DSC02185

Os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Cabo Verde, Ivaldino Rocha e Angelo Cardoso, foram os vencedores do concurso Start Up University com a ideia "Berdiana Natural", promovido pela ADEI. A sessão de encerramento e entrega de prémios foi realizada esta segunda-feira no auditório do Campus do Palmarejo da Uni-CV.

Os estudantes, que já terminaram o curso e estão actualemnte a trabalhar na delegacia de saúde da Praia, conceberam uma ideia que consiste no processamento e conserva de suco de cana de açúcar de forma natural. O processo inicia-se na selecção da cana e termina na embalagem do produto para consumo sem adição de outros ingredientes. O sumo da cana, que antes tinha apenas a duração de cerca de 24 horas, passa a ter uma validade que pode chegar aos seis meses, de acordo com os processos da Berdiana Natural.

Apesar de a ideia não estar relacionada com a sua área de formação, Ivaldino Rocha afirmou mesmo que a sua ligação com a coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Odete Mota, foi decisiva para concorrem ao concurso, já que foi a docente que os informou sobre a atividade promovida pela ADEI. A ideia surgiu da vontade de dar resposta à necessidade do mercado na conservação do sumo de cana e de o fazer de forma inovadora.

Mas o projecto tem um fim que vai acabar por se encontrar com a formação dos vencedores, que é apoiar na criação da clínica privada com que Ivaldino Rocha e Angelo Cardoso sonham.

A ligação com a Uni-CV mantem-se forte, prova disso é a frequência de Ivaldino Rocha no mestrado de Ética e Filosofia Política.

Os estudantes ganharam um cheque de 500 mil escudos para iniciarem a empresa e o seu projecto vai ser inserido na Rede Nacional de Incubadoras. A sessão contou com a presença da equipa reitoral da Uni-CV e do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o doutor António Correia e Silva, que entregou a prémio aos estudantes da Uni-CV.

Leia a notícia em inglês no Oceanpress

montagem start up university 2015

Pin It