Apresentação
 

Os Cursos de Graduação visam dotar os estudantes de uma sólida formação científica, bem como o desenvolvimento de atitudes e valores indispensáveis ao seu desenvolvimento pessoal e social. Nesta perspectiva, a estrutura curricular dos cursos da Uni-CV comporta um conjunto de competências em matéria de Perfil do Diplomado da Uni-CV ao longo da vida, requisitos fundamentais para que o estudante possa construir o seu percurso formativo com elevado grau de autonomia. Os Cursos de Graduação têm a duração normal de quatro anos, podendo o estudante optar por diferentes percursos e variantes, nos termos do Regulamento Geral de Graduação.

Oferta formativa 2016/17 Uni-CV (.pdf)

 

FACULDADE de CiênciaS Sociais e tecnologia
 

biologia

Ciências Biológicas (Saúde-Análises Clínicas; Ambiente; Ensino)

 

Descrição

Formação em Ciências Biológicas com percursos de especialização nos domínios da Saúde, Análises Clínicas, Ambiente e do Ensino.

Perfil de Entrada

12ºAno Via Geral: Área de Ciências e Tecnologias.

Prova de acesso

Biologia ou Química.

Perfil de Saída

Técnico Superior em Ciências Biológicas com compe­tências em análise de material biológico e sua aplicação em laborató­rio clínico, análises ambientais (ecologia e conservação da natureza) e gestão de recursos biológicos nos ambientes marítimos e costeiros; Professor do Ensino Secundário. 

 

Complemento de Licenciatura em Enfermagem

Descrição

Formação complementar de profissionais de enfermagem, com orientação para prestação de Cuidados Gerais de Saúde.

Perfil de Entrada

Titulares de bacharelato ou curso técnico-profissional de enfermagem, cuja avaliação curricular permita a equiparação da formação a um mínimo de 4 semestres curriculares da licenciatura.

Perfil de Saída

Técnico Superior de Enfermagem com competências nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos indivíduos.

Enfermagem

 

Descrição do curso

Formação em Enfermagem com orientação para prestação de Cuidados Gerais de Saúde.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área Ciências e Tecnologias

Prova de acesso

Biologia.

Perfil de Saída

Técnico Superior de Enfermagem com competências nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos indivíduos.

 

Engenharia Alimentar

Descrição

Formação Superior em Engenharia Alimentar com conhecimentos em Balanços de massa e troca de calor; Transporte de fluídos de natureza diversa; Processamento de alimentos de natureza diversa; Caracterização de produtos e processos; Estudos de tempo de prateleira; Estudo e otimização de matrizes alimentares.

Perfil de Entrada

12º Ano da área de Ciências e Tecnologia.

Prova de acesso

Química ou Matemática A 

Perfil de Saída

Engenheiro com competências em Laboratórios de Controlo da Qualidade; Inspeção alimentar; Indústria Alimentar; Normatização alimentar; Gestão e otimização de processo; Consultoria especializada; Ensino.

Engenharia Civil

 

Descrição do curso

Formação em Engenharia Civil com orientação para: Estruturas, Construção Civil, Hidráulica, Geotecnia e Vias de comunicação e Transportes.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Área Eletricidade, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Os Engenheiros Civis formados na UNICV estão capacitados para trabalhar nas empresas de construção, gabinetes de projeto ou entidades públicas, podendo exercer as suas Atividades profissionais nas áreas de: estruturas; geotecnia; construção civil; planeamento e fiscalização de obras; hidráulica; vias de comunicação e transporte; recuperação de património edificado e investigação. 

 

Engenharia Eletrotécnica (Energia; Telecomunicações)

Descrição do Curso

Formação em Engenharia Eletrotécnica com conhecimentos (i) em materiais elétricos e eletrónicos, sistemas de comunicação, eletrónicos, de telecomunicações, sistemas de instrumentação e controlo elétricos/eletrónicos (Percurso: Eletrónica e Telecomunicações) e (ii) em produção, gestão, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, equipamentos, materiais e máquinas elétricas/eletrónicas, sistemas de instrumentação e controlo elétricos/eletrónicos (Percurso: Energia).

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Electricidade, Construção Civil, Detentor de um Diploma de Estudos Superiores Profissionalizantes (DESP) na área de Instalação e Manutenção de Equipamentos/sistemas de Energias Renováveis.

Prova de acesso

Física ou Matemática A.

Perfil de Saída

Engenheiro Electrotécnico com competências para intervir nas áreas de Energia, Telecomunicações, Instalação, Reparação e Manutenção de equipamentos Eléctricos, Electrónicos e de Telecomunicações, Consultoria e Investigação nas áreas de Energia, Telecomunicações e Eletrónica.

 

Engenharia Informática e de Computadores (TIC; Programação e Sistemas de Informação)

 

Descrição do curso

A Licenciatura em EIC procura satisfazer o objetivo duplo de assegurar uma formação de base sólida em áreas estruturantes, tais como a matemática, a física, e programação, para além das áreas específicas de Engenharia Informática e Computação e desenvolver um espectro alargado de competências para iniciação à prática profissional e eventual prosseguimento de estudos para o 2º ciclo.

Perfil de Entrada

O curso é dirigido a diplomados do ensino secundário (12º ano), da área de Ciências e Tecnologias e Via Técnica.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Os alunos que terminam o curso de LEIC com sucesso estarão aptos para desempenharem as seguintes funções:

Quando convenientemente enquadrados em equipas de projecto, consultadoria ou suporte, podem preenher alguns dos requisitos profissionais exigidos, nomeadamente como programadores de aplicações, profissionais de apoio técnico, administradores de sistemas informáticos em PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Ficam também habilitados a exercer virtualmente qualquer profissão da área informática, em empresas e organizações de todas as dimensões, nacionais e estrangeiras. Contretamente poderão desempenhar:

ü  Projecto de sistemas hardware e software e infra-estruturas de sistemas informáticos

ü  Projecto de infra-estruturas de redes comunicação

ü  Projecto de sistemas de informação envolvendo a definição de modelos de dados, interfaces com os utilizadores e relatórios modelação de objectos que implementam os requisitos r definição da estrutura das diferentes camadas de aplicação

ü  Elaboração da documentação técnica de um projecto

ü  Direcção técnica de projectos de sistemas de informação e infra-estruturas de sistemas informáticos

ü  Manutenção e administração de sistemas informáticos

ü  Consultadoria em tecnologias e sistemas de informação

ü  Direcção técnica de alvarás de licenciamento de empresas de informática, de licenciamento de manutenção de sistemas informáticos, de direcção técnica de sistemas informáticos, entre outros.

