"O ambiente é o nosso lar, a nossa fonte de recursos", foram algumas das palavras da Reitora da Uni-CV no ato de abertura.

A Reitora referiu também que a Uni-CV está a desenvolver projetos sustentáveis para a defesa do ambiente tal como centros, de que é exemplo o CIDLOT, que também desenvolve a investigação ligada ao risco no desenvolvimento das cidades, mas também a equipa que a Uni-CV teve na ilha do Fogo durante a erupção a desenvolver trabalhos para a ciência.

"Estamos cientes que ainda não conseguimos resolver todos os problemas do país", disse o Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, reforçando que os desafios têm sido encarados e que o desenvolvimento tem contemplado na resolução dos problemas que assolam o país.

A conferência foi realizada no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, numa iniciativa conjunta com o CIGEF e as Nações Unidas em Cabo Verde.

 

 

Dia Mundial do Ambiente: Uni-CV e Nações Unidas organizam conferência pela sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento

 

40 anos uniCV nacoes unidas

No momento em que se aproxima o prazo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs) 2015, o mundo, e Cabo Verde em particular, debruçam-se na definição de novos objectivos, já denominados como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Assim, a Terceira Conferência Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (Small Islands Developement States - SIDS), que teve lugar em Samoa, em 2014, enfatizou novamente que esse grupo de países, dado às vulnerabilidades específicas associadas às suas condições sociais, ambientais e à sua insularidade continuam a merecer uma especial atenção, a nível global, visando assegurar o seu desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no dia 5 de Junho, constitui uma oportunidade para uma reflexão conjunta e um momento de sensibilização dos actores públicos e privados e da sociedade civil, incluindo a comunidade académica, sobre a problemática do desenvolvimento sustentável.
Por esta razão, e no quadro das celebrações dos 40 anos da Cooperação das Nações Unidas com o país, a Uni-CV, associa-se às Nações Unidas em Cabo Verde para assinalar a efeméride que este ano é celebrado sob o lema “Sete mil milhões de sonhos. Um só planeta. Consumamos com moderação”.
Assim, terá lugar no dia 5 de Junho de 2015, uma Conferência que irá debruçar-se sobre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento. O evento decorrerá no Anfiteatro do Campus do Palmarejo da Uni-CV, às 09h00.
O acto de abertura será presidido por S. Excelência Senhor Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território e contará ainda com a presença Magnífica Reitora da Uni-CV e da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde.

Pin It