Apresentação
 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV em parceria com a JC - Consultoria & Fiscalização, acolherá no dia 28 de Abril, pelas 08H30mn, no auditório do Campus do Palmarejo, o Seminário alusivo ao Dia Nacional de Prevenção e Segurança do Trabalho.

Esta data foi instituída em Cabo Verde, como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, através da resolução governamental nº 101/2015.  Pretende-se assim servir como um dia de reflexão e partilha de conhecimentos técnico-científicos e das boas práticas ao nível nacional e internacional para a prevenção e a eliminação dos acidentes e das doenças do trabalho.

É de se considerar ainda que o dia 28 de Abril é internacionalmente reconhecido como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, tendo surgido no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causadas pelo trabalho, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Posteriormente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) legitimou e apoiou a comemoração desta data e desde então muitos países adotaram-na como Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, como parte integrante de uma estratégia para a promoção e a edificação de uma cultura global de segurança através da sensibilização de todos os atores laborais.

É de referir, que em todo o mundo, milhões de trabalhadores se acidentam e centenas de milhares morrem no exercício do trabalho a cada ano.

Segundo estimativas da OIT, cerca de 270 milhões de trabalhadores são afetados por lesões graves, não mortais e 160 milhões de trabalhadores sofrem de doenças de curta ou de longa duração em virtudes de fatores relacionados com a vida laboral.

O seminário que se realiza no dia 28 de Abril, será presidida pelo Exmo Sr. Director Nacional da Administração Pública.

Programa

Pin It