 

Engenharia Mecânica

Descrição

Formação em Engenharia Mecânica nos domínios da Mecatrónica, Manutenção, Energia, bem como em sistemas de equipamentos industriais.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Eletricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Engenheiro Mecânico com competências nos domínios da engenharia mecânica, reparação de equipamentos indústria, elaboração e fiscalização de projetos, Consultoria e Investigação.

Engenharia Química e Biológica

 

Descrição

Formação em Engenharia Química e Biológica com orientação para: Análise Química e Biológica em Indústrias Agro-Alimentares, Farmacêuticas e Químicas e no Sector Ambiental.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área Ciências e Tecnologias.

Prova de acesso

Química ou Matemática A

Perfil de Saída

Engenheiro Químico e Biológico com competências nas áreas produção, gestão industrial e gestão ambiental abrangendo toda a cadeia de transformação dos produtos de base aos bens de consumo.

 

Ensino da Física ➝ [novo]

Descrição

Formação de base científica em Física bem como de metodologias específicas para o Ensino de Física no ensino secundário.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral e Técnica: Área Científico Tecnológica.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Licenciado em Física – ramo do ensino, com competências para o exercício de funções docentes no sistema educativo.

Ensino da Química ➝ [novo]

 

Descrição do curso

Formação de base  Cientifica em Química bem como de metodologias  especificas para ensino de química no ensino Secundário.

Perfil de entrada

12º Ano, Via Geral e Técnica; Área Cientifico tecnológico.

Prova de acesso

Química ou Matemática A

Perfil de Saída

Licenciado em Química - Ramo de ensino, com competência para o exercício de funções docentes no sistema educativo

Estatística e Gestão de Informação

 

Descrição 

Formação em Estatística e Gestão da Informação com orientação para: Gestão de Sistemas de Informação, Análise Estatística e Planeamento.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Áreas Ciências e Tecnologias, Económico Social; Via Técnica: Área de Contabilidade e Administração e Informática de Gestão.

Prova de acesso

Matemática A ou Matemática B

Perfil de Saída

Técnico Superior em Estatística com competências em realização de sondagem, estudos de mercado, projeções demográficas, análise prospetivas e conceção de sistemas de informação.

 

Geografia e Ordenamento de Território

Descrição do curso

Formação em Geografia com orientação para: Ordenamento e Planeamento do Território, Ambiente, Desenvolvimento e Tecnologias de Informação Geográfica.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Áreas Ciências e Tecnologias, Económico-social

Prova de acesso

Geografia

Perfil de Saída

Técnico Superior em Geografia com competências nas áreas de ordenamento, do desenvolvimento regional e local, de conservação e proteção de ambiente.

 

Geologia (Geologia Aplicada e do Meio Ambiente; Geologia e Recursos Naturais)

 Descrição

Formação em Geologia com conhecimentos nas áreas científica de Geociências - Mineralogia e Petrologia, Geologia - e Ciências de Engenharia. Percurso: Geologia Aplicada e do Meio Ambiente; e Geologia e Recursos Naturais.

Perfil de Entrada

Alunos com 12º ano Via geral Área de Ciências e Tecnologias; Via Técnica: áreas de construção Civil, Eletricidade, Mecânica

Prova de acesso

Geologia ou Matemática B

Perfil de Saída

Técnico Superior em Geologia com competências em Interpretação dos sistemas geológicos com particular pertinência nos domínios dos Geo-recursos, Geologia da Engenharia, Geologia Marinha e Costeira, Riscos Naturais, Cartografia Geológica e de Riscos.

Matemática (Ensino; Matemática Aplicada)

Descrição do curso

Formação em Matemática com aplicação no Ensino e na Área Financeira (estudos de mercado, serviços financeiros, seguros, etc.). Percurso: Ensino; Matemática Aplicada.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Áreas Ciências e Tecnologias, Económico Social; Via Técnica: Área Informática de Gestão.

Prova de acesso

Matemática A

Perfil de Saida

Licenciado em Matemática - ramo ensino, com competências para o exercício de funções docentes no sistema educativo. Técnico Superior no domínio da matemática com competências de análise, estudo, assessoria e gestão nas áreas financeiras, contabilidade e estatística.

Mestrado Integrado em Medicina

 Descrição

Formação em Medicina tem como finalidade proporcionar aos jovens cabo-verdianos, e não só, oportunidades de formação no domínio da saúde, garantindo-lhes a aquisição de uma base adequada, sólida e coerente de conhecimentos técnicos e científicos, aptidões e habilidades de índole médica, bem como de princípios, valores e atitudes associadas à melhor prática clínica e do exercício da profissão médica.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área de Ciências e Tecnologias.

Prova de acesso

Biologia ou Química

Perfil de Saída

Formado em Medicina com competências de trabalho primordial sobre o exercício da Medicina, seja como Médico de Família, como Médico de Saúde Pública ou Médico Hospitalar; Um perfil multivalente do profissional médico, destacando-se unidades em Medicina, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Saúde Mental, Saúde Infantil, Saúde Materna, Oncologia e Saúde Pública.

Tecnologias Multimédia e Comunicação (Multimédia e Audiovisual)

 

Descrição

Este curso tem como objetivo, assegurar uma formação de base sólida em áreas estruturantes, tais como a conceptualização e produção de artefactos multimédia interativos e conteúdos audiovisuais de acordo com as tendências internacionais e desenvolver um espectro alargado de competências para iniciação à prática profissional e eventual prosseguimento de estudos para o 2º ciclo. 

