A Extensão Universitária é entendida como um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a investigação para a produção e a disseminação do saber universal, contribui para o desenvolvimento social, cultural e económico de Cabo Verde e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

As ações de Extensão Universitária devem procurar promover o diálogo e a interação com a comunidade, para que o ensino e a investigação sejam fundamentados e integrados na realidade social, numa perspetiva interdisciplinar e crítica, contribuindo para a capacidade de desenvolver tecnologia e inovação, transferência de conhecimento, além de fomentar ações indutoras de mudança e ou transformações sociais.

As ações de Extensão Universitária poderão envolver tanto a comunidade interna da Uni-CV (estudantes, docentes e não docentes) como a externa a ela, desenvolvendo-as preferencialmente de modo interdisciplinar e ou multidisciplinar e em consonância com a missão e os objetivos da Uni-CV, sob a forma de Programa, Projeto, Evento, Curso, Prestação de Serviços e Publicação.

Plano de Actividades


Ter. Out. 01, 2019 @ 5:00PM



sessaodecinemacover

sessao-documentario.png



B Inferno expedition_ poster pt.jpg

Enquadrado no Projeto ECOVILA - uma abordagem para promover a resiliência do sistema sócio-ecológico em Cabo Verde, a Universidade de Cabo Verde (UNICV), Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV) e parceiros, realizam a primeira expedição para avaliar a biodiversidade marinha subaquática da Baía do Inferno, ilha de Santiago, financiada pelo programa Darwin Initiative (Reino Unido).

Atendendo à importância biológica e socioeconómica da Baía do Inferno, há um interesse em definir a área como a primeira Área Marinha Protegida (AMP) de Santiago.

Nos países insulares, os recursos costeiros e marinhos são estratégicos para a diversificação de atividades económicas, mas convém salientar que as atividades económicas em zonas costeiras devem estar associadas aos programas de conservação que possibilitem o uso sustentável dos recursos.

Um dos instrumentos para a conservação da biodiversidade é o estabelecimento de áreas marinhas protegidas que demonstraram ser eficientes na conservação da biodiversidade e na gestão pesqueira. Os resultados da expedição irão permitir o conhecimento da diversidade e abundância da fauna e flora da baía, sendo tais conhecimentos vitais para uma exploração sustentável dos recursos. Essa iniciativa é, sem dúvida, um modelo no que diz respeito às políticas de criação de áreas marinhas protegidas em Cabo Verde, visando o estabelecimento e gestão das mesmas e, deste modo, garantindo a conservação dos recursos marinhos e uso prolongado destes pelas populações locais e gerações futuras.



pelestra_A_ vida_e_uma_escolha.jpg



CARTAZ 2019-2020 C.jpg



programa1---cópia.png

Programa do acolhimento 



sessão-de-boas-vindas.png

Conhecidos os resultados 1º e a 2º fase das candidaturas a Universidade de Cabo Verde 2019/2020, é hora de comemorar a chegada daqueles que estão agora a iniciar o seu percurso académico. Chegam de diferentes pontos do país, trazem expectativas e sonhos distintos e às 09h00 do dia 04 de outubro, as celebrações voltam a passar pelo Auditório do Campus do Palmarejo, palco escolhido para acolher a Sessão Solene de Receção aos Novos Estudantes da Uni-CV.

O Ato contará com intervenções de Sua Excia. Ministra da Educação, Maritza Rosabal, da Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nacimento e da Presidente da Associação Académica dos Estudantes da Uni-CV, Cíntia Barros.

Entre os convidados na sessão de boas-vindas esperam-se os “caloiros” que vão integrar quatro faculdades e duas escolas da Universidade de Cabo Verde. A eles juntar-se-ão estudantes de diferentes nacionalidades que garantiram o seu lugar através do Concurso de Estudantes Internacionais e aqueles que se encontram na Uni-CV a cumprir um período de mobilidade internacional.

Recorde-se que a receção aos novos estudantes decorre de 1 a 23 de outubro com diversas atividades  no intuito de os novos estudantes conhecerem melhor a Universidade de Cabo Verde.


Sex. Out. 04, 2019 @ 5:00PM



chadatardecover

cha-da-tarde.png


Sex. Out. 04, 2019 @ 6:30PM



71187718_1574872502655031_7665732216302862336_n.jpg


Seg. Out. 07, 2019 @12:00AM



MACARONESIA-CAMPUS-GLOBAL-(1)-1.jpg

Programa



Diplomas de Espanhosl.png

CARTAZ-DELE-1.png

 

 


Qui. Out. 10, 2019 @10:00AM



Cartaz_IsabelDosSantos.jpg



encontro com as mulheres.png

O Centro de Investigação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF-Uni-CV), a RAMAO e o MFIS através da DGI, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, e com o apoio técnico e financeiro das Nações Unidas (UNFPA) promovem “Encontro de reflexão sobre as mulheres africanas e rurais” na terça-feira, 15 de outubro, no auditório da Camara Municipal de Santa Cruz, Santiago, das 09h00 às 14h00.

Nesse dia, um grupo constituído por mulheres cabo-verdianas e de outros países pretendem fazer uma reflexão sobre a situação socioeconómica das mulheres africanas e rurais, no âmbito da comemoração do dia alusivo às mesmas. O programa do encontro contempla diversas atividades, nomeadamente palestras de informação e sensibilização e atividades culturais.

Um dos pontos altos do evento será a partilha e recolha de subsídios para a realização do Estudo sobre Situação das Mulheres Rurais e Políticas Públicas em Cabo Verde que o CIGEF pretende levar a cabo nos próximos meses cuja parceria das entidades envolvidas nesta comemoração do dia 15 será fundamental.

Programa do encontro



ENG--youngProgram-imagem.png



V Jornadas_Língua_Portuguesa.jpg



bannerA4.png

Mais Informações aqui (Site do Congresso)

logo-10-anos-efermagem.jpg

Mais Informações aqui (Site do Congresso)

 


Qui. Nov. 21, 2019 @ 8:00AM



logounicveventos