candieuridicemonteirocandidato Euridice Monteiro

 

Socio-Politóloga, é Doutorada pela Universidade de Coimbra. Fez um curso avançado de Administração Pública em Bridgewater State University e um curso executivo de Liderança em Harvard Kennedy School, nos EUA. É Diretora da Cátedra Amílcar Cabral da Universidade de Cabo Verde, desde 2015; Co-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciências Sociais; professora nos cursos de Ciências Sociais, Relações Internacionais e Diplomacia, Jornalismo, Filosofia, Ciências da Educação e em programas de mestrado e doutoramento da UNICV.

Paralelamente à experiência de docência universitária, tem-se dedicado à investigação sobre a democracia e os processos políticos, sociais e culturais em Cabo Verde. Já recebeu vários prémios científicos e distinções pelo seu trabalho de investigação e intervenção pública: em Dezembro de 2007, foi galardoada com o “Prémio Nacional dos Direitos Humanos”; em 2015, com uma Menção Honrosa no âmbito da 9ª Edição do “Prémio CES-UC para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa”; em 2016, foi uma das contempladas com a bolsa Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders (YALI), um programa da administração do Presidente Barack Obama.

Para além de artigos científicos em revistas especializadas e em coletâneas, é autora dos livros Mulheres, Democracia e Desafios Pós-coloniais: Uma Análise da Participação Política das Mulheres em Cabo Verde, publicado pelas Edições UNICV, em 2009, e Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes: Identidade, Classe e Género na Estruturação do Campo Político em Cabo Verde, publicado no Brasil pela Editora da UFPE, em 2014, e em Cabo Verde pelas Edições UNICV, em 2015. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, intitulado A Ponte de Kayetona.

Como professora universitária e investigadora, Eurídice Monteiro já recebeu convites para participar em conferências internacionais, pesquisar e lecionar em várias universidades em África, Europa, Estados Unidos e América Latina. Foi Pesquisadora Visitante em Brookings Institution, Estados Unidos, em 2016; Professora Visitante na Universidade Federal de Minas Gerais e UNISINOS, Brasil, em 2016; Professora Visitante da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, em 2014; Pesquisadora Convidada no Observatório Lusófono dos Direitos Humanos (OLDHUM) na Faculdade de Direito da Universidade do Minho, Portugal, desde 2014; Pesquisadora Visitante da Universidade de Boston, Estados Unidos, em 2010. Recentemente, em 2017, foi Professora Internacional no Seminário virtual “Luta das Mulheres no Sul: América Latina, África e Oriente”, na Especialização e Curso Internacional em Epistemologias do Sul, organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES, Portugal) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

É Membro Fundador nº 29 da Academia Cabo-verdiana de Ciências e Humanidades; Membro da American Political Science Association (APSA), desde 2016; Membro da Associação Portuguesa de Ciências Políticas (APCS), desde 2004; Membro do Conselho de Supervisão da Associação Internacional de Língua Portuguesa das Ciências Sociais e Humanas (AILP-CSH); e Membro Voluntário da Associação Zé Moniz (AZM), uma ONG que promove os direitos humanos. Desde Setembro de 2016, é Comissária Nacional de Direitos Humanos, nomeada pelo Governo de Cabo Verde, na administração do Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva.

 

Mandatário: José Pedro Duarte Fonseca

Curriculum Vitae (.pdf)

Programa de ação a Desenvolver (.pdf)

Link de Candidatura: https://www.facebook.com/EuridiceMonteiroUNICV/

 
 
 
Pin It