Esta Licenciatura promove:

  • A aprendizagem de competências em design gráfico;
  • Desconstrução, análise e caracterização de um problema de comunicação ou gestão e consequente identificação das metodologias e das tecnologias  para sua resolução;
  • Conhecimento das propriedades básicas e avançadas dos elementos constituintes da informação e tecnologia multimédia, bem como os respectivos constrangimentos de armazenamento, e preservação e de desempenho em ambiente offline, online e móvel;
  • Domínio de técnicas e ferramentas de tratamento de imagem, som e vídeo de forma adequada à finalidade e à plataforma/tecnologia alvo;
  • Técnicas de comunicação e de expressão escrita e oral, na língua portuguesa e pelo menos numa língua estrangeira; ferramentas apropriadas para a melhoria da comunicação síncrona e assíncrona e com os outros membros de eventuais redes de trabalho, educação ou lazer, baseadas em tecnologias de informação e comunicação.
  • Pretende-se simultaneamente encorajar os estudantes a valorizar algumas competências e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico e a criatividade, o sentido crítico e o de responsabilidade, a capacidade de aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, a capacidade de auto adaptação, a capacidade de comunicação, e autoexigência. 

Perfil de Entrada

Para a admissão no curso, os alunos que concluíram o 12º ano.

Prova de acesso

Geometria Descritiva ou Desenho ou Matemática B.

Perfil de Saída

Os alunos que terminam o curso de LTCM com sucesso estarão aptos para desempenharem as seguintes funções:

  • Produção e edição audiovisual
  • Animação e divulgação cultural
  • Web designer
  • Design gráfico
  • Integração em empresas/organizações/equipas nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, as vocacionadas para: Gestão de sistemas de difusão de informação; Aplicações e produtos multimédia para sistemas de comunicação móveis;  Jogos; Animação por computador 3D; Produção de Vídeo (Documentário, Ficção e Publicitário); Ilustração Multimédia e Artes Digitais; Produção e Difusão de Conteúdos impulsionados por forte motivação económica (E.g. Televisão Digital); Gestor de Conteúdos; Web Designer; Programador Web; Gestor de Publicidade Web

 

FACULDADE de CiênciaS Sociais, Humanas E ARTES | FCSHA (PRAIA E MINDELO)
 

ssdsd

Ciências da Educação ( Educação para os Direitos Humanos e Cidadania; Tecnologias e Educação; Educação Inclusiva; Administração Educacional e Avaliação)

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição do curso

Formação na área da educação com percursos em Educação para a Educação para os Direitos Humanos e Cidadania (Ensino); Tecnologias e Educação (Ensino); Educação Inclusiva (Ensino); Administração Educacional e Avaliação

Perfil de Entrada

12º Ano - Qualquer Área.

Prova de acesso

Comunicação e Expressão.

Perfil de Saida

Técnico Superior em planeamento, gestão e avaliação de instituições, projectos e actividades educativas e formativas nos sectores público e privado. Professor do Ensino Secundário.

 

Ciências de Comunicação - "curso de Jornalismo reconfigurado" (Jornalismo; Assessoria de comunicação; e Multimédia)

FCSH&A – Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Ciências de Comunicação com percursos: em Jornalismo; Assessoria de comunicação; e Multimédia.

Perfil de Entrada

12º Ano - Qualquer Área.

Prova de acesso

Comunicação e Expressão.

Perfil de Saída

Jornalista com competências em recolha, seleção e organização, redação, edição e difusão de informações em diferentes meios; assessoria sobre gestão da comunicação e informação.

 

Ciências Sociais (Ciência Política; Sociologia; Antropologia)

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição do curso

Formação em Ciências Sociais, com opções indicativas de especialidade em Antropologia, Sociologia e Ciência Política.

Perfil de Entrada

12º Ano - Qualquer Área.

Prova de acesso

História ou Filosofia.

Perfil de Saida

Técnico Superior com competências para análise e compreensão de fenómenos sociais, formulação, execução e avaliação de políticas.

 

Complemento de Licenciatura em Educação Física

FCSH&A - Mindelo

Mais Informações disponíveis brevemente

Complemento em Educação Especial

FCSHA – Praia

Descrição

Formação em Educação Especial contribuirá para que a escola aceite, respeite e valorize a diferença e reconheça que todas as crianças e jovens têm direito àigualdade de aprender.

Perfil de Entrada

Docentes dos ensinos básico e secundário com bacharelato em qualquer área científica, desde que possuam formação psicopedagógica ou o curso do ex- Instituto Pedagógico.

Perfil de Saída

Técnico Superior Capacitado para: Estabelecimentos de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, ensino básico e ensino secundário); Salas de recurso, Serviços de Educação Especial e Reabilitação; Organizações Não-governamentais que se dedicam ao trabalho com pessoas com deficiência; Centros de Acolhimento; Centros de emprego e formação profissional.

Complemento Pedagógico

FCSHA - Praia e Mindelo

Descrição 

Curso de Complemento Pedagógico.

Perfil de Entrada

Docentes do Ensino Secundário em exercício. 

Perfil de Saída

Professor de Ensino Secundário com grau de Licenciatura.

Educação Física e Desporto

FCSH&A – Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Educação Física e Desporto visa a formação de profissionais dotados de um sólido conhecimento científico nas ciências básicas da Atividade Física, bem como em Ciências do Desporto, complementado com uma formação educacional geral na didática específica da Educação Física, quer teórica quer prática, capacidade de autoaprendizagem e competências básicas de pesquisa educacional e gestão escolar.

Perfil de Entrada

12º Ano ou equivalente em qualquer área (Humanística, Económico e social e Científico-tecnológico).

Prova de acesso

Provas de Aptidão Física

Perfil de Saída

Técnico Superior capacitado para: Investigação aplicada no âmbito das Ciências da Atividade Física e das Ciências do Desporto; Elaboração de políticas desportivas; Orientação de programas de desporto autárquico; Gestão de equipamentos culturais e desportivos comunitários; Gestão e direção de organizações públicas e privadas de lazer; Animação sócio desportiva e sociocultural; Orientação do desporto escolar ou infanto-juvenil; Treino desportivo; Orientação de programas de condição física e educação para a saúde; Docência.

Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses (Comunicação; Ensino)

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição do curso

Formação em Línguas, Literaturas e Culturas Cabo-Verdiana e Portuguesa, com percursos nos domínios da Comunicação e Mediação Turísticas, Tradução e Ensino.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Qualquer área

Prova de acesso

Língua Portuguesa.

