montagem encerramento da semana da francofonia
O Instituto de Língua Francesa (ILF) comemorou a Semana da Francofonia com diversas actividades desde o dia 13 até ao dia 20 de Março. O encerramento contou com o discurso da Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, seguido de um peça de teatro, desfile de moda e música no espaço da Escola Grande, no Plateau, na cidade da Praia.

O evento iniciou-se no dia 13 de Março com um recital de músicas francófonas e um jantar onde se encontraram diversas sugestões gastronómicas de diferentes países.

No dia 17, foi realizado no Campus do Palmarejo um quizz sobre a francofonia.

No dia 18, o professor de Relações Internacionais e Práticas Diplomáticas Bertrand Badie, deu uma conferência sobre "O tempo dos humilhados" com sala cheia e uma plateia curiosa sobre a temática, no anfiteatro do Campus do Palmarejo.

O encerramento, no dia 20, contou de manhã com um ditado em francês no auditório da Reitoria da Uni-CV com os alunos da Escola Les Alizés. De tarde, a sessão decorreu no atrium da Escola Grande onde estive reunido um grande número de estudantes e personalidades francófonas para assistir às atividades organizadas pelo ILF. O evento iniciou-se com as boas-vindas da Reitora e saudação da iniciativa que tem por objectivo a promoção da língua francesa, seguido da entrega de prémios do quizz realizado no dia 17, encontro virtual com escritores francófonos, homenagem aos professores Antonio Afonseca Martins (Natal) e Youssouf Diagana, desfile de moda, peça de teatro “Badiu na txon di França” e músicas francófonas dos estudantes do curso de francês.

 

montagem conferencia tempo dos humilhados

O professor do Institut d'Etudes Politiques de Paris, Bertrand Badie, apresentou a Conferência "O Tempo dos Humilhados" esta quarta-feira, dia 18, no auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da Praia.

O conferencista que é especialista em relações internacionais, investigador no Centro de Estudos e Investigação Internacionais, co-dirige a revista l'Etat du monde e é autor de cerca de 20 livros de referência, sendo o último "O tempo dos humilhados - Patologia das Relações Internacionais".

A conferência apresentada no auditório teve sala cheia e debruçou-se sobre o sistema internacional e a sua capacidade de criação de humilhações.

 

Semaine de la Langue Française et de la Francophonie

 cartaz f

Pin It