Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes

A Universidade abre as pré-inscrições para o ingresso nos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) da Universidade de Cabo Verde, no ano letivo 2019/2020, conforme os procedimentos adotados para o efeito. As candidaturas decorrem até 13 de setembro de 2019. Conheça na lista abaixo as características dos cursos disponíveis.

A oferta dos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes está voltada para a formação e qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, o desenvolvimento socioeconómico local, a fixação dos jovens nas suas localidades de origem e o aumento da competitividade do país para prover o seu desenvolvimento sustentável.

Os CESP têm uma duração média de 18 meses, e uma organização flexível e desconcentrada, contemplando a componente científica geral conjugada à componente, tecnológica e a formação em contexto de trabalho (estágio).

Edital 

Faça a sua candidatura aqui

Cursos CESP
 
 
Animação Socio-Cultural

Cuidados Primários de Saúde Animal

Enquadramento

O Curso de Cuidados Primários de Saúde Animal é uma formação pós-secundária, com duração de 1.800 horas 18meses e visa conferir qualicação prossional do nível V, através da conjugação de uma formação secundária, geral ou prossional, com uma formação técnica pós-secundária.

 Folheto (.pdf) 

 

Gestão de Segurança Turística

Hidrologia e Prospeção de Poços

Manutenção e Mecânica

Reabilitação de Patrimónios Edificados

Técnicas de Secretariado

Escola de Negócios e Governação

OBJECTIVOS GERAIS

O curso almeja formar prossionais qualicados com conhecimento prático em secretariado assumindo atividade de apoio aos gestores nos seus diversos níveis hierárquicos, intermediando e executando as tarefas através das técnicas de secretariado. Dentre os objetivos preconizados, o curso visa:

» Promover uma formação de carácter prático, em domínios de grande importância para as empresas, nomeadamente, linguagem jurídica, de desenvolvimento e competência pessoais face a situações de stress;

» Promover a melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das organizações públicas e privadas  cabo-verdianas, procurando o aumento de produtividade

e competitividade, através de capacitação técnica dos formandos.

» Conhecer e aplicar a ética prossional; Comunicar e relacionar-se de forma ecaz; garantir qualidade no atendimento; registar e arquivar documentos; adquirir noções de direito comercial, scal e laboral; dominar as tecnologias de informação inerentes à função; assegurar a comunicação oral e escrita em língua portuguesa, francesa e inglesa; preparar documentos contabilísticos em função do seu conteúdo; organizar e preparar reuniões; planear viagens e eventos.

» Promover a aquisição de atitudes como Pró-atividade, Espírito de iniciativa; Lidar com o imprevisto; Cooperativismo; Ética prossional; Cuidado com a imagem.

SAÍDA PROFISSIONAL

O Técnico em Secretariado é um prossional capaz de exercer sua atividade prossional em qualquer instituição pública ou empresa privada, atribuindo-lhe, entre outras, as competências de secretariar executivos dos mais diversos sectores organizacionais; gerir o uxo de informações com vista a consolidar o planeamento estratégico; planear, organizar e gerir os trabalhos  administrativos e executar a prática de conhecimentos éticos, deontológicos e protocolares.

»Assistente de Direção

»Assistente Administrativo e de atendimento

»Técnica de gabinete de comunicação Interna

»Técnica/o Secretariado

 

Continuação de estudos

Relações Públicas e Secretariado Executivo

 Folheto (.pdf)

 

Técnico de Apoio à Infância

Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes - (Praia e Mindelo)

Objetivos Gerais

Formação superior prossionalizante na área da Pequena Infância que perspetiva o desenvolvimento de competências técnicas de apoio a programas de educação infantil, possibilitando inserção no mercado de trabalho.

Saída Profissional

Técnico profissional de nível V, de apoio à Educação na Pequena Infância, com competências em organização e dinamização de atividades lúdico-educativas para crianças de creches e de jardins infantis; organização e gestão de atividades em Educação e Cuidados; planicação e implementação de actividades de Educação Parental sob a orientação de Educadores de Infância.

Cont. Estudos

Ciências da Educação.

 

Tecnologia de Processamento de Alimentos

ECAA - São Jorge dos Órgãos

Objetivos Gerais

Oferecer ao mercado de trabalho um profissional dotado de conhecimentos técnico-científicos na área de alimentos, para actuar na obtenção, transformação e beneficiamento das matérias-primas de origem animal e vegetal.

Saída Profissional

O formando do Curso é um profissional generalista, com domínio de conhecimentos básicos das matérias-primas, dos processos e instalações que servem à transformação e conservação de produtos alimentícios e aptos para contribuir com o avanço tecnológico da agro-indústria, comprometidos com a sua eficiência, qualidade e produtividade, atendidos os preceitos do Direito Humano à Alimentação Adequada e o da Segurança Alimentar e Nutricional. É ainda capaz de actuar em equipas multidisciplinares, tem senso ético-profissional, responsabilidade social e ambiental, objectivando a melhoria da qualidade de vida da população.

Cont. Estudos

Licenciatura em Engenharia Agro-alimentar.

 

Tecnologia de Produção Integrada em Horticultura

ECAA - São Jorge dos Órgãos

Objetivos Gerais

Formar profissionais para actuarem na cadeia produtiva da horticultura, estimulando o desenvolvimento da economia local, envolvendo actividades relacionadas à fruticultura, olericultura, plantas ornamentais, aromáticas, condimentares e medicinais, agregando valor a essas áreas no município.

Saída Profissional

Os formandos saídos desta formação estarão habilitados para planear, orientar, supervisionar e dirigir trabalhos relativos ao desenvolvimento da horticultura no que se refere à formação de viveiros, melhoramento, maneio e produção de hortaliças e flores, frutíferas e comercialização do produto cultivado, transporte e armazenamento bem como para conduzir uma propriedade hortícola.

Cont. Estudos

Podem concorrer à matrícula e inscrição nos cursos em áreas afins de licenciatura da ECAA ao abrigo do disposto no regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior.

 

 

 
Pin It