Perfil de Saída

Técnico Superior com competências em Comunicação e Mediação Turísticas e Tradução. Professor do Ensino Secundário.

 

Estudos Franceses (Tradução; Ensino)

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição do curso

Formação em Língua, Literatura e Cultura Francesas com percursos nos domínios da Comunicação e Mediação Turísticas e Ensino.

Perfil de Entrada

12º Ano: Qualquer área

Prova de acesso

Francês.

Perfil de Saída

Técnico Superior com competências em Comunicação e Mediação Turísticas. Professor do Ensino Secundário.

 

Estudos Ingleses (Tradução; Ensino)

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição do curso

Formação em Língua, Literatura e Cultura Inglesas com percursos nos domínios da Comunicação, Mediação Turísticas e Ensino.

Perfil de Entrada

12º Ano - Qualquer área

Prova de acesso

Inglês.

Perfil de Saída

Técnico Superior com competências em Comunicação e Mediação Turísticas. Professor do Ensino Secundário.

 

Filosofia Política e Relações Internacionais

FCSH&A – Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Filosofia, Política e Relações Internacionais com competências no sector empresarial público e privado;

Perfil de Entrada

12º Ano ou equivalente em qualquer área (Humanística, Económico e Social e Científico-tecnológico).

Prova de Acesso

Filosofia ou Comunicação e Expressão

Perfil de Saída

Instituições da administração pública / Organizações governamentais internacionais e organizações não-governamentais (ONG), nos domínios da educação, da saúde, do ambiente, da ajuda humanitária, da cooperação comercial, tecnológica e cultural e do desenvolvimento internacional; Sector empresarial do Estado e institutos públicos; na via de ensino, poderá lecionar as disciplinas de Filosofia, Formação Pessoal e Social, ou as ligadas à cidadania e direitos humanos.

Gestão do Património Cultural

FCSH&A - Praia 

Descrição do curso

Formação em Gestão do Património Cultural, com orientação para: gestão de bibliotecas, arquivos e museus; gestão, produção e animação culturais; gestão e animação turísticas.

Perfil de Entrada

12º Ano - Qualquer área

Prova de Acesso

História ou Filosofía ou Economia.

Perfil de Saida

Licenciado em Gestão do Património Cultural, com competências para desempenhar cargos técnicos, dirigentes ou de assessoria em políticas, gestão, preservação e promoção do património cultural (documental, arquivístico e museológico); gestor, produtor e animador cultural; gestor e animador turístico; consultor na área da cultura.

 

História (Ensino; Museologia, Bibliotecas e Arquivos)

FCSH&A - Praia

Descrição do curso

Formação História com orientação para: desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do património histórico-cultural. 

Perfil de Entrada

12º Ano - Área Económico-Social ou Humanística.

Prova de Acesso

História.

Perfil de Saída

Licenciado em Museologia, Bibliotecas e Arquivos, Turismo, Técnico de Administração Central e Local, Área Editorial. Investigação científica, Diplomacia, Comunicação Social, Ensino - História Universal, bem como, História Geográfica de Cabo Verde, inserida esta última no sistema educativo cabo-verdiano.

Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento; Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho)

FCSH&A – Praia

Descrição

Formação em Psicologia com competências de avaliação, intervenção e investigação nas áreas da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, e Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho.

Perfil de Entrada

12º Ano em qualquer área

Prova de acesso

Biologia ou Comunicação e Expressão.

Perfil de Saída

Técnico Superior capacitado para trabalhar em empresas, em domínios como a gestão de recursos humanos, em instituições de saúde públicas e privadas, em escolas dos diferentes níveis de ensino, na área do desporto, na área social e forense.

Relações Internacionais e Diplomacia

FCSH&A - Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Relações Internacionais e Diplomacia competências diplomáticas, político-sociais e aprofundado conhecimento a nível linguístico (português, inglês e francês).

Perfil de Entrada

12º Ano ou equivalente em qualquer área (Humanística, Económico e Social e Científico-tecnológico). Nucleares obrigatórias: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e/ou Língua Francesa.

Prova de Acesso

Comunicação e Expressão.

Perfil Saída

O Técnico (a) Superior em Relações Internacionais e Diplomacia formado no FCSH&A da Universidade de Cabo Verde é um profissional que tem aceitação e saídas profissionais nos sectores público e privado, governamental e não-governamental.

Turismo e Cultura [Novo]

Mais informações disponíveis brevemente

ESCOLA DO MAR
 

mare

Ciências Biológicas

Brevemente disponíveis mais informações

Ciências Náuticas – Pilotagem

 Descrição do curso

Formação de Profissionais para o exercício de funções de Oficiais de Ponte e Capitães para a Marinha Mercante.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Electricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A.

Perfil de Saída

Oficial de Ponte e Capitação da Marinha Mercante. Técnico Superior no sector dos transportes marítimos, com competências em planeamento e gestão de operações portuárias, gestão e manutenção de instalações e equipamentos marítimos e industriais.

 

Enfermagem

Descrição do curso

Formação em Enfermagem com orientação para prestação de Cuidados Gerais de Saúde.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área Ciências e Tecnologias

Prova de acesso

Biologia.

Perfil de Saída

Técnico Superior de Enfermagem com competências nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos indivíduos.

 

Engenharia Civil

Descrição do curso

Formação em Engenharia Civil com orientação para: Estruturas, Construção Civil, Hidráulica, Geotecnia e Vias de comunicação e Transportes.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Área Eletricidade, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Os Engenheiros Civis formados na UNICV estão capacitados para trabalhar nas empresas de construção, gabinetes de projeto ou entidades públicas, podendo exercer as suas Atividades profissionais nas áreas de: estruturas; geotecnia; construção civil; planeamento e fiscalização de obras; hidráulica; vias de comunicação e transporte; recuperação de património edificado e investigação. 

 

 

Engenharia de Informática e de Telecomunicações

Descrição

Formação Superior em Engenharia de Telecomunicações e Informática vocacionada para a Engenharia da Internet que abarca aspectos que vão do planeamento e gestão de redes de Telecomunicações em Internet; abrangendo a segurança das comunicações e da informação, o desenvolvimento de aplicações multimédia e para dispositivos móveis.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: área de Ciências e Tecnologias. Via Técnica: áreas de Construção Civil, Eletricidade e Mecânica.

