No ano letivo 2013/2014, constou-se um aumento de mais de mil e quinhentos alunos no período considerado de 2008, em que estudavam na Uni-CV 3397 efetivos, em 2013 eram 5072 (formação superior e formação não superior – cursos modulares).

O crescimento do número de alunos foi particularmente acentuado entre as mulheres, nos cursos de Licenciatura. No entanto, os homens apresentam níveis bem mais contrastantes nas formações ditas modulares (98%), nos Bacharelatos (61%), nas Pós-graduações (53%) e nos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (59%). Consultar gráfico:

Efectivos matriculados segundo o nível de formação e sexo (%)

grafico matriculados sexo

Matricularam-se no CESP, 413 efetivos nas diferentes unidades orgânicas, realizados nas ilhas de Santiago, do Fogo, do Sal, de S. Vicente e o de Santo Antão (Tabela 1).

Tabela 1: Número de alunos por curso, género e região

Nos cursos marítimos, a presença feminina ainda é reduzida, analisada de acordo com a procura masculina.

tabela sexo cursos unicv

Nos cursos marítimos, a presença feminina ainda é reduzida, analisada de acordo com a procura masculina.

Tabela 3: Número de alunos nos cursos Marítimos

numero de maritimos nos cursos

O mesmo acontece nos bacharelatos ainda existentes na Uni-CV.

Quadro 4: Número de alunos matriculados por curso, anos de estudo e género

Numero de alunos matriculados por curso anos de estudo e genero

No presente ano letivo de 2014/2015, matricularam-se nos cursos de complemento de licenciatura um total de 171 alunos, sendo a maioria do sexo feminino (53,2%). Estes cursos surgiram para dar resposta à procura de alunos que tenham sido diplomados, em tempos, nos cursos de bacharelatos e que resolveram prosseguir os seus estudos superiores, com a finalidade de aprofundarem os seus conhecimentos científicos e de obterem o grau de licenciado.

Na Escola de Ciências Ambientais e Agrárias (ECAA), os cursos de Complemento em Agronomia e o de Complemento em Zootecnia, têm recurso do e-learning, dando oportunidades de formação e obtenção de habilitações aos que, por qualquer motivo, não se podem deslocar à Universidade.

Quadro 5: Número de alunos matriculados por curso, anos de estudo e género

grafico 5 mulheres homens

Como é observável na tabela 6, em baixo, o número de estudantes matriculados é de 3714, sendo a maioria do universo da população estudantil (73,2%). Destes, 2067 são mulheres com destaque para os cursos com forte impulso para as áreas de Ciências Jurídicas, Económicas e Políticas.

Tabela 6: Número de alunos matriculados por curso, anos de estudo e género

tabela totais nivel formacao

 Dando continuidade à inovação e à investigação, a Universidade tem apostado na criação e implementação de cursos de pós-graduação, constituídos por um nível de exigências e que têm como objetivo a formação de especialistas de alto nível em áreas profissionais específicas, com parcerias de universidades congéneres estrangeiras, o que representa um padrão muito bom de qualidade. Dos 12 cursos ministrados, contam-se 297 inscritos nos cursos de mestrados e 10 no de doutoramento, perfazendo um total de 307 alunos, dos quais a maioria homens (53%).

Tabela 7: Número de alunos matriculados por curso, anos de estudo e sexo

posgraduacao nivel de formacao

Presença Feminina Docente na Instituição Universidade de Cabo Verde – Ano letivo 2013/2014

Constata-se, que a presença feminina na Universidade de Cabo Verde, especificamente a qualidade do pessoal docente garante um ambiente académico favorável facultando o processo ensino, investigação e aprendizagem no domínio do conhecimento.

No entanto, houve uma melhoria no aumento dos professores com maior grau académico, indicando todo o investimento financeiro realizado no âmbito da formação avançada, pondo em estudo as políticas e medidas novas com um olhar direcionada ao aumento da qualificação do docente.

Contudo, em relação á disparidade de género, tem vindo aumentar o número de mulheres a lecionar na Uni-CV, e ainda os homens continuam a ser predominante com a percentagem de 61% apesar do investimento pessoal que as mulheres têm feito na sua carreira profissional a maioria possui o grau de licenciado (41%), seguido do de Mestre (40%), e posteriormente de Doutor (36%).

Gráfico 4: Distribuição do Pessoal Docente por grau académico e género

tabelafinal

Pin It