emdirecto eleicao2018

 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é uma instituição de ensino superior de Cabo Verde. É a única instituição pública com o caráter de universidade no país, sendo portanto referência para o ensino superior cabo-verdiano.

Em 20 de novembro de 2006, o Conselho de Ministros criou, por meio do Decreto-Lei 53/2006, a Universidade de Cabo Verde, integrando primeiramente o ISE, localizado em Praia, e o ISECMAR, localizado em Mindelo. Em 2007, uma terceira escola juntou-se oficialmente à universidade: o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), localizado em São Jorge dos Órgãos. Nos primeiros anos de existência, a Uni-CV contou com forte apoio de universidades brasileiras em matéria de formação de docentes e intercâmbio de experiências administrativas.

As instituições mantiveram-se como unidades associadas à Uni-CV, com um figurino jurídico específico nos dois primeiros anos de funcionamento da universidade. Então, por meio do Decreto-Lei nº 29/2008 de 9 de Outubro, o ISE, o ISECMAR e o INAG foram extintos, e sua estrutura foi totalmente integrada na Uni-CV.

Em 31 janeiro de 2014 a Uni-CV passou por um processo inédito, com a primeira eleição livre e direta do seu Reitor. Nesta eleição foi eleita, com 50,9% dos votos, a professora doutora Judite Nascimento como nova reitora da universidade, tomando posse em 24 de fevereiro do mesmo ano.

 

Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar

FECM / saber mais  

Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes

FCSHA/ saber mais  

Faculdade de Ciências e Tecnologia

FCT / saber mais  

Escola de Negócios e Governação

ENG / saber mais 

Escola de Ciências Agrárias e Ambientes

ECAA /saber mais