Provas de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro de Telecomunicações e Informática, capacitado para desempenhar funções de Gestor e planeador de Redes de Telecomunicações; programador de aplicações Multimédia, Móveis, Peer-to-Peer e na Cloud, para a Internet; integrador de soluções de Redes e Serviços de Telecomunicações; arquiteto de Redes de Computadores e projetista e gestor de Sistemas de Informação e de Bases de Dados para a Web.

Engenharia de Máquinas Marítimas

Descrição do curso

Formação de profissionais em engenharia para o exercício de funções de oficiais de Máquinas Marítimas para a Marinha Mercante.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Electricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Oficial de Máquina de Marinha Mercante. Técnico Superior no sector dos transportes marítimos. Engenheiro Mecânico com competências em construção e reparação naval, concepção e gestão de projectos nos ramos metalomecânicos e automação industrial.

 

Engenharia Electrotécnica (Energia)

Descrição do Curso

Formação em Engenharia Electrotécnica com opções indicativas de especialidade em Energias e Telecomunicações & Electrónica.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas Electricidade, Construção Civil.

Prova de acesso

Física ou Matemática A.

Perfil de Saída

Engenheiro Electrotécnico com competências para intervir nas áreas de Energia, Telecomunicações, Instalação, Reparação e Manutenção de equipamentos Eléctricos, Electrónicos e de Telecomunicações, Consultoria e Investigação.

 

 

Engenharia Eletrotécnica Marítima ➝ [novo]

 

Prova de Acesso

Física ou Matemática A

Mais informações disponíveis brevemente

Engenharia Informática e de Computadores

 Coordenador: Isidoro Mendes Gomes

Descrição do curso

Formação em Engenharia Informática com orientação para: Automação, Programação, Sistemas de Informação e TIC.

Perfil de Entrada

12º Ano Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Áreas da Construção Civil, Electricidade e Mecânica.

Prova de acesso

Física ou Matemática A

Perfil de Saída

Engenheiro Informático e de Computadores, com competências na organização e desenvolvimento de aplicações, gestão e manutenção de sistemas informáticos, consultadoria e investigação.

 

 

Engenharia Mecânica

Descrição

Formação em Engenharia Mecânica nos domínios da Mecatrónica, Manutenção, Energia, bem como em sistemas de equipamentos industriais.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Área Ciências e Tecnologias; Via Técnica: Eletricidade, Mecânica, Construção Civil.

Prova de acesso

Matemática A ou Física.

Perfil de Saída

Engenheiro Mecânico com competências nos domínios da engenharia mecânica, reparação de equipamentos indústria, elaboração e fiscalização de projetos, Consultoria e Investigação.

 

Gestão dos Transportes Marítimos e Logística ➝ [novo]

Prova de Acesso

Economia ou Matemática B 

Mais informações brevemente disponível

 

Escola de Negócios e Governação | ENG (PRAIA E MINDELO)
 

enggg

Ciências Empresariais e Organizacionais (Contabilidade; Gestão; Administração)

ENG - Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Ciências Empresariais e Organizacionais com percursos para: Administração Pública, Contabilidade e Gestão.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral

Área Ciências e Tecnologias, Económico-Social; Via Técnica: Áreas de Contabilidade e Administração e Informática de Gestão.

Prova de acesso

Economia ou Matemática B

Perfil de Saída

Técnico superior com competências nas Áreas de administração, contabilidade, fiscalidade, auditoria e gestão de empresas.

 

Economia

ENG - Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Economia, com o domínio das teorias e políticas económicas e de competências para a sua aplicação em contextos macro e microeconómicos.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Áreas de Ciência e Tecnologia e Económico-Social; 12º Ano Via Técnica: Área Serviços e Comércio.

Prova de acesso

Economia ou Matemática B

Perfil de Saída

Licenciado em Economia com competência para o desempenho de cargos técnicos e de gestão de empresas e outras entidades económicas, consultoria em planeamento e estudo económicos, análise de projetos, contabilidade, fiscalidade e verificação de contas.

 

Gestão Comercial e Marketing

ENG - Praia e Mindelo

Descrição

Licenciatura em GCM tem como principal objectivo dotar os quadros diplomados de competências aprimoradas no domínio da gestão, Comercialização e Marketing, bem como nas áreas transdisciplinares da Comunicação, Tecnologias, Psicologia e Sociologia, atualizando o domínio técnico e prático. Esta licenciatura espelha assim, promover a integração dos saberes e das práticas, estimular a constante atualização de todos aqueles que trabalham e operam nestes domínios, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, bem como desenvolver a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa.

Perfil de Entrada

Os titulares de um curso de ensino secundário do grau de 12º Ano de escolaridade nas áreas Económico-social, Via Técnica: área Contabilidade, Gestão ou equivalente; Também podem aceder os titulares de uma qualificação Profissional de nível IV mediante um processo de avaliação e equivalências.

Prova de acesso

Economia ou Matemática B

Perfil de Saída

Técnico Assistente de Marketing e Venda; Gestor de lojas e unidade de distribuição; Técnico superior na área de comercial e/ou marketing; Gestor de cliente e de fornecedor; Gestor de projetos de expansão comercial.

Relações Públicas e Secretariado Executivo (Relações Públicas; Secretariado Executivo)

ENG - Praia e Mindelo

Descrição

Formação em Relações Públicas e Secretariado Executivo com orientação para: Comunicação Organizacional, Comunicação de Interesse Público, Práticas de Secretariado e Gestão.

Perfil de Entrada

12º Ano - Via Geral: Humanística, Económico-Social; Via Técnica: Áreas de Contabilidade e Administração e Informática de Gestão.

Prova de acesso

Comunicação e Expressão.

Perfil de Saída

Técnico Superior com competências de assessoria, planeamento, execução e acompanhamento de actividades nos domínios de relações públicas, secretariado executivo, marketing e comunicação.

