No ano de 2024, assinalamos, em Cabo Verde, o centenário natalício de Amílcar Cabral (12 de setembro 1924), o cinquentenário da Revolução dos Cravos (25 de abril de 1974), a Libertação de Presos Políticos do Tarrafal de Santiago (01 de maio de 1974), o quadragésimo-nono aniversário da Independência Nacional de Cabo Verde (05 de julho de 1975).
Neste âmbito, a Universidade de Cabo Verde - Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, o Camões - Centro de Língua Portuguesa e o Ministério da Educação de Cabo Verde organizam as X Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, numa iniciativa apoiada pelo UNICEF e pela Escola Normal Superior Tchico Té, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e cofinanciada pelo UNICEF.
As Jornadas subordinam-se ao tema geral: Texto, História e Memória, propondo linhas de trabalho inter e transdisciplinar que se ancorem nos momentos históricos supramencionados, compreendendo os percursos plurais que concorrem para a educação de qualidade em Cabo Verde. Especialmente vocacionadas para professores e futuros professores dos subsistemas do Ensino Básico e Secundário, as Jornadas congregam a participação de docentes de todas as Ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava. Serão proferidas comunicações por docentes e investigadores oriundos de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Portugal.
Este evento decorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro, no Auditório n.º102, situado no Campus de Palmarejo Grande da Universidade de Cabo Verde.
Programa (aceder aqui)