A Extensão Universitária é entendida como um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a investigação para a produção e a disseminação do saber universal, contribui para o desenvolvimento social, cultural e económico de Cabo Verde e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

As ações de Extensão Universitária devem procurar promover o diálogo e a interação com a comunidade, para que o ensino e a investigação sejam fundamentados e integrados na realidade social, numa perspetiva interdisciplinar e crítica, contribuindo para a capacidade de desenvolver tecnologia e inovação, transferência de conhecimento, além de fomentar ações indutoras de mudança e ou transformações sociais.

As ações de Extensão Universitária poderão envolver tanto a comunidade interna da Uni-CV (estudantes, docentes e não docentes) como a externa a ela, desenvolvendo-as preferencialmente de modo interdisciplinar e ou multidisciplinar e em consonância com a missão e os objetivos da Uni-CV, sob a forma de Programa, Projeto, Evento, Curso, Prestação de Serviços e Publicação.

Plano de Actividades



lancamento-livro-producao-escrita.jpg


Sáb. Jun. 22, 2019 @ 4:00PM



torneio-inter-universitario-feminino.png


Ter. Jun. 25, 2019 @ 8:00AM



Cartaz  UNICVKIDS - 2019 Praia.jpg



Tecendo_.jpg

Programa



lancamento_de.jpg

convite_assomada_f-(1).jpgconvite_assomada_verso.jpg



cartaz-seminario.jpg

Programa do evento

Caderno de resumo


Seg. Jul. 08, 2019 @ 9:00AM



display_empremar.jpg

FORMAÇÃO-DE-FORMADORES.jpg

No âmbito do Programa EMPREAMAR CV, a Universidade de Cabo Verde vai realizar ação de Formação de Formadores em Empreendedorismo de 8 a 11 de julho, com início às 09 horas, na Escola de Negócios e Governação, Praia.

O ato da abertura será conduzido pelo Presidente da ENG, João Brito.

O objetivo da formação é reforçar os conhecimentos e as capacidades da equipa de formadores e mentores do projeto EMPREAMAR CV, a fim de dotarem os formandos de: competências técnicas e práticas adequadas para que sejam capazes de potencializar os conhecimentos científicos e técnicos gerados nas instituições para o mundo empresarial; capacidades de ajustar estratégias para alcançar objetivos do programa EMPREAMAR: Empreamar 2 e Incubando Empreamar.

O empreendedor, plano de negócio no processo de incubação e aceleração e Ecossistema de empreendedorismo em Cabo Verde” são os módulos que vão ser ministrados pelos formadores nacionais e internacionais detentores de experiência em empreendedorismo e metodologias inovadores como “design thinking” e conhecimentos sobre o setor marítimo em Cabo Verde.

Com esta formação espera-se complementar e reforçar conhecimentos em termos de novas tecnologias didáticas para a formação em empreendedorismo e de conhecimento em matéria de empreendedorismo.

O Empreamar Cabo Verde é um programa de empreendedorismo para o setor marítimo no país que pretende a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde. Em termos gerais, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

O êxito desta iniciativa assegura a sua continuidade com novas fontes de financiamento e com a colaboração de novos atores. Atualmente os sócios do programa Empreamar CV são Universidade de Cabo Verde, INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas), Universidade de Vigo – Campus do Mar e a Pró-empresa.  A AECID e a Xunta de Galícia apoiam a iniciativa através de financiamento e apoio técnico e institucional.


Seg. Jul. 15, 2019 @ 9:00AM



formacao_formadores_2fase.jpg


Sáb. Jul. 20, 2019 @ 2:00PM



torneio-intser-universitario.png


Seg. Jul. 29, 2019 @10:00AM



resistance.jpg


Ter. Jul. 30, 2019 @12:00AM



curso de engenharia economica.png



40anosESemCV_3_.jpg



IGU-CGOG Conference 2019.JPG

Mais informações aqui



forum-ciiclaa.png

Os objetivos do Fórum “Clima/Variabilidade e Alterações Climáticas - Impactos na Economia na CPLP e em África”, que vai acontecer nos dias 26 a 28 fevereiro 2019, na cidade da Praia, são: fazer o ponto de situação do estado da arte em clima e mudanças climáticas na CPLP e África, através da apresentação de projetos e/ou experiências em curso que abordem as estratégias seguidas e os resultados obtidos; Promover uma Mesa Redonda para discussão das estratégias adequadas de mobilização de financiamentos necessários para os projetos que relacionem o clima/variabilidade/alterações climáticas e medidas de mitigação e de adaptação com o desenvolvimento sustentável e, em particular com os recursos hídricos, oceanos, ambiente, transporte, saúde, industria, engenharia, agricultura/segurança alimentar e desastres naturais. Incluir na discussão o estabelecimento de uma Linha Especial de Apoio à Investigação Climática a ser coordenada pelo CIICLAA; congregar especialistas, Técnicos, Investigadores e Docentes da CPLP da área da Meteorologia, Clima, Recursos Hídricos, Oceanografia, Saúde, Energias Alternativas, Agricultura e Florestas, Hidrografia, Engenharia etc., para que em conjunto promovam Investigação Aplicada e coloquem os resultados ao serviço da sociedade e do sector produtivo.

Com abrangência internacional, o evento abre espaço para que pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, profissionais da área tenham acesso ao debate sobre geociências ambientais, agricultura, recursos hídricos, economia, engenharia e todos os que estejam interessados a apresentar trabalhos, no Painel I.

O período de submissão de resumos decorre até ao dia 18 de novembro de 2018.

 Os trabalhos, em forma de estudo de caso e artigo científico, devem estar relacionados com uma das temáticas:

  • Variabilidade e Alterações Climáticas, Estratégias de Mitigação e de Adaptação;
  • Implicações Económicas da Variabilidade/Alterações Climáticas;
  • Engenharia e Medidas de Mitigação e de Adaptação face à Variabilidade / Alterações Climáticas;
  • Seca Meteorológica, Hidrológica e Agrícola – Monitorização, Impactos e Medidas de Mitigação e Adaptação incluindo a Aplicação de Técnicas de” Cloud Seeding”;
  • Clima e Desenvolvimento;
  • Clima e Recursos. Hídricos;
  • Clima e Energia;
  • Clima e Saúde;
  • Clima, Urbanismo e Resiliência Climática das Cidades;
  • Agrometeorologia / Micrometeorologia / Biometeorologia e Agricultura de Baixo

Carbono;

  • Tempo / Clima e Riscos Naturais;
  • Riscos Climáticos E Impactos na Agricultura/Segurança Alimentar, Recursos Hídricos e Medidas de Adaptação.

Mais informações no documento em anexo.

Circular

Modelo de apresentação



bannerA4.png

Mais Informações aqui (Site do Congresso)

logo-10-anos-efermagem.jpg

Mais Informações aqui (Site do Congresso)

 


Qui. Nov. 21, 2019 @ 8:00AM