 

 

Escola de Ciências Agrárias e Ambientais | ECAA
 

ecaaass

Agronomia Sócio-Ambiental (Regime Presencial)

Descrição do curso

Formação em Agronomia com percursos de especialidade em Produção Animal, Extensão e Desenvolvimento Rural, Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, Inspecção de Produtos Animais e Vegetais, Horticultura e Fruticultura.

Perfil de Entrada

12º ano, Via geral: Área Ciências e Tecnologias. Cursos Estudos Superiores Profissionalizantes em áreas agrárias e/ou de habilitação equivalente, nível 5

Prova de Acesso

Biologia ou Matemática A

Perfil de Saída

Técnico superior capacitado para: i) A identificação de problemas, dominar e aplicar saberes, conhecimentos e técnicas no domínio das novas tecnologias e processos de produção agrícola, pecuária e silvícola, adequados à realidade rural cabo-verdiana. ii) O planeamento, formulação, execução e acompanhamento de políticas agrícolas. iii) Planear e gerir empresas ou cooperativas agrícolas, projetar e conduzir pesquisas de investigação agrária e difusão de resultados. iv) O Controlo e certificação do sector agro-alimentar.

Agronomia Sócio-Ambiental (regime semi-presencial)

Descrição do curso

Formação em Agronomia no formato “Ensino a Distância” com percursos de especialidade em Produção Animal, Extensão e Desenvolvimento Rural, Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, Inspecção de Produtos Animais e Vegetais, Horticultura e Fruticultura.

Perfil de Entrada

Candidatos com certificado CESP de nível 5 em áreas agrárias e/ou de habilitação equivalente.

Prova de acesso

Sem Prova de acesso

Perfil de Saída

Técnico superior capacitado para: i) A identificação de problemas, dominar e aplicar saberes, conhecimentos e técnicas no domínio das novas tecnologias e processos de produção agrícola, pecuária e silvícola, adequados à realidade rural cabo-verdiana. ii) O planeamento, formulação, execução e acompanhamento de políticas agrícolas. iii) Planear e gerir empresas ou cooperativas agrícolas, projetar e conduzir pesquisas de investigação agrária e difusão de resultados. iv) O Controlo e certificação do sector agro-alimentar.

 

Perguntas Frequentes
 

linhafaculdade

Como Candidatar?

Screen Shot 2016 06 13 at 13.40.49As candidaturas são feitas primeiramente por via eletrónica, de acordo com as instruções em baixo, e envio posterior do dossier completo em formato papel, pelas vias indicadas no ponto II (em baixo) e no regulamento geral das Provas de Ingresso 2016.

PARA SUBMETER A CANDIDATURA, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

1ª Etapa: Inscreva-se na plataforma de candidatura através do link que segue: http://candidatura.unicv.edu.cv/index.php/site/login

Escolha o menu “Criar nova Conta” e preencha corretamente os campos, conforme o indicado:

Nome Completo – insira o seu nome, conforme consta do documento de identificação que vai anexar no seu dossier de candidatura;

E-mail – recomenda-se que seja inserido o endereço e-mail de uso mais frequente, pois os serviços poderão precisar de contactá-lo pelo endereço indicado no sistema. Caso ainda não tenha um e-mail, crie um e utilize para o registo;

Palavra-chave – insira o seu código de registo e guarde-o para fazer “login” sempre que precisar aceder ao seu dossier de candidatura. Guarde bem esse código para evitar problemas com a sua candidatura.

 

Obs: Caso tiver dificuldades com a criação da conta na plataforma, peça ajuda a uma pessoa de confiança ou contacte os nossos serviços pelas seguintes vias:

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

Facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/?fref=ts;

Telefone: +238 3340 210

Ou dirija-se presencialmente a uma das unidades da Uni-CV anteriormente referidas.

Depois de criar a conta, entre na área de candidatura propriamente dita e preencha o formulário eletrónico com as informações solicitadas.

Obs: Cada candidato deve possuir uma conta pessoal única e de uso exclusivo.

Até a data de início das candidaturas, apenas o menu “Configurações” estará ativo para a inserção dos dados gerais.

Antes de iniciar o preenchimento dos dados na plataforma, é conveniente que faça uma leitura atenta do regulamento das candidaturas e das provas de ingresso e tenha atenção às instruções que aprecem em cada passo de preenchimento do dossier eletrónico.

A autenticidade dos seus dados é um aspeto de capital importância para o sucesso da sua candidatura. Por isso, assegure-se que a sua identificação, os contactos de telefone, os endereços, etc. estão corretamente inseridos no formulário.

2ª Etapa: Depois de terminar o preenchimento do dossier eletrónico e de ter submetido a candidatura, o sistema informático emitirá uma mensagem de confirmação e um recibo que deve ser impresso e bem guardado. Este recibo deve ser juntado aos documentos em formato papel cujas cópias digitais foram inseridas na plataforma de modo a completar o dossier que deve ser encaminhado para a Uni-CV pelas vias indicadas no regulamento.

Nota Importante: Assegure-se que a sua candidatura foi bem submetida através da plataforma informática e que os seus documentos em formato papel foram todos bem organizados, de acordo com o regulamento, e que o dossier completo foi bem encaminhado e chegou ao destino certo. Para se informar sobre o estado da sua candidatura, contacte os serviços de suporte pelas vias indicadas anteriormente.

linhafaculdade

Quando decorrem as épocas de candidatura? 

documents As candidaturas para o ingresso no 1º Ano decorrem em duas épocas: a 1ª época que decorre este ano de 15 de junho a 13 de julho;

A 2ª época de inscrições decorre entre 18 de julho a 19 de agosto. A 2ª época será realizada apenas para os cursos com número insuficiente de candidatos selecionados na 1ª época – por isso, para garantir o seu ingresso faça a sua inscrição já na 1ª época.

