Lançamento-do-Projeto-de-Fotografia-Artística-Ékus-Di-Izisténsia.jpg

pilon_de_mudjer.jpg

A Universidade de Cabo Verde vai promover o "1.º Diálogo Cabo-verdiano: Saúde, Direitos, Igualdade e Desenvolvimento", nesta sexta-feira, no dia 15 de novembro, às 9 horas, no Auditório 101 no Campus do Palmarejo Grande. O evento tem como objetivo principal reforçar a compreensão dos parceiros que atuam nas áreas de saúde sexual e reprodutiva (SSR) e igualdade de género, fomentando sinergias para a promoção da equidade de género e o fortalecimento do ensino de SSR no sistema educacional cabo-verdiano.

O diálogo surge num contexto global no qual o direito à saúde está intrinsecamente ligado aos direitos humanos e ao desenvolvimento socioeconómico. Desde a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, a abordagem da saúde e dos direitos humanos - especialmente no tocante à saúde reprodutiva - tornou-se central para a elaboração de políticas e iniciativas destinadas a promover a justiça social e a igualdade de género.

Cabo Verde enfrenta ainda desafios significativos no que concerne ao empoderamento e à igualdade de oportunidades para meninas e mulheres, bem como em matéria de saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos, prevenção da violência e discriminação de género. Esses desafios comprometem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ODS 5 (Igualdade de Género), assim como de outros compromissos nacionais, regionais e globais.

Para contribuir com o alcance desses objetivos, a Uni-CV, em parceria com a Associação P&D Factor (Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento), a ACLCVBG (Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género) e a FEM (Feministas em Movimento), organizam este primeiro diálogo. A iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P., no âmbito da Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento em matéria de Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres. O projeto "Pilon Di Mudjer/Senhoras de Si" tem sido desenvolvido e envolve ações de formação, informação e comunicação para a mudança de comportamentos, investigação e produção de materiais, entre outras atividades focadas em "Igualdade de Género, Não Violência e Direitos Sexuais e Reprodutivos".

O "1.º Diálogo Cabo-verdiano: Saúde, Direitos, Igualdade e Desenvolvimento" dará destaque às necessidades persistentes na área da saúde sexual e reprodutiva, ao empoderamento de meninas e mulheres e à erradicação da discriminação de género e da violência, com vista a fortalecer as políticas e práticas direcionadas à promoção do bem-estar de todas as pessoas. Estão previstos painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais e a partilha de experiências e boas práticas entre os diferentes atores da sociedade civil, setor público e organizações internacionais que atuam nestas áreas.

A iniciativa insere-se num momento em que a CIPD, no 30.º aniversário, destaca a importância de um desenvolvimento sustentável centrado no ser humano e se prepara para reforçar o seu compromisso com a agenda pós-2030. 

Programa_pilon_mudjer.jpeg

daniel_medina.jpeg

11edicao_Arte_de_Comunicar.png

A Universidade de Cabo Verde informa a todos que se encontram abertas as inscrições para a 11.ª edição da formação "Arte de Comunicar" com o formador Daniel Medina.

A atividade terá lugar na sala 102 do Edifício 8, aos sábados, de 16 de novembro a 11 de janeiro, das 09h30 às 12h30.

Faça a sua inscrição, até o dia 16 de novembro, através do formulário.

20 de Nov. 2024

torneio_de_Petanca.jpeg

petanque_ilf_1.png

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account