PMAI

O auditório do Campus do Palmarejo, na Praia, foi pequeno neste dia 6 de outubro 2014 perante a afluência dos que iam assistir à aula inaugural do ano letivo na Uni-CV.

Estudantes e professores, dirigentes e funcionários da casa mas também altas personalidades do Corpo Diplomático e das Organizações Internacionais acreditadas no nosso país.

A cerimónia iniciou-se com o discurso em que a Magnífica Reitora da Universidade de Cabo Verde, após dar as boas-vindas aos presentes, fez a sua “Intervenção de balanço sobre 2013-14 e perspectivas para o novo ano letivo”. (ver link no fim da página)

Discorrendo sobre “O papel do ensino superior no desenvolvimento de Cabo Verde”, O Senhor Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação enfatizou que o processo de mudança no Ensino Superior nacional vai corporizar-se num novo regime de acesso.

O Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção, ao abordar o tema “Internacionalização vs Investigação”, lembrou que o caminho para o futuro na Universidade passa pela mudança de atitude acerca da investigação que tem de ser de qualidade por forma a poder competir no contexto internacional.

 “O Papel do Ensino Superior no Processo de Transformação de Cabo Verde”

Aceitar o desafio de transformar, pela qualidade e a abertura que esta suscita, o ensino superior para atingir o grau de desenvolvimento desejado: este é o caminho a trilhar. Implica desenvolver uma cultura empreendedora que corresponda a uma económica competitiva, abraçando as áreas de ponta identificadas. Implica ainda um diálogo permanente com as forças vivas da sociedade.

Afinal, não há lugar para uma universidade autocentrada perante os imensos desafios que são tantas oportunidades que se abrem para o Ensino Superior em Cabo Verde. A oferta formativa criada pelas Universidades tem de alavancar o desenvolvimento deste país que tem de melhorar o seu índice atual de 6,36 para o valor que se estabeleceu como próxima meta: o índice 8 do IDH.

Estas algumas das boas “provocações”, que a aula dada pelo Primeiro-Ministro neste arranque do novo ano letivo fez emergir nos espíritos destes universitários, ou não fosse este o elemento necessário no debate académico.

 

DISCURSO DA REITORA

 

 

DSC07743 DSC07745
DSC07757 DSC07740
DSC07772

DSC07767

DSC07795 DSC07806
DSC07761 DSC0776mes1
DSC07759

DSC07773

 
-- Faça download do programa aqui --
 AULA-INAUGURAL 2

 

 

 

 

Pin It