Apresentação

1. O Gabinete de Planeamento e Cooperação, de acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 4º, do regulamento organizativo, é uma unidade permanente e especializada à qual incumbe a execução da política de cooperação e a prestação de apoio técnico às unidades e serviços da Uni-CV, tendo como funções principais:

  • o apoio técnico à preparação e execução dos planos, programas e projetos de desenvolvimento da Uni-CV;
  • a gestão dos projetos e dossiers de cooperação e parceria da universidade com outras instituições, públicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, que prossigam fins análogos ou complementares.

2. o Gabinete de Planeamento e Cooperação poderá desenvolver outras atividades sempre que, pela sua natureza, se enquadrem nos fins gerais da universidade, para apoio a novas atividades, assistência à comunidade universitária e apoio à colaboração entre a universidade e a sociedade.

Competências

Ao abrigo do Regulamento Organizativo, compete ao Gabinete do Planeamento, designadamente:

  • „Promover a realização de estudos que contribuam para a formulação de políticas da Uni-CV e de suporte para a tomada de decisões;
  • „Participar na preparação do orçamento da Uni-CV;
  • „Colaborar na elaboração dos projetos dos planos de atividades e sua integração no orçamento;
  • „Fornecer informação e prestar a demais colaboração necessária à elaboração dos programas plurianuais de investimento, dando parecer sobre os instrumentos que reflitam as necessidades dos serviços neste âmbito e dos recursos indispensáveis à cobertura do correspondente esforço financeiro;
  • „Garantir a difusão dos dados;
  • „Coordenar, apoiar e desenvolver as ações de relações e cooperação internacional da universidade;
  • „Dar parecer e submeter ao despacho superior os assuntos relativos ao planeamento e cooperação;
  • „Assegurar o serviço de receção, distribuição e expedição de documentos, bem como o arquivo respetivo;
  • „Exercer as demais competências que lhe forem atribuídas por lei ou delegadas pelo Administrador Geral.

Estrutura Orgânica

A estrutura do Gabinete de Planeamento e Cooperação é composta pelas seguintes unidades:

  • Estudos, Planeamento e Gestão de Informação;
  • Cooperação e Mobilização de Recursos;
  • e Gestão de Projetos.

Objectivos (artº 2º)

O Gabinete de Planeamento e Cooperação visa a realização dos interesses gerais da universidade, através da realização de estudos, planeamento e conceção e seguimento de políticas, sistematização e divulgação de informações, bem como a gestão dos projetos e dossiers de cooperação e parceria da Uni-CV.

Internacionalização
 

A Universidade nasceu sob o desígnio da universalidade e da internacionalização. No preâmbulo dos Estatutos, "atendendo às especificidades de um Estado arquipelágico e de uma Nação que se prolonga além-fronteiras, através da sua expressiva diáspora, e tendo em mira as exigências de qualidade e equidade a que está obrigada a Universidade Pública", é definida como uma Universidade em Rede. 

A Uni-CV abriu-se ao mundo do conhecimento, através da adesão a associações de universidades e a redes, consórcios e programas de mobilidade e de investigação internacionais.

Protocolos

Por iniciativa própria ou por convite de instituições de ensino superior congéneres, a Uni-CV firmou dezenas de protocolos com instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.

Parcerias Cabo-verdianas

Parcerias Brasileiras

Parcerias EUA

Parcerias Espanholas

Parcerias França

Parcerias Portuguesas

Parceiras Outros Países

Associações

A Uni-CV integra as seguintes associações de universidades, programas, consórcios e redes internacionais:

 

AULP


 AUF


 IAU


 FORUM

 

Programas de Mobilidade

 

No âmbito do Programa Erasmus Mundus, a Uni-CV é membro associado dos seguintes projectos:

Projecto Instituição Parceira Outros Parceiros
Exchange Program (graduação e Pós-graduação) 220px Bridgewater State University logo.svg  
Iniciação Científica capes Universidades Brasileiras
 Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP capes  Universidades e Institutos de Ensino Superior, bem como Centros de Investigação Filiados na AULP
 Universidade do Porto munduacp Universidades de Angola, Barbados, Camarões, Congo, Fiji, Jamaica, Madagáscar, Moçambique, Quénia, República Dominicana, Senegal, Timor-Leste, Trindade & Tobago.
 Universidade do Porto mundusacpii Universidades de Universidade de Angola, Barbados, Camarões, Congo, Fiji, Jamaica, Madagáscar, Moçambique, Quénia, República Dominicana, Senegal, Timor-Leste, Trindade & Tobago
 Universidade do Porto angle Universidades de Angola, Camarões, Timor-Leste, Fiji, Quénia, Madagáscar, Moçambique, Congo, Senegal, Trinidade e Tobago. A Uni-CV é full partner.
 Universidade do Porto dream Universidades de Angola, Chade, Etiópia, Fiji, Gabão, Madagáscar, Moçambique, Nigéria, Timor, Trinidad & Tobago, Zâmbia. A Uni-CV é Full Partner.
 Masaryk University (Rep. Checa) kite Universidades de Burundi, Camarões, Costa de Marfim, Fiji, Gambia, Guiana, Namíbia, Nigéria, Papua Nova Guiné, Quénia, República do Congo, República Dominicana. A Uni-CV é Associated Partner.
 Vrije Universiteit Brussels caribu  Universidade da República Checa, Dinamarca, Portugal, França, Polónia, Roménia, Bahamas, Congo, Gambia, Angola, Moçambique, Timor Lorosae, Uganda;
A Uni-CV é Associated Partner.

Programas e Projectos

 semaca Projecto SE.MA.CA Fortalecimento institucional universitário no espaço Canárias e África Senegal, Mauritânia e Cabo Verde
 unamundo Rede UNAMUNO Eixo Atlântico Universidades de Las Palmas de Gran Canaria e La Laguna, Madeira e Açores e as universidades Francesas de Reunião, Guadalupe, Martinica e Guiana.

Outras redes

CALAMI


 RINAPE


 CAMPUS MAR


 REDE OESTE

cooperacao

 
ContaCtos
 

Vice Reitor António Lobo de Pina

(+238) 3340 223;