montagem encontro socializacao acordos ue cedeao 

A Universidade de Cabo Verde recebeu esta quarta-feira, dia 25, o Encontro de Socialização de Informações sobre o Acordo de Parceria Económica EU/CEDEAO, no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau, na cidade da Praia.

O evento contou com as boas-vindas da Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, e do Presidente da Escola de Negócios e Governação, o Mestre Jorge Dias, e do Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, o Doutor Manuel Pinto Teixeira.

O Embaixador alertou para a necessidade da economia de cabo-verdiana continuar a crescer com investimento estrangeiro e nacional e do sector privado apoiar o desenvolvimento da riqueza nacional. Afirmou também que as condições sociais de Cabo Verde são favoráveis ao investimento externo, sendo de grande importância melhorar o ambiente de negócios no país.

Cristina Modoran, Responsável pelos Assuntos Comerciais para a África Ocidental e Thierry Beranger, Responsável da Implementação e Seguimento do APE, apresentaram ao público a dimensão dos acordos existentes com os países da África Ocidental, mais especificamente com Cabo Verde.

De acordo com os dados, 31% do comércio da África Ocidental é realizado com a União Europeia (UE), com 38% de exportações e 25% de importações. O petróleo é o produto mais usado nestas trocas.

As relações entre os países das duas regiões são motivadas por instrumentos políticos comerciais como acordos de livre circulação e parceria económica. Condições que os especialistas recomendam que o país comece a retirar cada vez mais partido para o melhor desenvolvimento nacional.

O encontro no auditório da Reitoria teve sala cheia e contou também com mais alguns elementos da equipa reitoral, o Vice-Reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, o Professor Doutor António Lobo de Pina, o Pró-reitor para a Graduação e CESP, o Professor Mestre João Cardoso e o Administrador-geral, o Doutor Mário Lima.

 

cartaz parceria

No âmbito do acordo de parceria entre a União Europeia e os Estados da Comunidade da Africa Ocidental, uma missão da Direcção Geral do Comércio da Comissão Europeia, constituída pela Srª Cristina Modoran, Responsável pelos Assuntos Comerciais para a África Ocidental e pelo Sr. Thierry Beranger, Responsável da Implementação e Seguimento do APE estará em Cabo Verde, nos dias 24 a 26 de Março de 2015 para entre outras actividades participar numa sessão de informação sobre o Acordo de Parceria Económica UE/CEDEAO, sua ratificação e questões relacionadas com as relações comerciais entre a UE  e Cabo Verde.

Nesta perspectiva a Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em colaboração com a Delegação da União Europeia em Cabo Verde, organiza um encontro com a Sociedade Civil, incluindo as Universidades para a socialização de informações sobre as oportunidades que Cabo Verde poderá esperar destes acordos. O encontro terá lugar no dia 25 de Março de 2015, pelas 15H00, no Auditório da Universidade de Cabo Verde, sito no Plateau - Cidade da Praia.

Pin It