Os candidatos a transferência, reingresso ou entrada horizontal devem entregar os seus pedidos entre 02 de maio e 31 de julho, devendo os documentos impressos ser entregues nos Serviços Académicos dos diferentes polos da Uni-CV – Palmarejo (FCT e FCSHA), Achada Stº António (ENG), S. Jorge dos Órgãos (ECAA), Mindelo (Delegações da FCSHA e da ENG) e Rbª de Julião (EMAR).

linhafaculdade

Quem se pode candidatar?

imgsss Para os cursos de licenciatura podem candidatar-se os interessados que tiverem um dos seguintes perfis:

Perfil 1: indivíduos habilitados com o 12º ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de um Diploma de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) numa área relacionada com o curso pretendido;

Perfil 3: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem a habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

Para os cursos CESP podem candidatar-se os interessados que possuam um dos seguintes perfis:

Perfil 1: habilitação mínima de 12º Ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de uma qualificação profissional de nível IV, aprovados em provas específicas de aptidão para o ingresso;

Perfil 3: titulares de um grau ou diploma de ensino superior (ex: um licenciado) que pretendam a sua reconversão profissional;

Perfil 4: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

Como se pode ingressar nos cursos da Uni-CV?

aooaoaO ingresso nos cursos da Uni-CV pode ser feito das seguintes formas:

a) ingresso pela 1ª vez, no 1º ano de Licenciatura ou CESP;  consulte aqui as “candidaturas abertas – 2016” faça a sua inscrição on-line http://candidatura.unicv.edu.cv/site/infocpi.

b) transferência a partir de outra instituição de ensino superior onde já se encontra matriculado;

c) reingresso num curso em que já esteve matriculado na Uni-CV (ou noutra instituição do ensino superior) anteriormente, mas anulou a matrícula ou deixou de frequentar há mais de dois anos;

d) entrada horizontal, caso tenha feito um curso do ensino superior que não confere e pretenda concluir uma licenciatura na mesma área.

Para as situações referidas nas alíneas b), c) e d), contacte os Serviços Académicos (+238 3340 110) ou consulte o Calendário Académico 2015/2016 disponível no link: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/servicos-pt/servicos-academicos

 

Quais são os cursos oferecidos pela Uni-CV?

campusunicvv

A Uni-CV tem mais de 40 cursos de licenciatura disponíveis para o ano letivo 2016/2017 - conheça-os em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/licenciatura

Tem ainda mais de 20 Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) - consulte as informações em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/cesp

Posso inscrever-me em quantos cursos?

luizO candidato pode escolher no máximo 3 (três) cursos, que deve indicar por ordem de preferência, tendo em conta a lista de cursos publicada no site da Uni-CV.

Para os cursos com dois ou mais percursos o candidato pode indicar o percurso da sua preferência, sendo que a inscrição no percurso só se efectiva no término do tronco comum e em função  dos critérios estabelecidos pela universidade em cada ano lectivo. 

Quais são os documentos exigidos?

http://www.solicitandovistoamericano.com/wp-content/uploads/2015/07/Documentos-visto-americanodespachante-de-visto-americanovisto-usavisto-euacomo-tirar-visto-americanovisto-americano-de-turista.jpgPara os ingressos no 1º ano e pela primeira vez, são necessários os seguintes documentos:

a) Recibo de candidatura através da plataforma (inscrição on-line)

b) Fotocópia de bilhete de identidade;

c) Original e cópia do certificado de conclusão do 3° ciclo do ensino secundário com classificação final e, quando necessário, da respetiva equivalência;

d) Original e cópia do histórico escolar do 3° ciclo do ensino secundário (12°);

e) Original do Comprovativo do pagamento da taxa de inscrição, conforme a tabela de taxas e emolumentos em vigor na Uni-C V (Deliberação N° 009/CONSU/2014, de 7 de agosto).

Obs: No talão de depósito bancário deve constar a menção “Candidaturas ao Ingresso 2016”.

Tenho de entregar todos os documentos no momento da inscrição?

Para os candidatos pela 1ª vez e com habilitação do 12º Ano ou CESP, os certificados e os históricos escolares podem ser entregues posteriormente à data da inscrição, no prazo previsto no calendário.

Obs: A apresentação dos documentos originais é facultativa quando as respetivas cópias se apresentam autenticadas pelo órgão oficial competente.

Quanto custa a candidatura a um curso de licenciatura? 

pagamentoPara os candidatos habilitados com o 12° Ano ou equivalente, a taxa é de 1. 500$00 (mil e quinhentos escudos) por curso. Mas quem se inscrever em mais do que um curso beneficia de uma redução líquida de 500$00 se se inscrever em dois cursos (paga apenas 2.500$00 - dois mil e quinhentos escudos) ou redução de 1.000$00 se se inscrever em três cursos (paga apenas 3.000$00 - três mil escudos);

Para os candidatos habilitados com curso CESP a taxa de é de 3.000$00 (três mil escudos);

Para os candidatos maiores de 25 anos, que requeiram a verificação das suas capacidades e competências, a taxa é de 10. 000$00.

Quais são os locais das inscrições? 

campusunicvv

A inscrição para o ano letivo 2016/2017, deve ser feita on-line através do link: http://candidatura.unicv.edu.cv/index.php/site/login e o dossier de candidatura devem ser entregue presencialmente nos seguintes locais:

a) nos polos da Uni-CV – Campus do Palmarejo, em São Jorge dos Órgãos (na ECAA), Mindelo e Ribeira Julião;

b) nas Delegações do Ministério da Educação ou nas Escolas Secundárias credenciadas para o efeito.

Os dossiers de candidatura podem ainda ser enviados através dos Correios, com registo e aviso de receção, para um dos seguintes endereços:

>> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Campus do Palmarejo-Cidade da Praia, CP. Nº 279, para os candidatos aos cursos oferecidos nas unidades orgânicas sediadas em Santiago;

 >> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Mindelo-São Vicente, para os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola do Mar ou pelas delegações da FCSHA e da ENG em S. Vicente.

Telefone SV: 33 40 703 - 33 40 708 - 33 40 608

Obs: No exterior do envelope contendo os documentos deve constar o nome e o endereço postal do remetente e a menção “Candidaturas Graduação 2016/2017” ou Candidaturas CESP 2016/2017”, consoante for o caso.

Após a validação do dossier da inscrição, o candidato receberá, por via eletrónica ou em formato impresso, uma notificação onde se especifica o estado da candidatura.

Existem provas de ingresso em que disciplinas? 

comoconsultPara os candidatos com 12º Ano ou equivalente, são realizadas provas de ingresso em disciplinas correspondentes às do 3º Ciclo, consoante o curso escolhido. Consulte aqui as disciplinas das provas para cada curso.

