Equipa-reitoralNo primeiro dia da visita à Bridgewater State University, no estado norte-americano de Massachusetts, a Reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, e o Vice-reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, António Lobo de Pina, tiveram a oportunidade de visitar New Bedford Whaling Museum.

A equipa reitoral foi recebida pelo presidente do Museu, James Russell, com quem iniciou discussões no sentido de realizar projectos futuros de parceria entre estudantes e alunos da Uni-CV no sentido de aprofundar a pesquisa da história da emigração cabo-verdiana nos EUA.

O New Bedford Whaling Museum foi fundado em 1903 e guarda a história do início da pesca da baleia nos Estados Unidos da América. No centro desta história está profundamente enraizada a cultura cabo-verdiana, sendo que a comunidade era recrutada nas ilhas do arquipélago para trabalhar na pesca da baleia e acabava por emigrar para os EUA.

O museu tornou-se por isso um importante legado para a história da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, em que mostra como a sua participação foi essencial para o desenvolvimento do país.

A exposição é um reflexo do "Sonho americano" que foi partilhado por diversas nações em New Bedford no século XIX. Documentos do museu referem mesmo que "New Bedford tornou-se uma verdadeira Ellis Island Cabo Verdiana".

"Graças à sua localização geográfica no Atlântico, os açorianos e cabo-verdianos estavam inclinados a olhar para o mar e para oeste na procura de oportunidades. Os capitães baleeiros reconheceram as suas habilidades e encorajaram-nos a juntarem-se à tripulação. Ao longo do tempo, amigos e familiares foram-nos seguindo", pode ler-se em http://www.whalingmuseum.org

visita-new-bedford

Mais informações no site do museu:

http://www.whalingmuseum.org/sites/default/files/NBWM%20Luso%20Panel%20Full%20Set_Portuguese%209-8A.pdf

http://www.whalingmuseum.org/explore/exhibitions/traveling/yankee-baleeiros

 

Notícias Relacionados

Equipa reitoral visita Bridgewater State University

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, e o Vice-Reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, António Lobo de Pina, vão realizar uma visita à Bridgewater State University, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América...Ler mais

Pin It