3534 logo erasmus big

O Erasmus+ ajuda a organizar intercâmbios de estudantes universitários e doutorandos entre países do programa e entre estes e países parceiros.

As oportunidades para estudar no estrangeiro estão abertas a estudantes dos níveis de licenciatura e mestrado e a candidatos ao doutoramento. 

Este projeto de mobilidade pode englobar uma ou várias das seguintes atividades:

Mobilidade de estudantes:

A mobilidade de estudantes pode ocorrer em qualquer área de estudo/disciplina académica. Para assegurar atividades de mobilidade de elevada qualidade com máximo impacto para os estudantes, a atividade de mobilidade tem de ser compatível com as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal correspondentes ao grau do estudante.

Os estudantes podem realizar uma das atividades descritas abaixo ou uma combinação das mesmas:

  • um período de estudo no estrangeiro numa instituição de ensino superior (IES) parceira;

Um período de estudo no estrangeiro pode incluir também um período de estágio. Esta combinação cria sinergias entre a experiência académica e profissional no estrangeiro e pode ser organizada de diferentes formas, conforme o contexto: ou uma atividade a seguir a outra ou ambas em simultâneo. A combinação das duas atividades está sujeita às mesmas regras em matéria de financiamento e de duração mínima que a mobilidade para fins de estudo.

  • um estágio (experiência laboral) numa empresa ou em qualquer outro local de trabalho pertinente no estrangeiro. Tal inclui Estágios de Oportunidade Digital para que os estudantes e os recém-diplomados desenvolvam ou adquiram competências digitais. Os estágios num local de trabalho no estrangeiro são apoiados durante os estudos de ciclo curto (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e, no caso de mobilidade entre países do programa, num período máximo de um ano após a aquisição do grau pelo estudante. Tal inclui também o estatuto de « assistente » para docentes em formação.

Sempre que possível, o estágio deve ser parte integrante do programa de estudos do estudante.

mobilidade estudante

Mobilidade do pessoal:

  • Períodos de ensino: esta atividade permite a membros do pessoal docente de IES ou pessoal de empresas ensinar numa IES parceira no estrangeiro. A mobilidade de pessoal para fins de ensino pode ocorrer em qualquer área de estudo/disciplina académica.
  • Períodos de formação: esta atividade contribui para o desenvolvimento profissional do pessoal docente e não docente de IES, bem como para o desenvolvimento das instituições envolvidas. Poderá assumir a forma de eventos de formação no estrangeiro (exceto conferências) e períodos de formação ou de acompanhamento no posto de trabalho/observação numa IES parceira, ou noutra organização relevante no estrangeiro.

mobilidade

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account