Para os candidatos titulares de um DESP poderão ser realizadas provas específicas, consoante a área do curso prifssionalizante correspondente ao DESP e o curso de licenciatura pretendido.

Para os candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso, as provas têm carácter específico consoante o curso pretendido.

Os candidatos aos CESPs também têm de realizar provas de acesso?

cespgeiseEm geral, não existem provas de ingresso para os CESP, excetuando os casos de candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior.

As condições de acesso são iguais para todos os cursos?

imgsssNão. O curso de Educação Física e Desporto e o curso de Mestrado Integrado em Medicina têm condições específicas de admissão dos candidatos, conforme o indicado nos regulamentos. Para o curso de Mestrado Integrado em Medicina existe um regulamento próprio.

Como é realizado o processo de seleção na Uni-CV?

gesevbrodaO processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

a) Média da classificação final no 3° ciclo do Ensino Secundário;

b) nota da disciplina nuclear no 3° ciclo

c) Classificação na prova de ingresso;

Como consultar os resultados das candidaturas?

listaA lista dos candidatos inscritos é publicada no site da Uni-CV, no prazo que consta do calendário das provas.

O que fazer caso não conseguir vaga no curso pretendido?

Caso se tenha candidatado a mais do que um curso, será encaminhado para um dos cursos da 2ª ou 3ª opção em que existam vagas.

O candidato que não ficar em posição elegível à matrícula no curso pretendido, pode candidatar-se na 2ª época.

Os candidatos que não conseguirem vaga para matrícula depois da 2ª época podem solicitar o ingresso num curso que ainda tenha vaga, desde que o novo curso pretendido seja de uma área compatível com seu perfil.

Como se deve pagar as propinas?

payout

O pagamento das propinas pode ser feito através de cartão Vinti4 nas tesourarias dos Campus da Uni-CV ou através do depósito no Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), conta nº2326452; NIB 000 400 000 232 645 210 159.

Quando começa o ano letivo?

http://www.liceu.com.br/wp-content/uploads/2015/11/calend%C3%A1rio-letivo.jpgO ano letivo na Uni-CV inicia-se em outubro de 2016 e termina em julho de 2017. Neste período existem três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão. O Calendário académico do ano letivo 2016/2017 será disponibilizado no site da Uni-CV.

Existem outras atividades na academia, para além do estudo?

desportoss

A Uni-CV tem uma intensa agenda de atividades de extensão universitária dos centros de investigação, faculdades e escolas, mas também da Associação Académica da Uni-CV e de estudantes no âmbito de disciplinas.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através de:

- Nºs de telefone: 3340210 | facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/?ref=settings

ou dirija-se presencialmente aos serviços de atendimento, nos seguintes endereços:

  • Campus do Palmarejo - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA);
  • Achada Stº António - Escola de Negócios e Governação (ENG);
  • S. Jorge dos Órgãos - Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA);
  • Mindelo - Delegações da FCSHA e da ENG;
  • Ribeira de Julião - Escola do Mar (EMar)
  • Reitoria – Plateau, Praça da Escola Grande

linhafaculdade

Que oportunidades a Uni-CV oferece aos estudantes?

svemarNa Universidade de Cabo Verde os estudantes têm diversas oportunidades de aprender em atividades extracurriculares participando em eventos, ou mesmo no Corpo de Voluntários da Uni-CV, têm uma vasta agenda de extensão universitária na qual poderão consolidar os seus conhecimentos e desenvolver competências para a sua vida profissional, para além de oportunidades de estágio ou de intercâmbio com estudantes de universidades estrangeiras.

Que oportunidades de mobilidade internacional existem na Uni-CV?

 

psd world map icon

Sim, nomeadamente através de intercâmbios ao abrigo de acordos estabelecidos entre a Uni-CV e outras entidades (nacionais e internacionais) e, também, através de programas como o Erasmus+, Erasmus Mundus, as bolsas da Bridgewater State University.

As vagas para a mobilidade são lançadas anualmente, esteja atento!

Os programas de mobilidade exigem competências no domínio das línguas e das relações interpessoais. Aproveite as oportunidades que a Uni-CV colocará ao seu dispor através dos institutos de línguas, cátedras e centros, tanto em cursos modulares ou em seminários e projetos multidisciplinares específicos.

Para saber mais consulte a área Programas de Mobilidade disponível no site da Uni-CV, na página de Investigação.

Que tipo de apoios sociais a Uni-CV disponibiliza aos seus estudantes?

 Os Serviços de Acção Social concedem apoios sociais directos a estudantes através:

  • De bolsas de estudo, atribuídas a estudantes que integrem o perfil de maior necessidade, de forma a tornar possível a realização e prosseguimento dos seus estudos;
  • Do Fundo de Apoio Social, que engloba auxílios de emergência e bolsas de colaboração com os Serviços.
  • A candidatura é feita diretamente nestes Serviços, que funcionam na Escola Grande, no Plateau.

Na Uni-CV temos 3 tipos de bolsas:

Bolsa de Mérito Académico – destina-se aos candidatos com média mínima de 16, sendo vencedor aquele que tiver melhor nota;

Mérito Cívico - destina-se aos candidatos membros do Corpo de Voluntários e da direção da Associação Académica e é entregue aos estudantes que cumpram os critérios de seleção descritos nos regulamentos do concurso;

Bolsa de alimentação - para os estudantes que, comprovadamente, se encontram numa situação económica precária ou, em casos especiais, tenham problemas de saúde e não disponham de meios suficientes para garantir a sua alimentação equilibrada;

Para concorrer a estas bolsas e mesmo ter mais informações sobre as mesmas, terá de consultar os Serviços de Acção Social no Campus do Palmarejo ou na Delegação de São Vicente.

Existe algum gabinete de apoio social?

No intuito de tornar a Universidade um espaço de inclusão, o Gabinete de Orientação Psicopedagógica da Uni-CV concede um serviço de poio ao aluno nas suas diversas dificuldades.

Este serviço encaminha os casos de vulnerabilidade dos estudantes e seu agregado familiar, procurando identificar problemáticas e responder às necessidades ao nível do apoio psicológico, clínico e social.