coloquio grogueOs estudantes do 4º ano do curso de Jornalismo da Uni-CV em São Vicente organizam um "Colóquio sobre os impactos do Grogue de Santo Antão", no edifício Liceu Velho, São Vicente, no dia 19 de Março de 2015, a partir das 9 horas.

O evento tem como objetivo debater o impacto do grogue e dos seus derivados na economia como na vida das gentes de Santo Antão e, por extensão, da vizinha ilha de São Vicente e de Cabo Verde.

O colóquio pretende promover uma reflexão em público sobre a história da cana-de-açúcar e os seus derivados, assim como sobre os malefícios do consumo exagerado do álcool para a saúde pública, na perspetiva de valorização económica dos cabo-verdianos e de Cabo Verde.

A apresentação do tema estará estruturada em quatro painéis: História da cana-de açúcar e os seus derivados em Santo Antão e em Cabo Verde; grogue e o seu impacto económico; grogue e turismo; e malefícios dos destilados na saúde pública.

No dia do colóquio também será lançada a revista UniPalavra, que reúne entrevistas e investigações jornalísticas no terreno sobre o respetivo tema.

O evento vai contar com Vice-Reitora de Extensão Universitária, a Professora Doutora Dora Pires, o empresário José Pedro Chantre de Oliveira da confraria do grogue de Santo Antão, Doutor Corsino Tolentino, da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde, entre outras personalidades do mundo académico da Uni-CV.

O Colóquio sobre os impactos do Grogue de Santo Antão conta com os parceiros: Ministério do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial; Câmara Municipal do Porto Novo; Câmara Municipal do Paul; Câmara Municipal da Ribeira Grande; Câmara Municipal da Ribeira Brava; ADECO; Congrogue; Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Barlavento-Agremiação Empresarial; ADECO; INPS; Direcção-Geral da Saúde; Hospital Dr. Baptista de Sousa, Hospital João Morais, investidores, produtores e distribuidores privados.

Conheça o programa.

 

Pin It