bannercongresso55

A Universidade de Cabo Verde vai receber o Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) -“Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde” nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2014, numa parceria entre a Universidade de Cabo Verde-DCSH e a Universidade do Minho-Instituto de Educação-Cied, Braga, Portugal. O evento realiza-se no Campus do Palmarejo, na Cidade da Praia.

"Desafiando os caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde", é o tema deste congresso que pretende disseminar os resultados de investigações, tal como promover a troca de experiências e o debate entre investigadores, pais, representantes políticos, organizações não-governamentais e profissionais de educação da comunidade lusófona. Neste contexto, a iniciativa tem por objectivo contribuir para o enriquecimento pessoal e profissional de todos os participantes e o aumento da qualidade da inclusão na escola e na sociedade das crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

O Iº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva conta com um programa científico intensivo e diversificado, organizado em conferências, comunicações livres, comunicações em posters e debates. Entre os convidados estão Luís de Miranda Correia, Professor Catedrático Emérito da Universidade do Minho, Ana Maria Serrano, Professora Associada, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Cied, e Maria Adriana Beirão Gonçalves Sousa Carvalho, Professora aposentada da Universidade de Cabo Verde.

Em debate vão estar temas como: “Educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais”, “Políticas de Educação Inclusiva”, “Formação e Desafios em Educação Inclusiva, “Recursos Tecnológicos e Familiares Inclusivos”, “Intervenção precoce: um direito universal para a inclusão”, “Organização de Serviços Inclusivos”, “Práticas Inclusivas”, “Ambientes inclusivos” e “A modelação do discurso educativo em Cabo Verde: marcos temporais da exclusão social à educação inclusiva”. Pretende-se que um vasto leque de profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe encontrem um espaço privilegiado para a partilha de experiências e criação de redes de investigação.

A Comissão Organizadora cabe ao docente da Uni-CV e investigador do Cied-Instituto de Educação, Universidade do Minho, Filomeno Afonso Correia Tavares, e à investigadora do Cied, e docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Ana Paula Loução Martins. O evento conta ainda com a parceria do Ministério da Educação e Desporto, Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação, Handicap Internacional-Cabo Verde, ONG´s ligadas à deficiência e o apoio da TAP Portugal, RTC, TCV, Hotel Santa Maria, Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação.

 

-- Ver Programa aqui --

 

 

 

 

 

 

 

Pin It