Descrição

Formação Superior em Engenharia Informática e Telecomunicações, vocacionada para a Internet, cobrindo diversas vertentes que vão desde o planeamento e gestão dos diferentes tipos de redes de Telecomunicações que atualmente compõem a Internet; abrange aspetos da segurança das comunicações e da informação    e a componente de desenvolvimento de aplicações multimédia para dispositivos móveis, programação para redes de sensores viradas para a Internet das Coisas (IoT). 

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: área de Ciências e Tecnologias. Via Técnica: áreas de Construção Civil, Eletricidade e Mecânica. 

Provas de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro de Telecomunicações e Informática, capacitado para desempenhar funções de Gestor e planeador de Redes de Telecomunicações; programador de aplicações Multimédia, Móveis, Peer-to-Peer e na Cloud, para a Internet; integrador de soluções de Redes e Serviços de Telecomunicações; arquiteto de Redes de Computadores e projetista e gestor de Sistemas de Informação e de Bases de Dados para a Web.

Descrição

O Curso de Gestão dos Transportes Marítimos e Logística insere-se no contexto da logística nacional, seus desafios atuais e futuros, proporcionando uma formação atualizada e moderna de altamente qualificados para o sector dos transportes marítimos.

Os Transportes Marítimos e a Logística  são  um  suporte  inegável ao sucesso da competitividade. A nível da Gestão é uma área em expansão muito importante, garantindo boa empregabilidade e nível remuneratório razoável. As empresas perceberam que para serem competitivas têm que apostar no transporte e logística como um importante segmento na cadeia de valor que pode contribuir para a redução dos seus custos totais de exploração.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Eletricidade, Construção Civil, Áreas de Contabilidade e Administração e Informática de Gestão.

Prova de acesso

Economia ou Matemática B.

Perfil de Saída

Quadros Superiores e Chefias no sector dos Transportes Marítimos; Logística; Operações Portuárias; Construção e Reparação Naval; Administração Marítima; Gestão Portuária.

Descrição
Formação Superior em Engenharia Eletrotécnica Marítima vocacionada para a Indústria de construção e reparação naval, dos Transportes marítimos, portos, marinas, náutica de recreio, serviços e equipamentos de telecomunicações.

Perfil de Entrada
12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Eletricidade, Construção Civil.

Prova de acesso
Física ou Matemática A.

Perfil de Saída
O curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima visa fornecer os conhecimentos mínimos obrigatórios para a certificação do oficial eletrotécnico, que lhe permita ser responsável pela manutenção e reparação de instalações elétricas dos navios e sistemas associados.

Descrição

Formação em Engenharia Mecânica nos domínios da Mecatrónica, Manutenção, Energia, bem como em sistemas de equipamentos industriais.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Eletricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro Mecânico com competências nos domínios da engenharia mecânica, reparação de equipamentos indústriais, elaboração e fiscalização de projetos, consultoria e investigação.

 

 Descrição do curso

Formação de Profissionais para o exercício de funções de Oficiais de Ponte e Capitães para a Marinha Mercante.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Electricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A.

Perfil de Saída

Oficial de Ponte e Capitação da Marinha Mercante. Técnico Superior no sector dos transportes marítimos, com competências em planeamento e gestão de operações portuárias, gestão e manutenção de instalações e equipamentos marítimos e industriais.