banner conf gfps1

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde, o e o ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género), em parceria com o INE (Instituto Nacional de Estatística) e a ONU-Mulheres, vão realizar uma "Conferência Nacional sobre Políticas Sociais, Género e Família" no dia 17 de Novembro, com início às 9 horas, no auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde, no Plateau.
A realização desta conferência vem no seguimento de trabalhos realizados com o ICIEG, o INE, o Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos (MJEDRH) e a Rede de Mulheres Parlamentares.
A cerimónia de abertura da conferência vai contar com a Reitora da Uni-CV, a Professora Judite Nascimento, a Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro e da Saúde, Cristina Fontes, a Coordenadora Residente das Nações Unidas, a Ulrika Richardson-Golinsky e o Presidente do INE, o António Duarte.
Vão ser debatidos os temas referentes a desigualdades de género nas políticas sociais, na economia e na distribuição de tarefas domésticas que têm levado à penalização da mulher no que toca ao tempo restante para desenvolver a carreira profissional. O efeito disto reflete-se na sua posição económica mais frágil. Por conseguinte, de entre as temáticas, será discutida a questão sobre a "Dimensão quantitativa da pobreza do tempo", Proteção Social e políticas públicas.
A conferência vai também apresentar grupos de trabalho nas áreas: Cuidado de crianças e dependentes, Conciliação entre a vida laboral e familiar, Emprego doméstico e de cuidados e Trabalho não remunerado.
Os trabalhos vão ter como suporte os resultados do estudo sobre Trabalho Não remunerado e Uso do Tempo realizado pelo INE e apoio técnico da ONU Mulheres e prevê a finalização da proposta de constituição formal de um Grupo de Trabalho Interinstitucional para continuar o estudo destes temas.

PROGRAMA EM ANEXO > 

Pin It